quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Empresas querem mostrar inovação


Você considera que a sua empresa promove a inovação? O termo é usado excessivamente por companhias e é um modo de mostrar que estão na vanguarda, seja lá do que for: da tecnologia, da medicina, da moda, dos cosméticos. Virou moda exibir diretores de inovação, equipes de inovação, estratégias de inovação, etc.
Não significa, no entanto, que a empresa esteja realmente inovando em alguma coisa. Embora o termo remeta a uma transformação monumental, o progresso sendo descrito volta e meia é bem ordinário. E a maioria das empresas diz que é inovadora na esperança de levar o investidor a crer que há crescimento onde não há.

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Uma busca em informes de resultados anuais e trimestrais apresentados à agência reguladora do mercado aberto nos Estados Unidos, a SEC, revela que empresas citaram alguma variação do termo “inovação” 33.528 vezes em 2013, alta de 64% em relação a cinco anos antes. E mais de 250 livros com o termo “innovation” no título foram lançados em um trimestre do ano — a maioria na seção de administração, segundo pesquisa na Amazon.com.

A febre da inovação fez nascer toda uma indústria de consultoria. Empresas do ranking das cem maiores da revista “Fortune” pagam a consultores de inovação entre US$ 300.000 e US$ 1 milhão para a colaboração em um único projeto, o que pode chegar a US$ 1 milhão e US$ 10 milhões ao ano, estima a consultoria de estratégia de inovação americana Booz & Co. Além disso, quatro de cada dez executivos dizem que sua empresa hoje tem um diretor de inovação. A maioria deles admitiu que sua empresa ainda não tem uma estratégia de inovação clara para respaldar o posto.

Informações: The Wall Street Journal

The Smartest Cities In The World

These cities that are doing the best at embracing the future are focusing on improving technology, equality, sharing, civic participation, and more.
Over the past several years, the idea of the being "smart" has emerged as a key mechanism for cities to find innovative solutions to the challenges that they are facing. Increased demand for infrastructure, housing, transportation, jobs, energy, food and water are all straining city governments and infrastructure, as people around the world flock to urban centers in hopes of a better life and more opportunity. For many years, the push to create smarter cities was led by technology companies looking for uses (and buyers) for their products. But in recent years, cities have begun to think more holistically about what being a smart city could mean, and have innovated new ways to modernize how a city serves its citizens.
Click to enlarge.
For the past several years, I've published an annual ranking of smart cities, and with each passing year I have sought to improve the quality of the ranking methodology. This year, This year, I embarked on a rather ambitious experiment Leveraging an international advisory panel, I expanded the survey to 62 indicators across the key components and subcomponents of the Smart Cities Wheel that I developed a few years ago.
Smart cities are a complex phenomenon and any effort to measure them needs to contain breadth and depth of indicators—and this year I have that. I have added several more information technology related indicators, like broadband Internet and the number of mobile applications that leverage open data initiatives. But I also have added low-tech indicators to ascertain how much a city is embracing shared mobility, like measuring the number of bikes and cars currently in their sharing programs. I have also added citizen participation metrics, such as the number of citizens engagement events held each year and percentage of citizens who vote in local elections.
I sent a survey of these 62 indicators to 120 cities around the world (30 cities in four regions). Unfortunately only 11 cities around the globe were able to participate due to the complexity and time required to collect such diverse data. Given the small sample size, and some inconsistencies in the data, this year I am not reporting formal rankings (you can read more about the methodology of the selection here).

But I did learn a lot about what these cities are doing, and what makes a smart city in 2015. In looking at these examples of smart cities around the globe, I've divided them into three categories: Pioneering Smart Cities, cities that have been on the leading edge of smart city development for some time (for these cities, I also discuss the challenges that face them in advancing their development even further). Emerging Smart Cities are cities on the cusp of true innovation. And Next Stage Smart Cities will be on the leading edge of innovative metropolises soon, if they keep up their good work. Here's the list:

Pioneering Smart Cities

Flickr user Robert Cudmore
Barcelona

Barcelona has regularly ranked highly on our annual smart cities rankings Perhaps it is no surprise then that Barcelona is working on becoming the Mobile World Capital, is the host of the largest annual smart cities event (the Smart City Expo occurring this week) and was recently awarded the title of Europe’s Innovation Capital. Barcelona has a very robust smart cities program with 22 program areas covering everything from ubiquitous public Wi-Fi to becoming energy self-sufficient.

A few more recent innovative projects demonstrate Barcelona’s continued leadership in the smart cities arena. Barcelona just won a Mayors’ Challenge award from Bloomberg Philanthropies. The city will receive 5 million euros for the development of an innovative program designed to support the city’s growing elderly population via a digital trust network aimed to close gaps in the care adn quality of life for this vulnerable population. Another fascinating initiative from Barcelona is their BCN Open Challenge program which utilizes Citymart.com’s crowdsourcing platform to select innovative solutions to 6 city challenges. Barcelona was the first city to adopt this approach with Citysmart, but others including Moscow have since followed.

Challenge: In light of the above, it is difficult to find problems in Barcelona that are not already being addressed. Yet one area that needs much more work in Barcelona is, ironically, how to mitigate the results of so much success for their ongoing work. Barcelona has become an innovation hub and is attracting many members of the creative class for work or pleasure. Tourism is a large and growing component of the city’s economy. Yet it is putting strain on heritage sites and historic neighborhoods. It will be interesting to see how Barcelona strategically addresses the goal of continued support of smart tourism with the need to protect and preserve the local culture and quality of life for local residents.
Flickr user Simon Q.
Copenhagen

Copenhagen is another city which scores well in most city rankings. It is widely considered the greenest capital city in the world and aims to be the first capital city to become carbon neutral by 2025. Copenhagen is, of course, famous for its impressive cycling culture. But the city has continued to innovate around topics such as rigorous green building requirements, expansion of green spaces and public transit, and a growing use of renewable energy to supply residents with sustainable heating and cooling from sources such as the neighboring waterway and the landfill.

But Copenhagen is more than just a green city. In fact it scored highest amongst all cities in our "smart people" category which measures things such as social inclusion, education and creativity. Copenhagen residents have amongst the highest smart phone ownership rates (75%) and are among the most engaged citizens, participating in more than 1,000 civic engagement events throughout the year.

Copenhagen has continued to invest in smart technologies in their transportation system. For example, 81% of their traffic lights are centrally monitored and managed, and 49% of those lights have sensors to give rights of ways to buses. Also, Copenhagen partnered with MIT to co-create the Copenhagen Wheel, an electric-assist wheel with embedded sensors which is now being marketed as a private initiative.

Challenge: Copenhagen is clearly a pioneer in green city initiatives. But to attract and retain the best and brightest young minds, which is a clear goal of most smart cities initiatives, it needs to grow its reputation as an innovation and creative hub.
Flickr user seisdeagosto
Helsinki
Helsinki is a very innovative city which has embraced the smart cities construct in many ways—of these 11 cities, it actually scored the highest. It hasbeen one of the leading cities in the world with respect to transparent and open data. The city has more than 1,200 open data sets (the most of all cities in this study) and 108 applications have been built and are in operation which leverage their open data program.

Helsinki has a strong commitment to digital technology. A full 100% of residential and commercial buildings have smart meters, and 70% of commercial buildings leverage automation systems to enhance efficiency. Helsinki has also implemented a smart grid throughout the city.

Helsinki is also experimenting with new technologies and has 3 living labs which are part of the European Network of Living Labs. Helsinki is also the first city I know of to experiment with an on-demand bus service.

Challenge: Helsinki scored well across the board on the indicators. One area where they could improve is in embracing the sharing economy. For example, Helsinki does not have a bike sharing program and they have a small fleet of shared vehicles.
Flickr user Presence Inc
Singapore
Singapore is unique in that it is a city-state. As a nation, it has recently unveiled a bold Smart Singapore strategy which aims to convert the city-state to the first true smart nation through a range of initiatives leverage intelligence, integration and innovation to become a major player on the world stage. Part of this strategy involves the rollout of smart boxes containing sensors and connected via fiber optic cables which will sense the city and deliver real-time information to cities and citizens.

Clean and organized city, the city has excellent public transit and a handful of powerful incentives to discourage personal vehicle use, like an advanced electronic road pricing scheme and very high permit and sales tax rates for new vehicles. The city also has a very active smart governance program including a strong commitment to online service delivery (98% of all government services are accessible online). Singapore is very committed to greening its infrastructure reflected in the fact it has 2,155 certified green buildings, by far the most of the responding cities

Challenge: Singapore is already a major player in the smart cities arena. Yet one challenge I see for its progress is to not just innovate from the top-down but rather to more actively engage citizens in the transformation of the city and support citizen co-creation. They need more programs to foster entrepreneurship which is still often a less desirable career path in Singapore than working in the many multinational companies which have established headquarters there.
Flickr user r.a. paterson
Vancouver
Vancouver has a soft spot in my heart given that I lived there from 2006 to 2011. Like Copenhagen, its credentials as a green city are quite evident. In fact, Vancouverites participated en masse in a program to develop a long term strategy for the city which resulted in an ambitious (and probably unreachable goal) of becoming the greenest city in the world by 2020. It helps that 97% of all energy in Vancouver comes from renewable energy sources (mostly hydro). Vancouver was also a pioneer in providing major incentives for green buildings which helped to foster an entire ecosystem of green building expertise from architects and engineers to producers of building products.

Vancouver also scored very well in the smart people and smart living categories. A full 48% of Vancouverites were actually born outside of Canada. Diverse cultures tend to breed more innovation. Also Vancouverites have the longest life expectancy (almost 84 years!) compared with citizens from the other cities in the survey.
Challenge: While Vancouver’s quality of life and green credentials are competitive globally, Vancouver has yet to really take a lead on smart city initiatives, especially compared with the leading European cities discussed above. In order to stay competitive on a North American and global scale, Vancouver will need to continue to invest in digital technologies and support the rollout of broadband throughout the city.
Flickr user ActiveSteve
Vienna

Vienna is last alphabetically, but definitely not least amongst these leading smart cities that participated in the survey. The city appears fully committed to growing its presence in the smart cities arena. It has a dedicated team of experts focused on growing their smart cities portfolio, which already contains more than 100 active projects.

Vienna is innovating across the spectrum of smart cities initiatives. For example, the city possesses the most EV charging stations of all the cities sampled (440) and has very active bike and car sharing programs. Unlike other cities on the list (e.g. Barcelona), their bike sharing program is fully accessible to visitors, not just residents.

One of my personal favorite projects Vienna has developed is called Citizen Solar which allows citizens to co-invest in new solar projects in a collaboration with the local energy company, Wien Energy. More importantly, however, Vienna has one of the most ambitious smart cities strategy (Vienna Smart Cities Framework Strategy), which is planned out to 2050. Furthermore, Vienna took the extra step of incorporating the strategy into law to minimize the risk of future mayors throwing the plan out to start over.

Challenges: The city needs to do more to proactively support and promote entrepreneurship. Vienna has done much to support local universities to conduct research and development but there is a need for more entrepreneurial spirit. Also, the city needs to do more to promote itself as a smart cities leader. It is known for a fantastic quality of life and a commitment to social equity, but it is under-represented in global conversations about leading players in the smart cities movement, given its impressive credentials.

Emerging Smart Cities

Flickr user Bert Knottenbeld
Brisbane

Brisbane was the only city from Australia/New Zealand to report this year. It is not surprising that it performed best in the smart living category since that region of the world is known for its excellent quality of life.

Brisbane has one of the lowest Gini Index scores of the cities studied (.32). The Gini Index is a measure of income inequality in a reason and the lower the score the better. While inequality, or lack of it, may not seem to be directly related to smartness, I believe it is. It is not of much use to have smart infrastructure if only a minority of the population have access to it or can benefit to improve their quality of life. Brisbane has embraced the sharing economy with an active bikesharing and carsharing program. Similarly, the City Council has initiated a smart program to facilitate more collaboration between the city and the private sector, particularly in the area of sustainable innovation.
Flickr user jondoeforty1
Los Angeles
Los Angeles has long been perceived as an unsustainable, sprawled and congested city (i.e. far from smart). Yet Los Angeles is on a mission to transform itself. Surprisingly, LA had the second highest number of electric vehicle (EV) charging stations in the sample (300). LA also counts some innovative partners such as LA 2050 which is helping to drive a smart agenda in the city through citizen participation in the creation of a bold vision for the city’s future. Goals established include targets for youth education and employment, innovation and jobs creation, increased equality, access to green space, citizen engagement, and healthy food systems.
Flickr user Artur Staszewski
Montreal
Montreal scored best in the smart living category. Of course, Canadian cities in general score well in this area. Montreal has also been a pioneer on the North American stage with respect to bike and carsharing with more than 5,000 bikes and 1,300 vehicles in their sharing programs respectively. Montreal also has a strong commitment to public transit and has an advanced smart card for use across the public transit system. Montreal also recently implemented a real-time traffic monitoring center for integrated transit planning and routing.

Next Stage Cities

Flickr user Tijs Zwinkels
Bogota
Despite being Colombia’s capital city, Bogota has obtained much less attention from the media than Medellin. In fact, Medellin recently was recently selected as the most innovative city in the world. Yet, Bogota has made a lot of progress towards becoming smarter in recent years. It has the largest fleet of EV taxis in Latin America. It has one of the best examples of bus rapid transit systems (Transmilenio) in the world. Bogota also boasts one of the most expansive designated cycling networks in the world as well.

On the digital technology front, Bogota has 50 operating Wi-Fi zones throughout public areas in the city and throughout their Transmilenio network as well. Bogota has also been progressive in trying to address the digital divide through the creation of web and computer labs in poorer areas throughout the city.
Flickr user Serious Cat
Lima
Finally, Lima is also making an effort to join the smart cities arena in Latin America and around the globe. Lima’s economy has been improving, and diversifying in recent years. For example, 37% of their streetlights are now connected to a real time traffic management system, while nearly 80% of government services are available online. Finally, Lima just announced a collaboration to study how to transform its infrastructure and economic activity to low-carbon in areas ranging from energy and transport to buildings and local ecological systems.

I hope this summary of 11 cities has been useful to those interested in expanding our collective understanding of what cities are actually doing around the globe. Smart cities movement is here to stay. Yet there is also a movement afoot to expand into adjacent areas, like sharing cities. Cities like Amsterdam and Seoul, are leading the way in providing technology and incubation support for sharing economy innovators.

I recognize that this study is incomplete, with so many leading cities such as Amsterdam, Boston and San Francisco not included. Yet compiling the list was also an experiment in determining how transparent and accessible this type of data is in leading cities around the globe. The cities that reported, and those that didn’t, all articulated the value of this type of benchmarking exercise while also the difficulties in collecting the data. I hope that future iterations can leverage more digital tools to capture key aspects of what makes a city smart, so that other cities can keep learning, growing, and evolving what we think of as the smartest cities on Earth.

PF faz operação contra fraudes em lotes de reforma agrária


Divulgação/Polícia Federal
 
Polícia Federal com capuz
Policial Federal: grupo era integrado fazendeiros e empresários do setor agrícola e funcionários do INCRA
Da EFE
 
Rio de Janeiro - A polícia desarticulou nesta quinta-feira uma organização criminosa responsável por fraudes na concessão de lotes destinados à reforma agrária, com um custo somado de R$ 1 bilhão, informaram fontes oficiais.

O grupo era integrado por cerca de 80 fazendeiros e empresários do setor agrícola e por oito funcionários do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), segundo um comunicado da Polícia Federal (PF), que mobilizou 350 agentes para prender a operação.

De acordo com a PF, os crimes investigados são de invasão de terras da União contra o meio ambiente, fraudes em documentos, corrupção ativa e passiva. O inquérito foi instaurado em 2010.

"Com ações ardilosas, uso da força física e até de armas, compravam a baixo preço ou invadiam e esbulhavam a posse destas áreas", reportou o comunicado da entidade.

As autoridades calculam que o grupo se apoderou nos últimos dez anos de cerca de mil lotes destinados à reforma agrária.

Além das detenções, os agentes federais que participaram da chamada operação "Terra Prometida" cumpriram 146 ordens de revista em residências e escritórios dos acusados de integrar a organização nos estados do Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com os comissários responsáveis pela investigação, para poder concentrar as terras e explorá-las comercialmente, os membros do grupo usaram documentos falsos, simularam inspeções de fiscais e falsificaram outras em que os proprietários renunciavam a suas propriedades.

Da mesmo maneira, o grupo alimentou os sistemas informáticos do INCRA com dados falsos.

Essas manobras permitiram que "grandes latifundiárias, grupos de produtores rurais e até empresas multinacionais ocupar ilegalmente as terras do Estado destinadas à reforma agrária".

Para a PF, além da cumplicidade de funcionários corruptos, o grupo contava com o apoio de altos funcionários de algumas Prefeituras e de vereadores municipais.

Todos os envolvidos responderão por crimes de invasão de terras da União, contra o meio ambiente, falsidade documental, estelionato e corrupção ativa e passiva. As penas podem chegar a até 12 anos de reclusão.

Levy participou de manifesto crítico ao governo em setembro


Ramin Talaie/Bloomberg
Joaquim Levy, então secretário estadual do Rio de Janeiro, dando entrevista em Nova York em 2010


São Paulo - Joaquim Levy deve passar a fazer parte do governo a partir desta quinta-feira, quando seu nome será anunciado por Dilma para o Ministério da Fazenda.

Há poucos meses atrás, no entanto, o economista do Bradesco não só colaborou informalmente com a campanha de Aécio Neves como participou de um documento que criticava ponto a ponto a política praticada pelo governo federal.

"Sob a Luz do Sol: uma Agenda para o Brasil" foi publicado em 25 de setembro deste ano pelo Centro de Debate de Políticas Públicas. uma organização "sem fins lucrativos, independente e apartidária" de orientação liberal. 

O documento é "uma obra conjunta dos associados", entre os quais estão nomes como Edmar Bacha, Eduardo Gianetti, Pedro Malan, Celso Lafer e Samuel Pessôa.

Levy não é associado oficialmente, mas seu artigo "Robustez Fiscal e Qualidade do Gasto como ferramentas para o crescimento" foi uma das bases para o documento. Sua tese principal: "a responsabilidade fiscal continua essencial para o crescimento econômico do Brasil."

Gastos: "a trajetória da despesa pública não pode ser tratada com complacência"

Levy ficou conhecido como "mãos de tesoura" por seu rigor fiscal quando foi secretário do Tesouro de Lula entre 2003 e 2006 e secretário das Finanças do Rio de Janeiro entre 2007 e 2010. Não foi por acaso que seu nome acabou escolhido em um momento que requer um "cavalo de pau" nas contas públicas.

No trabalho, Levy destaca que os gastos federais cresceram 4 pontos percentuais como proporção do PIB entre 1999 e 2013, mesmo em um cenário de crescimento expressivo do PIB.

Além dos programas sociais, houve um aumento expressivo da previdência - desafio que só tende a crescer com o envelhecimento da população - e dos gastos com abono salarial e seguro desemprego -  que devem ser os primeiros alvos de cortes neste momento.

"As medidas tomadas nos últimos anos acabaram impedindo da dívida pública cair como proporção do PIB, não obstante a queda de juros e o relativo vigor do PIB nominal. Assim, a dívida bruta como proporção do PIB é ainda maior no Brasil do que a na maioria dos nossos pares entre emergentes, incluindo Rússia e China (empata com Índia)", diz Levy.

Ele mostra que uma queda sustentada da relação entre dívida e PIB significaria mais espaço para queda dos juros, mais financiamento de infraestrutura e uma possível melhora do rating do país.

Por enquanto, o desafio do Levy será evitar no mínimo o rebaixamento da nota brasileira, que foi colocada em perspectiva negativa pelas agências internacionais. Perder o grau de investimento conquistado em 2008 implicaria em custos maiores de financiamento para as empresas e para o governo.

Receita: "quanto mais excessões se criam, mais complexa se torna a legislação, aumentando também as distorções"

No artigo, Levy também nota que a carga tributária brasileira está entre as mais altas dos países em desenvolvimento e prejudica o crescimento - tanto pelo seu tamanho como pela sua complexidade. Pior: o fato de que a maior parte dos tributos incide sobre o consumo piora a distribuição de renda.

Segundo ele, o governo "perdeu a oportunidade", mas uma reforma tributária "é primordial e viável", no mínimo com o fim da guerra fiscal: "A harmonização do ICMS reduziria enormemente o ônus sobre as empresas, e pode ser alcançada se houver liderança do governo." 

Levy critica o uso de desonerações do governo Dilma: "Usar ferramentas fiscais para aumentar a competitividade de alguns setores da economia ou no combate à inflação tende a criar custos permanentes para ganhos fugazes. (...) [as desonerações] foram acompanhadas por artifícios contábeis a partir de 2012, prática infelizmente coincidente com o fim do ciclo de relaxamento monetário."

Ao longo do texto, Levy bate na tecla de que falta transparência, planejamento e monitoramento do gasto público, e que falta à União aproveitar melhor as experiências dos estados. E vai além:

"Uma regra poucas vezes utilizadas na análise das políticas públicas é a de medir não só o que foi alcançado com determinado programa, mas também o que foi sacrificado para financiá-lo. Esse sacrifício inclui não só outros programas com tanto ou mais mérito, mas o que deixou de ser feito pelo setor privado, por exemplo porque os impostos ou a burocracia que não foi combatida tornaram inviável atividades que poderiam ter impacto positivo na geração e difusão da riqueza nacional."

Ministra Nancy Andrighi anuncia criação de varas especializadas em mediação e arbitragem 0


A ministra do Superior Tribunal de Justiça e corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Nancy Andrighi, aproveitou sua palestra de encerramento no seminário sobre mediação e arbitragem para anunciar a criação, em cada capital brasileira, de duas varas especializadas nessas formas alternativas de solução de conflitos.
“Investir na aplicação do uso da mediação é dever de todos nós, juízes, e cada dia mais deve ser motivo da nossa preocupação e estímulo”, ressaltou. Ela afirmou que é dever da Corregedoria Nacional de Justiça empreender todos os esforços para que essa forma de prestação jurisdicional seja um caminho seguro e eficiente para todos aqueles que a escolherem.
Para tanto, ressaltou a corregedora, o CNJ instituiu entre suas metas para o ano judiciário de 2015 a centralização da competência, especializando duas varas cíveis já existentes nas capitais para resolver todas as demandas relacionadas à Lei 9.307/96.
“A adoção da meta, aprovada por unanimidade pelos presidentes dos 27 Tribunais de Justiça, comprova que é dever do Poder Judiciário ser partícipe e incentivador dessa forma adequada de solução de conflito, colocando o Brasil no caminho do mundo globalizado”, disse ela.
Inspiração
Nancy Andrighi iniciou sua palestra enaltecendo as “verdadeiras aulas magnas” proferidas pelos especialistas que participaram do seminário “Como a mediação e a arbitragem podem ajudar no acesso e na agilização da Justiça?”, realizado no Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília, nos últimos dois dias.
Ela narrou a trajetória histórica do ingresso das formas alternativas de solução de conflito no cenário jurídico mundial e destacou o modelo norte-americano como inspiração para o Judiciário brasileiro mudar sua mentalidade e aceitar como juízes cidadãos que não se submeteram ao concurso público para a magistratura e, portanto, não são detentores do poder jurisdicional tradicional.
Segundo a ministra, é preciso acabar com a convicção de que o juiz, investido das funções jurisdicionais, é o único ser detentor do poder de resolver conflitos. “Devemos abrir o coração para a chamada equivalência de jurisdições. A Lei de Arbitragem efetivamente colocou um ponto final acerca da inexistência de diferença entre a jurisdição judicial e a jurisdição da arbitragem”, afirmou.
Democratização
Ela enfatizou que o artigo 18 da lei assenta a equivalência das jurisdições quando afirma que o árbitro, ao conduzir um processo de arbitragem, é um juiz de fato e de direito. “A nós, juízes de direito, cabe apenas conceder a força coercitiva e propiciar o seu cumprimento”, afirmou. Segundo a ministra, essa convivência e o trabalho harmonioso entre juízes e árbitros constituem a verdadeira democratização do Poder Judiciário, propiciando a abertura de múltiplos e novos caminhos.
Nancy Andrighi convocou a sociedade a participar do processo para que esse instrumento se torne uma ferramenta efetiva que atenda, principalmente, às justas expectativas de todos os brasileiros que se dirigem aos tribunais: “Ninguém tem o direito de brincar com a esperança do cidadão que se dirige ao tribunal” ressaltou.
O ministro do STJ Paulo de Tarso Sanseverino, presidente do painel, classificou a instalação das varas especializadas em mediação e arbitragem como um momento histórico para o Judiciário brasileiro e sugeriu que a inciativa seja ampliada com a criação de câmaras cíveis especializadas nos grandes tribunais brasileiros. “O Poder Judiciário precisa simplificar a prestação jurisdicional, e a mediação e a arbitragem são fundamentais para isso”, acrescentou.
Fonte: STJ – 21/11/2014 – 20:59

Como driblar os efeitos do clima na mineração nacional



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Prevenir para adaptar: monitorar e prever as alterações climáticas é a chave para evitar prejuízos na mineração

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Atrasos operacionais, aumento dos custos de produção, falta de mão de obra e danos ambientais. Esses são apenas alguns dos prejuízos que o setor de mineração pode sofrer se não estiver preparado para as mudanças climáticas que vêm ocorrendo no planeta. “A mineração tem muitas estruturas sujeitas a fenômenos meteorológicos: barragens de rejeito, infraestrutura de transporte, entre outros. Toda a dinâmica associada ao negócio de mineração pode ser afetada pelo clima”, explica Rinaldo Mancin, diretor de assuntos ambientais do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

A discussão ainda é recente no Brasil, mas mundo afora os países extratores de minérios já encontraram alternativas para enfrentar o risco climático. É a chamada resiliência climática, definida pela Política Nacional de Mudanças Climáticas como um conjunto de iniciativas e estratégias que permitem a adaptação, nos sistemas naturais ou criados pelos homens, a um novo ambiente, em resposta à mudança do clima atual ou esperada. Basicamente, é preciso prever os riscos das alterações climáticas, analisar todas as variáveis e, a partir daí, elaborar um plano de adaptação, evitando, assim, prejuízos que, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), representam perdas da ordem de 1,5% do PIB mundial, número superior a 1 trilhão de dólares para todos os setores da economia.

E foi baseada no mais recente relatório do IPCC que a Universidade de Cambridge publicou, em junho deste ano, o trabalho Climate Change: implications for extractive and primary industries (Mudança Climática: implicações para indústrias primárias e extrativistas, em tradução livre), que traz uma análise do cenário climático atual e, mais que isso, as soluções para os principais problemas causados pelo clima no setor de mineração. O Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM, na sigla em inglês) também publicou um estudo – Adapting to a Changing Climate: implications for the mining and metals industry (Adaptação às Mudanças Climáticas: implicações para a indústria de mineração e metais, em tradução livre) –, em março de 2013, em que mostra os principais problemas que as alterações no clima podem causar à mineração e como praticar a resiliência climática.

Ambos os estudos indicam que, seja qual for o risco referente às mudanças do clima, o mais importante para se prevenir é o planejamento.

Confira a seguir os 10 passos para garantir a resiliência climática na mineração:

1- Investir recursos de planejamento em áreas que promovam o conhecimento dos riscos e das oportunidades das mudanças climáticas e o desenvolvimento de abordagens de adaptação sólidas, de acordo com a cultura operacional e corporativa da companhia;

2 - Aperfeiçoar padrões do design de engenharia, critério de design e especificações de contrato, levando em conta as mudanças climáticas;

3 - Realocar ou aumentar as operações fora das áreas de risco;

4 - Aumentar a frequência de manutenção e monitoramento dos ativos sensíveis aos efeitos do clima; 

5 - Preparar-se para situações críticas com cadeias de suprimentos alternativas, fontes de reserva de água e energia;

6 - Diversificar as operações e o investimento em diferentes regiões geográficas, commodities e mercados;
7 - Ter um seguro contra riscos inevitáveis;

8 - Construir relacionamentos com as comunidades locais para informar sobre ações de adaptação, riscos potenciais e sistemas de alerta;

9 - Reter ou restaurar barragens naturais em ambientes costais e fluviais para aumentar a resistência contra enchentes, erosões, tempestades e outros eventos climáticos extremos;

10 - Eliminar ou reduzir pressões não relacionadas ao clima nos ecossistemas e espécies em risco pela conservação ambiental e o planejamento de gerenciamento da terra.

Dilma planeja mudanças no setor de energia e petróleo


Ueslei Marcelino/Reuters
Presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, durante comemoração ao aniversário da estatal no Congresso Nacional
Presidente da Petrobras, Graça Foster, com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão: a primeira providência deve ser a demissão de Lobão
 
João Domingos, do Estadão Conteúdo


Brasília - Dilma Rousseff está disposta a promover fortes mudanças no setor de energia, petróleo e gás do governo, conforme disseram ao jornal O Estado de S. Paulo políticos que conversaram com a presidente sobre a escolha dos primeiros ministros do segundo mandato.

Essa seria a principal resposta de Dilma à sequência de escândalos de corrupção na Petrobrás e aos problemas de gestão na Eletrobrás.

A primeira providência deve ser a demissão do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA), protegido do senador José Sarney (PMDB-AP).

A decisão já foi comunicada tanto a Sarney quanto ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com o qual Dilma conversou na segunda-feira.

Outra providência que poderá ser adotada é a troca da direção da Petrobrás, apesar de Dilma ser amiga pessoal de Graça Foster, presidente da estatal.

Para o lugar de Lobão a presidente estaria trabalhando com dois nomes de sua inteira confiança: o chefe de Gabinete Giles Azevedo, que foi um dos coordenadores da campanha à reeleição, e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que cederá o lugar para o ex-secretário executivo da Fazenda Nelson Barbosa.

Os dois, conforme os políticos que conversaram com Dilma, obedeceriam cegamente às instruções da presidente, que foi ministra de Minas e Energia nos três primeiros anos do primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para a presidência da Petrobras, em substituição a Graça Foster, Dilma chegou a pensar no governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), mas desistiu. Ela o quer num ministério. Depois, falou-se na possibilidade de nomeação de Alexandre Tombini, que deixaria o Banco Central para assumir a Petrobras. 

A justificativa é que o presidente de uma estatal que trabalha com commodities, como a Petrobras, teria de ser alguém que conhece o mercado.

Agora, de acordo com interlocutores de Dilma, ela pensa em Luciano Coutinho para a estatal. Coutinho é o atual presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.