terça-feira, 26 de novembro de 2013

Após 9 anos sem aumento, Aneel autoriza empresa do AP a subir tarifas

Acesse a página inicial do portal
Por Rafael Bitencourt | Valor
 
BRASÍLIA  -  (Atualizada às 11h12) A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira um aumento tarifário de 28,67% para a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), que desde 2004 não fazia reajustes no preço da energia dada a condição de endividamento com o próprio setor elétrico. As novas tarifas valerão, provisoriamente, a partir do próximo sábado para cerca de 170 mil unidades consumidoras de todo o Estado do Amapá.

O índice de reajuste aprovado valerá tanto para os grandes consumidores (alta tensão) quanto para as residências e pequenos estabelecimentos comerciais (baixa tensão). O caráter provisório do reajuste é explicado pela ausência de contrato de concessão.

A alta no preço da energia comercializada pela CEA foi aprovada durante reunião da diretoria da Aneel nesta terça-feira. O relator do processo, o diretor André Pepitone, disse que a tarifa de energia da companhia permanecerá como uma das mais baixas do país.

O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, disse que “de longa data” o órgão regulador já tinha recomendado ao Ministério de Minas e Energia a cassação da concessão da CEA, justificada pela “precariedade” na gestão dos serviços de distribuição no Amapá. Segundo ele, a situação se reverteu com o processo de federalização da distribuidora. A empresa passa pela “gestão compartilhada”, que resultará no controle pela Eletrobras em definitivo.


Eletroacre


A AAneel aprovou também aumento médio de 10,73% nas tarifas da Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre). Os novos preços entram em vigor a partir do próximo sábado, como resultado do 3º ciclo de Revisão Tarifária Periódica.
(Rafael Bitencourt | Valor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário