A operadora de ferrovias Rumo recebeu na oficina de Curitiba (PR) duas locomotivas híbridas. A expectativa é diminuir em até 42% a utilização de diesel, assim como reduzir emissões e barulhos, visando menores impactos ambientais.
Os testes para avaliar a performance do modelo GT38H, desenvolvido pela Progress Rail, serão realizados durante seis meses no trecho entre Guarapuava (PR) e a estação ferroviária Desvio Ribas, na região de Ponta Grossa (PR).
“Os resultados apresentados pela Progress foram positivos e nos indicam que podemos um ganho considerável para as nossas operações”, afirma Marcus Jorge, diretor de Manutenção da Rumo.
O executivo acrescenta que esse processo é importante para analisar a viabilidade de ampliar o uso de locomotivas utilizando esse sistema.
Uma vez que confirmado o desempenho esperado, pode ser possível desenvolver novos maquinários para trechos mais densos, como a Malha Norte, corredor ferroviário entre Rondonópolis (MT) e o Porto de Santos (SP).
A Rumo opera nove terminais de transbordo, está presente em quatro portos e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.
A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário