Empresa paranaense comercializa mais de 7 mil produtos
Da Redação
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O case a seguir faz parte do livro “Paraná – Grandes Marcas”, publicado pelo Instituto AMANHÃ.
No
fim dos anos 1970, ao se formar, o jovem Miguel Krigsner abriu uma
farmácia de manipulação no centro da cidade de Curitiba. Esse era o
primeiro passo para a criação de uma das maiores e mais valiosas grifes
do país. Desde 1977, ano em que o bioquímico escolheu empreender, O
Boticário cresceu, tornou-se a maior franquia do Brasil e impulsionou a
criação de um grupo multimarca e multicanal que hoje é referência no
país. Por trás das fórmulas das fragrâncias, a receita de sucesso passa
pela ousadia em inovar, pelo fortalecimento do modelo do negócio
franchising e pelo total cuidado com franqueados e consumidores.
Em
um espaço de 70 m², Krigsner atendia os clientes, gerenciava o caixa e,
no andar superior, manipulava artesanalmente as matérias-primas que se
tornariam pomadas, loções e cremes. O primeiro expoente, porém, não
fazia parte da lista de fármacos. As primeiras colônias, entre elas
Acqua Fresca, conquistaram fãs por suas combinações únicas. Em pouco
mais de um ano, 70 mil ânforas de 230 ml foram vendidas para
consumidores de todo o Brasil.
De pequena farmácia a referência mundial em beleza
O
primeiro passo para tornar a marca conhecida pelos brasileiros foi a
inauguração da loja instalada no Aeroporto Afonso Pena, em 1979. A
filial tornou-se uma referência, e os frascos passaram a embarcar junto
com os passageiros para os mais variados destinos. Além de uma opção de
presente, os produtos começaram a ser comprados para serem revendidos.
Um ano depois, nascia em Brasília a primeira franquia e, com ela, o
modelo de negócios praticamente desconhecido no Brasil, o franchising.
Assim, O Boticário ganhou asas e, desde então, pode ser encontrado em 11
países, além do Brasil. Hoje, o Grupo que faturou 12,3 bilhões em 2017 é
referência multimarca e multicanal, com a maior rede de franquias do
país. Com crescimento 7,5% acima da média do setor, O Boticário aparece
em 5º lugar no ranking entre as maiores redes de varejo do Brasil.
Mesmo
tendo decolado, a empresa preserva suas raízes e segue na Grande
Curitiba, em São José dos Pinhais, com sua fábrica de cosmésticos, além
de contar com uma moderna operação em Camaçari, na Bahia. Por ano, 350
milhões de batons, xampus, colônias, entre outros cosméticos, são
produzidos pelo trabalho conjunto de 10 mil colaboradores de diferentes
setores. Além das fábricas, há um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento,
centros de distribuição espalhados pelo Brasil e o BotiLabs – um hub de
ideação e busca de soluções tecnológicas rápidas e eficientes para os
negócios do Grupo.
Ao longo
das quatro décadas de trabalho, mais de 4 mil lojas, situadas em 1.750
cidades, transformam a vida das pessoas por meio da beleza. No ano de
2010, O Boticário embarcou em um modelo multinegócios, com a criação das
marcas Eudora; quem disse, berenice? e The Beauty Box. Além das lojas
físicas, o e-commerce e as lojas em formato de catálogos – a Loja de
Bolsa em O Boticário e o Guia de Eudora – despontam como alternativas
para a venda direta aos consumidores. Transformando oportunidades em
negócio, o Grupo Boticário é o responsável pelo primeiro programa de
sucessão de franquias do mundo.
Da
perfumaria até a maquiagem, o Grupo possui um catálogo com mais de 7
mil produtos. A mais antiga das marcas, O Boticário, é reconhecida como a
primeira empresa de cosméticos a produzir materiais acessíveis a todas
as deficiências e um dos grandes apoiadores de alternativas
sustentáveis. Já a Eudora nasce em 2011, inovando no modelo de venda
direta ao implantar os Espaços da Representante. Um ano depois, a quem
disse, berenice? entra no mercado investindo em variedade, preço
competitivo e serviços como consultoria de make dentro das próprias
lojas, tornando-se em seis anos a maior rede de franquia especializada
em maquiagem do Brasil. Outro lançamento ousado foi a criação da The
Beauty Box, que entrou no mercado em 2012 com a estratégia de ser uma
loja multimarcas, reunindo maquiagem, produtos para banho, cabelo,
esmaltes, entre outros, de 60 marcas internacionais, além da marca
própria, apelidada de Produtinhos da Beauty. Em seis anos, tornou-se a
maior rede multimarca de beleza do Brasil. Já com a Multi B e Vult, mais
de 40 mil outros pontos de venda, como farmácias e lojas multimarcas,
passaram a revender produtos do Grupo e grandes marcas internacionais,
como Revlon, Australian Gold e Bio Oil.
A
fórmula do sucesso do Grupo passa pelo comprometimento com os
resultados, integridade, valorização das pessoas e paixão pela evolução e
desafios. São esses os valores que continuam norteando as ações da
empresa e fazendo dela um dos exemplos da boa relação entre empregadora e
colaboradores: hoje mais de 90% dos colaboradores se identificam com os
valores da empresa, o que preserva cerca de 98% dos talentos do Grupo.
Signatários dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU Mulheres,
hoje, 50% do corpo de vice-presidentes e 85% das gerências de franquias
são ocupadas por mulheres. Todas as ações resultaram no reconhecimento
da empresa como uma das três melhores organizações para trabalhar no
setor de bens de consumo, segundo a revista Você RH.
Cuidado que se sente
Pioneiro
no desenvolvimento de pesquisas em métodos alternativos, o Centro de
Pesquisa desenvolveu a Pele 3D e o organs on a chip – um sistema
artificial que simula o comportamento de órgãos humanos. Através deles,
os pesquisadores podem identificar possíveis reações alérgicas causadas
por produtos cosméticos a partir da pele, eliminando, há 18 anos, testes
em animais ou humanos. Ao todo, são 230 profissionais empenhados em
criar soluções éticas e sustentáveis, com o objetivo de aprimorar a
produção e gerar o menor impacto possível. Só em 2017, o centro entregou
mais de 1,4 mil novos produtos. O setor é tão importante que concentra
investimentos equivalentes a 2,5% do faturamento do Grupo.
Desde
2012, três frentes de trabalho foram adotadas para intensificar a
relação entre o modelo de negócios e uma forma sustentável de atuação:
matérias-primas e embalagens, ecoeficiência e canais de venda. O
processo começa com a adaptação do ciclo de vida dos produtos e
logística reversa das matérias-primas e embalagens, no qual 94% dos
resíduos são destinados à reciclagem. A redução do consumo de energia,
de água e da produção de resíduos é umas das preocupações que movem O
Boticário a formar o Programa de Parceria em Ecoeficiência – uma rede de
empresas parceiras que recebem consultoria técnica gratuita para que os
procedimentos sustentáveis sejam implementados e executados.
Além
do cuidado com a geração de resíduos e da redução do uso de materiais e
bens não renováveis, o Grupo é um dos principais financiadores de
projetos ambientais do Brasil. Por meio da Fundação Grupo Boticário de
Proteção à Natureza – a maior fundação empresarial de conservação da
natureza do país, criada em 1990 –, são fomentados estudos sobre
biodiversidade. Já foram catalogadas mais de 140 novas espécies na fauna
e flora brasileiras, como a rã Megaelosia boticariana, descoberta na
Serra da Mantiqueira (SP), em 1994, e batizada com esse nome em
homenagem à empresa. O compromisso com o meio ambiente também está
presente na preocupação com o compliance: a empresa possui uma política
anticorrupção aplicada em toda a organização, além de um Código de
Conduta auditado pela EY em toda a cadeia.
O
compromisso com o social também dá frutos. Desde 2016, o Módulo
Vocacional Tecnológico, construído e entregue ao Instituto Federal da
Bahia (IFBA), atua como centro de capacitação estética da região de
Camaçari, com acesso gratuito a toda a população. Além da construção do
prédio, o espaço foi equipado com todos os recursos necessários para
cursos profissionalizantes – caso do primeiro curso gratuito de estética
fomentado no Nordeste brasileiro. A fábrica em Camaçari, aliás, foi a
primeira de cosméticos do Brasil a receber a certificação de construção
sustentável LEED.
Compartilhando
com a Fundação o orçamento de 1% da receita líquida do Grupo, está o
Instituto Grupo Boticário. Também focado na cultura, alcançou a vida de
950 mil pessoas, só em 2017, por meio da cultura, com o Teatro de
Bonecos Dr. Botica, Espaço Histórias Grupo Boticário e Boticário na
Dança. Com sede em Curitiba, o Instituto também conta com ações
itinerantes, com o Espaço do Olfato em São Paulo e a Estação Natureza
Pantanal em Corumbá (MS). Assim, a empresa transforma as vidas ao
acreditar na beleza da diversidade e ao investir nos sonhos de quem
busca desafios cada vez mais altos.
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