A construção dos Trens Intercidades (TIC) é peça fundamental para o desenvolvimento da chamada macrometrópole. O eixo leste, ligando São Paulo até São José dos Campos poderá ganhar uma parada em Mogi das Cruzes.
Essa é a indicação mais recente demonstrada na apresentação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos para o Fórum Infra 2025. Na projeção são mostrados os quatro vetores de trens regionais em São Paulo.
As últimas perspectivas para o TIC Eixo Leste mostravam o traçado sendo delineado partindo do centro da cidade de São Paulo, seguindo pela Linha 12-Safira e, a partir da estação Engenheiro Manoel Feio, entrando nas vias da MRS pelo chamado Ramal do Parateí.
Entretanto, as projeções mais recentes mostram mudanças nos planos. O TIC passaria a correr pelo eixo das vias da Linha 11-Coral no trecho entre Brás e Estudantes.
O novo traçado possibilitaria o atendimento a novas localidades. A cidade de Mogi das Cruzes, uma das mais relevantes do Alto Tietê, poderia ter uma parada do Trem Intercidades.
A partir de Mogi das Cruzes seria construído um novo traçado ferroviário até o ramal operado pela MRS. De lá o trem seguiria até a cidade de São José dos Campos, parada final do Eixo Leste.
No plano do governo do estado, o TIC Eixo Leste é o terceiro na fila, após o TIC Eixo Norte, já com a licitação lançada, e o TIC Eixo Oeste, até Sorocaba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário