A Flora vem consolidando sua presença no mercado de haircare com uma estratégia de inovação, segmentação de portfólio e parcerias com influenciadores digitais. Assim, a unidade de cabelos, composta pelas marcas OX, Kolene, Karina e Neutrox, tem apresentado resultados expressivos. “A unidade vem performando muito bem. Ela triplicou de tamanho de 2021 para 2025”, revela, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News, Daniel Tiraboschi, diretor das unidades de Pele e Cabelo da Flora. Um dos destaques recentes é o lançamento da linha OX Science Gloss Repair. “Essa linha vem para dar mais um salto na jornada de valor de OX”, destaca o executivo.
Estratégia de canais
A novidade é voltada para canais de varejo especializado, como farmácias, lojas de departamento e perfumarias. A linha também estará presente no canal alimentar, mas apenas em lojas selecionadas. “OX Science vai entrar no varejo que já está no estágio de ter uma área destinada à uma categoria como essa, um pouco mais premium”, complementa o diretor. O diferencial da linha está em sua fórmula, que inclui um bioativo marinho proveniente do mar da Estônia - ingrediente já utilizado em skincare e agora aplicado ao cuidado capilar. “Esse ativo é um dos que ajuda na restauração profunda. O produto restaura três anos de danos do cabelo a partir do primeiro uso. Essa é uma tecnologia exclusiva da linha Science”, ressalta.
Recorde de vendas
Com distribuição nacional, a novidade é composta por shampoo, condicionador, máscara, dose concentrada e sérum duplo. O lançamento oficial ocorreu na Beauty Fair e, de acordo com Daniel, a quantidade de produtos da linha programada para vender em três meses, foi vendida em 48 horas durante a própria feira de beleza. Além disso, em 15 dias de pré-venda, a novidade se consolidou como a segunda linha mais vendida de OX no canal especializado e o faturamento já representou 40% da collab anterior com a influenciadora Mari Maria. Junto a um squad de influenciadores, a Flora investe em projetos customizados no trade para divulgar o lançamento. O planejamento inclui materiais de PDV, ilhas e vitrines em redes de drogarias, além de comunicação nas plataformas digitais dos varejistas.
Estratégia digital
A Flora tem adotado um modelo diferenciado de colaboração com influenciadores, no qual os embaixadores participam do desenvolvimento dos produtos e são remunerados conforme a performance de vendas. “Realmente, é passar a fazer parte do negócio, conhecer o produto, ser usuário do produto, vivenciar esse negócio no dia a dia, mas, ao longo da parceria, desenvolver uma cabeça também de empreendedora.” Para Daniel, essa abordagem fortalece a conexão entre influenciador e produto, gerando autenticidade e engajamento com o público. Além da Mari Maria em OX, a estratégia se estende a Kolene, com Camilla de Lucas; Karina, com Alan Vivian; e Neutrox, com Vivi Wanderley.
Tendências da categoria
“É uma categoria que depende muito de inovação. E a indústria brasileira tem uma relevância importante no negócio de cabelos, porque o Brasil é o lugar que tem uma diversidade de tipos de cabelo como nenhum outro lugar no mundo”, analisa o diretor da Flora. Neste mercado, observa-se o aumento da atenção ao cuidado com o couro cabeludo e o crescimento do segmento de finalizadores. “Antes, a categoria olhava muito para shampoo e condicionador. Hoje, é possível ver óleos, ativadores, gelatinas para cachos e cremes. Então, essa parte dos finalizadores está crescendo bastante.” Recentemente, a Flora também lançou a linha Kolene Nutri Bond by Camilla de Lucas, que tem óleos africanos e é focada em cabelos cacheados e crespos. “Essa é uma grande aposta nossa para Kolene”, finaliza Daniel Tiraboschi.








