Os voos de avaliação, realizados nos EUA, utilizaram o SAF em apenas um dos motores das aeronaves. O Phenom 300E é equipado com os turbofans PW535E1, da Pratt & Whitney, e o Praetor 600, os motores Honeywell HTF7500E.
O combustível sustentável foi fornecido pela empresa World Fuel e os testes contaram com a colaboração dos fornecedores Parker e Safran além dos fabricantes dos motores.
“Estamos orgulhosos com os voos bem-sucedidos do Phenom 300E e do Praetor 600 com SAF 100% puro. É um passo importante, à medida que nossos operadores estão cada vez mais interessados e fazendo uso deste combustível ”, afirmou Michael Amalfitano, Presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. “Essa conquista é um marco importante para a nossa jornada rumo a zerar as emissões líquidas em 2050 e reforça o compromisso da Embraer com a sustentabilidade para nossos clientes e a sociedade”.
Atualmente, os aviões da Embraer são aprovados para utilizar uma mistura de combustível com até 50% de SAF, o que já reduz a pegada de carbono, porém, a empresa pretende certificar suas aeronaves para usar 100% de SAF a fim de maximizar o potencial de redução de emissões.
Segundo a Embraer, a meta é atingir operações de carbono neutro até 2040 e assim apoiar o segmento aeroespacial para zerar as emissões até 2050.
A Embraer já havia feito voos semelhantes com outras aeronaves com 100% SAF como o E195-E2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário