Demanda doméstica por aço cresceu 15,4% no terceiro trimestre de 2013 e deve sustentar lucros da empresa até o final do ano
Por Laura D´Angelo
As
vendas para o mercado brasileiro foram as principais responsáveis pelo
aumento de mais de 50% do lucro da Gerdau no terceiro trimestre de 2013,
em comparação com o mesmo período do ano anterior. A demanda por aço
pelos mercados automotivos, de construção comercial e de infraestrutura
cresceu 15,4% em relação ao mesmo período do ano passado. A
comercialização alcançou um volume de 1,5 milhão de toneladas. A empresa
gaúcha apresentou, assim, um lucro de R$ 642 milhões - 60,1% acima do
trimestre imediatamente anterior (veja mais indicadores na tabela
abaixo).
E
a perspectiva para 2014 é que os mesmos segmentos mantenham o ritmo de
procura pelos produtos da maior empresa da região sul, segundo o ranking
500 maiores do Sul, elaborado pela AMANHÃ e PwC. “Pelo número de
montadoras e de fábricas de autopeças que estão se mudando para o
Brasil, a tendência é que o cenário continue crescendo em 2014”, avaliou
André Gerdau Johannpeter, CEO da Gerdau. Em audioconferência com a
imprensa para divulgação dos resultados do segundo trimestre nesta
quinta-feira (31), Johannpeter também se mostrou otimista com o
desenvolvimentos dos setores de infraestrutura.
“ O mercado deve se
manter aquecido com o ciclo de concessões programado pelo governo
federal, as obras de mobilidade urbana e os projetos para a Olimpíada de
2016”. Ainda que, em relação ao ano passado, as exportações a partir da
unidade brasileira tenham caído cerca de 18%, houve um acréscimo de
40,8% do segundo para o terceiro trimestre. Andre Pires de Oliveira
Dias, vice-presidente executivo de Finanças, Controladoria & RI da
Gerdau, afirma que o aumento das vendas externas foi impulsionado pela
valorização do dólar ante o real. “Foi uma oportunidade pontual no
mercado”, analisa Oliveira Dias, descartando que a tendência se repita
no trimestre final.
Apesar de esperar que o mercado interno seja o protagonista em
termos de crescimento em 2013, a Gerdau visualiza indícios de
recuperação econômica na América Latina, Estados Unidos e Europa - o que
deve fortalecer a presença internacional nos resultados da empresa no
próximo ano. Os primeiros sinais já foram detectados nos resultados
divulgados no relatório do terceiro trimestre: a América Latina mostrou
leve aumento de 2% nas vendas. “O mercado foi mais fraco do que se
esperava, mas a construção residencial está crescendo, o que normalmente
é seguido pela construção comercial, cliente do nosso aço”, aponta
Johannpeter.
A previsão de crescimento do PIB de Peru, Chile e Colômbia
também trazem boas perspectivas para a companhia gaúcha, que possui
negócios nos três países. A Gerdau espera se beneficiar ainda com a
retomada dos setores automotivos, de energia e de construção nos Estados
Unidos, que deve aumentar o consumo de aço em 3% no país.
Investimentos
Depois da construção de uma nova unidade de tratamento de minério de
ferro na mina de Miguel Burnier (MG), que entrou em operação em
setembro, a Gerdau pretende começar no final de 2015 a fabricação de
lâminas de chapas grossas na usina de Ouro Branco (MG). A produção vai
marcar a entrada da empresa no mercado de aços planos, que atende aos
setores naval, de construção, de máquinas e, sobretudo, de energia. A
demanda pelo produto deve crescer com o desenvolvimento da exploração do
pré-sal nos próximos anos no Brasil.
“Estamos estudando o mercado, não
fizemos nenhuma negociação ainda. Mas pretendemos atender parte
importante das necessidades das empresas do pré-sal”, revelou
Johannpeter. A unidade de tratamento de minério em Miguel Burnier elevou
a capacidade de produção da mina de 6,5 milhões para 11,5 milhões de
toneladas por ano. Um pouco mais da metade será direcionada para o uso
próprio da Gerdau, tornando a empresa autossuficiente no consumo de
minério de ferro. Para 2013, a previsão é que sejam comercializados 700
mil toneladas do insumo, mas a operação da nova unidade deve alavancar o
volume de vendas para cerca de cinco milhões de toneladas em 2014.
E os
planos de expansão não param por aí. Johannpeter destacou que o
objetivo é chegar a uma capacidade de produção de 18 milhões de
toneladas de minério de ferro em 2016. Para isso, a Gerdau estuda
investimentos na área de logística a médio e longo prazo. “Temos
capacidade contratada nos portos para os próximos dois anos”, explica. A
ativação de outras minas das quais a siderúrgica é proprietária, por
enquanto, estão descartadas.
Indicadores |
3ºtri/2013 |
Variação 3T13/3T12 |
Variação 3T/2T 2013 |
Produção de Aço bruto (1.000 t) |
4.507 |
-5,1% |
-3,0% |
Vendas (1.000 t) |
4.775 |
0,0% |
3,0% |
Receita líquida (R$ milhões) |
10.494 |
6,9% |
6,2% |
EBITDA (R$ milhões) |
1.413 |
36,8% |
18,1% |
Lucro líquido (R$ milhões) |
642 |
57,4% |
60,1% |