A companhia francesa disse em comunicado nesta terça-feira (2) que a estratégia faz parte de uma revisão de portfólio lançada em 2022, logo após Antoine de Saint-Affrique se tornar presidente-executivo.
Por Estadão
A Danone venderá seus negócios de laticínios orgânicos Horizon Organic e
Wallaby nos Estados Unidos para a empresa de investimentos em capital
privado Platinum Equity por um valor não revelado, reduzindo seu
portfólio em uma tentativa de impulsionar o crescimento das vendas e a
lucratividade. A companhia francesa disse em comunicado nesta
terça-feira (2) que a estratégia faz parte de uma revisão de portfólio
lançada em 2022, logo após Antoine de Saint-Affrique se tornar
presidente-executivo.
A Danone adquiriu as marcas Horizon Organic
e Wallaby como parte de um acordo de US$ 10,4 bilhões com a produtora
norte-americana de alimentos orgânicos WhiteWave Foods, concluído em
2017. No entanto, em janeiro do ano passado, a empresa disse que
considerava uma potencial venda do seu portfólio de produtos de baixo
desempenho, que incluía a categoria nos EUA.
As marcas - que
contam com produtos lácteos como cremes e branqueadores, queijo e
manteiga, além de leite e iogurte - representaram cerca de 3% da receita
global da Danone e tiveram um impacto diluidor no crescimento das
vendas na comparação com período equivalente e margem operacional
recorrente, disse em nota. A fabricante do iogurte Activia e da água
Evian reportou vendas globais de 27,66 bilhões de euros (30,56 bilhões
de dólares) em 2022.
"Esta venda, uma vez concluída, irá
permitir-nos concentrar-nos ainda mais no nosso atual portfólio de
marcas fortes e focadas na saúde e reinvestir nas nossas prioridades de
crescimento", disse o CEO da Danone. A empresa acrescentou que manterá
uma participação minoritária que não será consolidada nos seus
resultados após a conclusão da venda, que permanece sujeita às condições
reguladoras habituais.
Separadamente, a Platinum Equity disse
que as marcas se beneficiarão de sua experiência e conhecimento
operacional. Seu portfólio inclui a fabricante de biscoitos Biscuit
International, a produtora de vinhos Fantini Group Vini e a fornecedora
de frutos do mar Iberconsa. O crescimento na categoria de lácteos está
sendo impulsionado por ofertas premium, como produtos orgânicos e de
valor agregado, sendo a Horizon Organic pioneira neste segmento, disse
Adam Cooper, diretor administrativo da Platinum Equity.
Fonte: Dow Jones Newswires.
Nenhum comentário:
Postar um comentário