Afonso Ferreira
Do UOL, em São Paulo (SP)
Do UOL, em São Paulo (SP)
A fábrica Sierra, de Biritiba-Mirim (SP), aumentou em até 257% as
vendas de cogumelos, e a Dunati, de São José (SC), elevou em 70% a
comercialização de comida congelada depois que mudaram as embalagens de
seus produtos.
Até 2008, a empresa paulista vendia apenas cogumelos em baldinhos de
plásticos. Mas, para conseguir crescer, a proprietária do negócio,
Cíntia Motta, 54, diz que notou que era preciso mudar a embalagem do
produto.
O baldinho transparente foi trocado por um sachê colorido com receitas
no verso. Antes, a empresa vendia, em média, 700 caixas de cogumelos por
mês. Hoje, são vendidas 2.500 em igual período, ou seja, 257% a mais.
"Queria uma embalagem mais colorida, apetitosa e atraente para que o
meu produto se destacasse nas prateleiras", afirma Motta. A empresária
conta que o logotipo também foi alterado e a embalagem ganhou uma
espécie de zíper para facilitar sua abertura e fechamento.
Ao todo, o planejamento da nova embalagem levou um ano para sair do papel.
A empresária aproveitou o momento de mudança para ampliar o mix de
produtos. A Sierra passou a produzir também outros tipos de cogumelos,
como o shimeji, o shiitake e o eryngui. A venda das quatro variedades
soma 3.500 caixas por mês.
Segundo Motta, foi preciso investir cerca de R$ 80 mil em máquinas de
embalar, material e no novo logotipo. A mudança da embalagem teve
auxílio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas). O faturamento do negócio não foi divulgado.
Nova embalagem eleva venda de comida congelada
Outra empresa que resolveu mudar a embalagem foi a fabricante de comida
congelada Dunati. Ela adotou um recipiente em forma de trapézio (com as
laterais inclinadas) e trocou o papel alumínio do interior por papel
cartão.
A mudança, implantada em maio de 2013, fez com que as vendas mensais
subissem de 3,5 toneladas para 5,95 toneladas, alta de 70%. Cada
embalagem com o produto pesa entre 300 g e 400 g.
"O novo formato faz com que a embalagem pareça maior do que as demais
e, sem o papel alumínio, o consumidor pode aquecer o produto diretamente
no micro-ondas", diz o sócio da empresa Caio Márcio Marins, 41.
O empresário afirma que o planejamento das novas embalagens levou um
ano e meio. O investimento foi de R$ 50 mil e inclui fotos dos pratos
prontos, mudança do logotipo e do site da empresa.
"A nova embalagem nos deu visibilidade. Conseguimos entrar em pontos de
venda que dificilmente conseguiríamos com o recipiente antigo",
declara.
A Dunati tem 12 tipos de prato congelado saudáveis, como berinjela à
parmegiana, lasanha de espinafre e bolonhesa de soja. Os preços variam
de R$ 5,90 a R$ 16,90. O faturamento não foi divulgado.
Empresa pode perder cliente se mudança não agradar
Para o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos,
se a nova embalagem não agradar, a empresa pode perder mercado. "O
cliente que já está acostumado a comprar o produto pode não reconhecê-lo
e mudar de marca."
Uma substituição errada do recipiente ou da apresentação do produto,
segundo ele, também pode comprometer a conquista de novos clientes. "Um
recipiente inadequado afasta o consumidor e faz com que o produto não
seja notado em meio aos concorrentes."
Por isso, de acordo com Santos, a mudança deve ser uma decisão
planejada. "Uma embalagem atraente influencia a decisão de compra do
consumidor. Ela seduz e faz as pessoas comprarem aquele produto mesmo
quando ele não é essencial", diz.
Antes de fazer a reformulação, no entanto, é preciso avaliar se o
revestimento está em sintonia com o mercado, quais os custos envolvidos e
de que forma um novo recipiente poderia facilitar o consumo ou o
armazenamento do produto.
Curvas e cores chamam atenção
De acordo com o professor e coordenador do núcleo de estudos da
embalagem da ESPM, Fábio Mestriner, um recipiente diferente, colorido,
com curvas e imagens chamativas salta mais aos olhos do consumidor.
"A embalagem é a grande ferramenta de marketing de um produto em um
ponto de venda e, principalmente, as pequenas empresas devem investir
neste quesito", diz.
Mestriner afirma que erros comuns nas embalagens são: falta de
informações sobre o produto (origem, produção, componentes etc.) e não
destacar qualidades ou diferenciais da mercadoria.
"Se o produto é artesanal ou orgânico, isso deve ser destacado na
embalagem. A empresa, por ser pequena, não precisa ficar acanhada quando
concorre com grandes, ela deve ser ousada", declara.
Segundo o professor, toda embalagem precisa ser aprovada pela Anvisa
(Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ou pelo Ministério da
Agricultura. Há algumas obrigações a serem seguidas, como informar peso,
número de unidades e informação nutricional, no caso de alimentos.
Onde encontrar:
Dunati Alimentos Saudáveis: rua Alcino Manoel da Silva, 425, Praia Comprida, São José (SC). Fone: (48) 3037-4518. Site: dunati.com.brSierra: Fone: (11) 3662-1545. Site: www.sierra.ind.br
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