sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Mercado interno brilha para a Gerdau



Demanda doméstica por aço cresceu 15,4% no terceiro trimestre de 2013 e deve sustentar lucros da empresa até o final do ano

Por Laura D´Angelo

As vendas para o mercado brasileiro foram as principais responsáveis pelo aumento de mais de 50% do lucro da Gerdau no terceiro trimestre de 2013, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A demanda por aço pelos mercados automotivos, de construção comercial e de infraestrutura cresceu 15,4% em relação ao mesmo período do ano passado. A comercialização alcançou um volume de 1,5 milhão de toneladas. A empresa gaúcha apresentou, assim, um lucro de R$ 642 milhões - 60,1% acima do trimestre imediatamente anterior (veja mais indicadores na tabela abaixo).

gggerdau310xE a perspectiva para 2014 é que os mesmos segmentos mantenham o ritmo de procura pelos produtos da maior empresa da região sul, segundo o ranking 500 maiores do Sul, elaborado pela AMANHÃ e PwC. “Pelo número de montadoras e de fábricas de autopeças que estão se mudando para o Brasil, a tendência é que o cenário continue crescendo em 2014”, avaliou André Gerdau Johannpeter, CEO da Gerdau. Em audioconferência com a imprensa para divulgação dos resultados do segundo trimestre nesta quinta-feira (31), Johannpeter também se mostrou otimista com o desenvolvimentos dos setores de infraestrutura.
 
 “ O mercado deve se manter aquecido com o ciclo de concessões programado pelo governo federal, as obras de mobilidade urbana e os projetos para a Olimpíada de 2016”. Ainda que, em relação ao ano passado, as exportações a partir da unidade brasileira tenham caído cerca de 18%,  houve um acréscimo de 40,8% do segundo para o terceiro trimestre. Andre Pires de Oliveira Dias, vice-presidente executivo de Finanças, Controladoria & RI da Gerdau, afirma que o aumento das vendas externas foi impulsionado pela valorização do dólar ante o real. “Foi uma oportunidade pontual no mercado”, analisa Oliveira Dias, descartando que  a tendência se repita no trimestre final.

Apesar de esperar que o mercado interno seja o protagonista em termos de crescimento em 2013, a Gerdau visualiza indícios de recuperação econômica na América Latina, Estados Unidos e Europa - o que deve fortalecer a presença internacional nos resultados da empresa no próximo ano. Os primeiros sinais já foram detectados nos resultados divulgados no relatório do terceiro trimestre: a América Latina mostrou leve aumento de 2% nas vendas. “O mercado foi mais fraco do que se esperava, mas a construção residencial está crescendo, o que normalmente é seguido pela construção comercial, cliente do nosso aço”, aponta Johannpeter. 

A previsão de crescimento do PIB de Peru, Chile e Colômbia também trazem boas perspectivas para a companhia gaúcha, que possui negócios nos três países. A Gerdau espera se beneficiar ainda com a retomada dos setores automotivos, de energia e de construção nos Estados Unidos, que deve aumentar o consumo de aço em 3% no país.


Investimentos


Depois da construção de uma nova unidade de tratamento de minério de ferro na mina de Miguel Burnier (MG), que entrou em operação em setembro, a Gerdau pretende começar no final de 2015 a fabricação de lâminas de chapas grossas na usina de Ouro Branco (MG). A produção vai marcar a entrada da empresa no mercado de aços planos, que atende aos setores naval, de construção, de máquinas e, sobretudo, de energia. A demanda pelo produto deve crescer com o desenvolvimento da exploração do pré-sal nos próximos anos no Brasil. 

“Estamos estudando o mercado, não fizemos nenhuma negociação ainda. Mas pretendemos atender parte importante das necessidades das empresas do pré-sal”, revelou Johannpeter. A unidade de tratamento de minério em Miguel Burnier elevou a capacidade de produção da mina de 6,5 milhões para 11,5 milhões de toneladas por ano. Um pouco mais da metade será direcionada para o uso próprio da Gerdau, tornando a empresa autossuficiente no consumo de minério de ferro. Para 2013, a previsão é que sejam comercializados 700 mil toneladas do insumo, mas a operação da nova unidade deve alavancar o volume de vendas para cerca de cinco milhões de toneladas em 2014. 

E os planos de expansão não param por aí.  Johannpeter  destacou que o objetivo é chegar a uma capacidade de produção de 18 milhões de toneladas de minério de ferro em 2016. Para isso, a Gerdau estuda investimentos na área de logística a médio e longo prazo. “Temos capacidade contratada nos portos para os próximos dois anos”, explica. A ativação de outras minas das quais a siderúrgica é proprietária, por enquanto, estão descartadas.
Indicadores 3ºtri/2013 Variação 3T13/3T12 Variação 3T/2T 2013
Produção de Aço bruto (1.000 t) 4.507 -5,1% -3,0%
Vendas (1.000 t) 4.775 0,0% 3,0%
Receita líquida (R$ milhões) 10.494 6,9% 6,2%
EBITDA (R$ milhões) 1.413 36,8% 18,1%
Lucro líquido (R$ milhões) 642 57,4% 60,1%

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