O setor de telefonia liderou as ocorrências (110.470) e respondeu por
49,3% do total das investidas contra o consumidor realizadas em outubro
de 2013, alta em relação aos 40,2% registrados pelo setor no mesmo mês
de 2012.
O setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias,
seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos
etc.) – atingiu em outubro o maior valor do ano até agora: 59.743
tentativas de fraude.
O setor bancário é o terceiro do ranking de registros em outubro de
2013. Embora não tenha sido recorde histórico, bancos e financeiras
atingiram 36.411 tentativas, 16,3% do total, o maior valor em 12 meses.
No mesmo período de 2012, o setor respondeu por 22,6% dos casos.
O que fazer?
Estão mais suscetíveis às fraudes os consumidores que tiveram seus
documentos roubados. Com apenas o RG ou o CPF em mãos de criminosos, já
dobra a possibilidade da vítima sofrer uma fraude.
A Serasa orienta que, quando a pessoa for vítima de roubo, perda ou
extravio de documentos, a primeira medida é cadastrar a ocorrência
gratuitamente na base de dados da instituição, no link
www.serasaconsumidor.com.br. Após isso, esta informação estará
disponível na mesma hora para o mercado.
Depois, o consumidor deve fazer um boletim de ocorrência. Assim, sempre
que ele for consultado, o concedente de crédito saberá que se trata de
um documento roubado e terá mais cuidado ao fechar o negócio.
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