quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Embraer amplia fronteiras e lança seu primeiro navio de guerra

 


Embraer amplia fronteiras e lança seu primeiro navio de guerra
(Foto: Divulgação)    primeiro navio de guerra

 

A Embraer, tradicionalmente conhecida por sua atuação no setor aeroespacial, deu um importante passo na ampliação de seu portfólio ao lançar sua primeira embarcação militar, a Fragata F200 “Tamandaré”. A cerimônia de batismo ocorreu na última sexta-feira (9), em um estaleiro localizado em Itajaí, Santa Catarina.

Essa incursão no setor naval faz parte do Programa de Fragatas da Classe “Tamandaré”, da Marinha do Brasil, que prevê a construção de quatro navios. O consórcio “Águas Azuis”, responsável pelo projeto, é formado pela Embraer, sua subsidiária Atech, e a multinacional alemã Thyssenkrupp. O projeto da fragata é baseado no modelo alemão MEKO, desenvolvido pela Thyssenkrupp Marine Systems, que lidera o desenvolvimento técnico.

 

(Foto: Divulgação)

 

A Atech, subsidiária da Embraer, é encarregada do fornecimento dos sistemas CMS (Combat Management System) e IPMS (Integrated Platform Management System), recebendo transferência de tecnologia em cooperação com a ATLAS ELEKTRONIK, também subsidiária da Thyssenkrupp, e a L3 MAPPS. Já a Embraer Defesa & Segurança ficará responsável pela integração dos sensores e armamentos ao sistema de combate da embarcação.

O lançamento ao mar da Fragata F200 “Tamandaré” está previsto para os próximos dias, quando a embarcação será transferida para um cais onde passará pelos serviços finais de acabamento e instalação dos sistemas e equipamentos. Com um deslocamento de aproximadamente 3.380 toneladas, 107,2 metros de comprimento, velocidade máxima de 25 nós e autonomia de 5.500 quilômetros, os navios da Classe “Tamandaré” são projetados para operar em condições adversas no Atlântico Sul.

Lançamento p

A Marinha do Brasil espera receber a F200 “Tamandaré” até o final de 2025, enquanto as demais fragatas deverão ser entregues até 2029. O segundo navio da classe, a Fragata F201 “Jerônimo de Albuquerque”, já está em construção no mesmo estaleiro.

 

 https://www.cbnvale.com.br/embraer-amplia-fronteiras-e-lanca-seu-primeiro-navio-de-guerra/

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário