
Terreno adquirido pelo Zaffari em frente ao Shopping Bourbon/ Shopping Bourbon do Grupo Zaffari (Fotos: Ismael Jales)
Com 90 anos recém-completados, o Grupo Zaffari vive um momento de plena expansão. Gaúchos donos da rede Bourbon Shopping, os Zaffari inauguraram um novo centro comercial em Porto Alegre no fim de outubro e já miram o crescimento da operação em São Paulo, incluindo a obra de um complexo multiuso e novos supermercados.
A estratégia é ampliar a presença na região metropolitana da capital paulista, com novos empreendimentos e mais supermercados. Em entrevista à IstoÉ Dinheiro, Claudio Luiz Zaffari revelou que, no ano passado, o planejamento do grupo previa investimentos de R$ 1 bilhão até 2027 na expansão nacional — valor que, segundo ele, deve ser revisado para cima já no início de 2026.
Uma das principais obras será em frente ao shopping do grupo na Zona Oeste de São Paulo, na Rua Palestra Itália, onde fica o Allianz Parque. Desde 2008 no bairro, após adquirir o antigo Shopping Matarazzo, o Zaffari vem comprando, aos poucos, imóveis vizinhos, terreno a terreno para viabilizar a expansão.

“Nosso plano ainda está em estudo, mas queremos implementar um conceito combinado de comércio, serviço e habitação. A expectativa é que o complexo ganhe bastante relevância com a nova estação do metrô Pompeia”, explica o executivo.
O futuro empreendimento ficará a apenas 200 metros da estação Sesc Pompeia da Linha 6-Laranja, prevista para ser inaugurada em 2026.
Uma pastelaria no caminho
Para que a expansão fosse possível, Claudio Zaffari precisou negociar individualmente, durante anos, com os proprietários dos imóveis que compõem o terreno de 5 mil metros quadrados. O último deles era uma tradicional Pastelaria Brasileira — justamente a peça que faltava para completar o lote.

Após longas tratativas, a transação foi finalmente concluída. Sem revelar valores, Zaffari afirma que o acordo foi vantajoso para ambas as partes: a pastelaria continuará existindo, mas em um novo endereço no mesmo quarteirão. Obras iniciarão após a empresa entrar em acordo com a incorporadora que tocará o projeto.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) existe no momento um projeto em análise para a construção de um empreendimento com duas torres no local.
Veja a nota da SMUL:
“A SMUL informa que está em análise um pedido de Alvará de Aprovação de Edificação Nova para o terreno localizado na esquina da Av. Pompéia com a Rua Palestra Itália. O documento, no entanto, não autoriza o início das obras.
O projeto apresentado prevê a construção de um empreendimento com duas torres, destinado a uso misto, contemplando as subcategorias R2v-3 (conjunto residencial), nR1-2 (comércio de alimentação de pequeno porte) e nR2-2 (comércio especializado). A proposta prevê uma área construída total de 40.443,08 m².”
Zaffari não quer parar por aí
A empresa, que ingressou no segmento de shopping centers em 1991, possui hoje 14 empreendimentos — sendo 12 com a bandeira Bourbon Shopping (11 no Rio Grande do Sul e 1 em São Paulo) e outros dois em Porto Alegre: o Moinhos Shopping e o Shopping CenterLar. Em 2024, o grupo registrou faturamento próximo de R$ 9 bilhões.

Além da expansão do Bourbon Pompeia, o Zaffari vai assumir o espaço do antigo Carrefour no Shopping Center Norte, em 2026. O grupo também prepara um projeto atacadista em Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo.
“O segmento supermercadista está em transformação. Muitas redes e edificações antigas estão sendo substituídas. Grandes supermercados deixaram de operar, o que abriu espaço para renovação e modernização. Buscamos empreendimentos bem localizados, acessíveis e adaptados às novas dinâmicas urbanas. O Zaffari é uma empresa sem pressa — mas com foco em fazer cada loja da forma certa”, conclui o executivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário