Especialistas em vendas listam algumas frases para que a abordagem ao cliente seja a mais natural possível
São Paulo – A equipe de vendas é o principal porta-voz da sua pequena empresa para
os clientes. Por isso, ela deve estar sempre bem preparada para
esclarecer dúvidas e ajudar os clientes. É comum que as pessoas fiquem
com a impressão de que estão sendo "seguidas" pelos vendedores ao entrar
em uma loja ou mesmo irritadas pelo descaso de outros. “Às vezes, o
vendedor faz muitas perguntas objetivas que podem gerar um desconforto”,
resume Mario Rodrigues, especialista em vendas e diretor do Instituto
Brasileiro de Vendas (IBVendas).
Para Américo José da Silva Filho, sócio-diretor da Cherto Atco, divisão
de treinamento do Grupo Cherto, o vendedor precisa controlar a
ansiedade para não afastar os consumidores.
“Quando o cliente vai até o lugar, ele precisa de algo, mas cabe ao
vendedor tentar descobrir o que é antes de sair oferecendo mil coisas”,
ensina.
“Ele precisa ter a sensação de que ele está comprando e não de que
outro estar vendendo”, completa Marcelo Ortega, palestrante de vendas e consultor empresarial. Veja algumas frases para abordar o cliente de outra maneira.
1. “Bom dia, tudo bem?”
A tática mais comum para abordar um cliente é o vendedor questionar se
pode ajudar. “E o cliente responde que só está dando uma olhadinha”, diz
Filho. Nesses casos, o ideal é apostar na simplicidade. Para Ortega, o
importante é o vendedor agir com naturalidade e não parecer muito
mecânico ou protocolado.
Tome cuidado para não pressionar muito o cliente de cara. Deixe que ele
tenha um tempo entre os produtos antes de abordá-lo novamente. Frases
como “tem certeza que não vai levar” podem intimidar e fazer o
consumidor se afastar do seu negócio.
2. “Já conhece nossa loja?”
3. “Tem algo específico que você gostaria de ver?”
Uma das principais habilidades de um vendedor de sucesso é ter uma
capacidade investigativa que não soe invasiva para os clientes.
Perguntar se a pessoa procura por algo em particular ajuda a apresentar
sugestões mais focadas e de acordo com o problema que o cliente deseja
solucionar. “Se for para presentear, posso oferecer um produto mais
diferenciado, por exemplo”, conta Rodrigues.
Saber perguntar e escutar o que o cliente deseja é a chave para começar
bem o processo de venda. “O varejo precisa de gente mais motivada e não
o cara forçado, que é reativo e faz só o protocolar”, afirma Ortega.
Para Rodrigues, demonstrar uma vontade genuína de ajudar o cliente faz aumentar as chances de fechar negócio. “Dessa maneira, você vai acabar fazendo perguntas e sugestões boas para ajudar o cliente”, diz.
Para abordar um cliente que está observando determinado produto da
empresa, por exemplo, o ideal é não pressionar para que ele se encaminhe
o mais rápido possível para o caixa. “Vendedor não tem que falar muito,
tem que lembrar que o cliente sabe o que ele quer comprar”, afirma
Filho.
Em uma loja de roupas ou sapatos, por exemplo, o vendedor pode sugerir que o cliente experimente o produto no provador. Depois, vale a pena focar nas qualidades e nos benefícios.
4. “O que você acha disso?”
Para Rodrigues, demonstrar uma vontade genuína de ajudar o cliente faz aumentar as chances de fechar negócio. “Dessa maneira, você vai acabar fazendo perguntas e sugestões boas para ajudar o cliente”, diz.
5. “Veja os detalhes desse produto”
Em uma loja de roupas ou sapatos, por exemplo, o vendedor pode sugerir que o cliente experimente o produto no provador. Depois, vale a pena focar nas qualidades e nos benefícios.
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