segunda-feira, 11 de março de 2024

Busca por crédito sobe 2% em janeiro ante dezembro, mas despenca 15% ante janeiro de 2023

 


Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A procura por financiamento voltou a subir no Brasil na comparação mensal, mas caiu 15% em janeiro em relação ao mesmo mês de 2023. No confronto com dezembro, o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), que mede mensalmente o número de solicitações de financiamentos nos segmentos de varejo, bancos e serviços, cresceu 2%.

A expansão do indicador em janeiro ante dezembro foi puxada pela demanda por crédito no setor de bancos e financeiras, cuja taxa apresentou queda de 2%, depois de ter cedido 23%.

Já o recuo do INDC no primeiro mês de 2024 em relação a janeiro de 2023 deveu-se principalmente à retração de 40% registrada no varejo. A busca por crédito em bancos e outras financeiras recuou 2%, enquanto o segmento de serviços foi o único que registrou um aumento, de 24%, da procura.

A despeito da queda na demanda por crédito no varejo, o setor continua ditando o ritmo do cenário geral, diz Natália Heimann, head de produtos Analytics da Neurotech e responsável pelo INDC. Desta forma, diz, o segmento impediu uma recuperação mais robusta em relação a dezembro e, principalmente, intensificou a baixa quando feita a comparação anual.

“O período de incerteza da economia brasileira, que se recupera a passos curtos no momento, e as contas de início de ano não estimulam o consumo”, explica. Este ambiente atinge o INDC de forma considerável, diz. Isso só deve mudar para o varejo, principalmente, se a taxa de juro, a Selic, continuar em trajetória de queda.

Abertura

No segmento varejista, quase todas as categorias apresentaram queda em janeiro em relação a igual mês de 2023: Lojas de Departamento (-65%), Eletro/Móveis (-61%), Vestuário (-51%) e Outros (-17%). O único a registrar alta, de 3%, foi o setor de Supermercados. No confronto com dezembro do ano passado, houve recuo em todos os componentes do INDC: Vestuário, Lojas de Departamento, Outros, Supermercado e Eletro/Móveis.

Bauer do Brasil anuncia expansão para Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru e Bolívia

 Bauer do Brasil Irrigação | LinkedIn


A Bauer do Brasil, do setor de irrigação, anunciou a ampliação de suas operações para Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru e Bolívia. Segundo o co-CEO da companhia, Rodrigo Parada, essa expansão geográfica fortalece a posição da Bauer na região, permitindo que a empresa atenda às demandas específicas desses mercados e fortaleça suas parcerias com clientes e parceiros locais.

“Durante os próximos meses estaremos desenvolvendo parcerias e alianças nos diversos países da América do Sul”, disse ele, em nota enviada à imprensa.

Paralelamente, a Bauer também está lançando o avatar de Inteligência Artificial (IA) Rudolf Bauer.

Desenvolvido em colaboração com a Will-bot, o Rudolf Bauer representa um especialista digital em IA dedicado ao setor de irrigação, com a capacidade de fornecer suporte, atendimento e informações prévias de forma eficiente, através de canais digitais, como o WhatsApp.

TSE inaugura centro para enfrentar desinformação em cooperação com plataformas de redes sociais

 Presidente do TSE recebe representantes de organizações ...


Nesta terça-feira, 12, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inaugura o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE). O centro é mais uma medida do TSE para combater a veiculação de notícias falsas, discursos de ódio, preconceituosos e antidemocráticos que podem afetar as eleições. Em 27 de fevereiro, o tribunal aprovou as regras para o pleito municipal deste ano, dentre elas a proibição de deepfake na criação de conteúdo falso que pode prejudicar as campanhas eleitorais.

O objetivo do CIEDDE é promover uma cooperação mais efetiva entre a Justiça Eleitoral, os órgãos públicos e as plataformas de redes sociais e comunicação para assegurar o cumprimento das regras estabelecidas pelo plenário do TSE. Para isso, haverá uma troca de informações entre os integrantes do centro, a fim de agilizar a comunicação entre as entidades e implementar ações preventivas.

Comandado pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, o CIEDDE deve, segundo o tribunal, colaborar para a proteção de liberdade de escolha dos eleitores e promover educação em cidadania fundamentada nos valores democráticos e na igualdade de direitos. Já os Tribunais Regionais Eleitorais receberão auxílio do centro para regular o uso de inteligência artificial nas eleições e combater as fake news.

O órgão ainda será responsável por oferecer cursos sobre os temas, realizar campanhas educativas e sugerir alterações normativas que fortaleçam a Justiça Eleitoral. O CIEDDE será inaugurado às 16h30 na sede do TSE e contará também com outros integrantes do tribunal, como o secretário-geral Cleso Fonseca, o diretor-geral Rogério Galloro e o assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação José Fernando Chuy.

Também serão designados dois juízes auxiliares da presidência do TSE à composição do centro, que deve ainda convidar a Procuradoria-Geral da República (PGR), o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a assinatura de Acordos de Cooperação Técnica.


Banco do Brasil firma parceria para testar pagamentos offline com Drex

 


R$ 2,4 bilhões: saiba como ter acesso a dividendos como os que o Banco do Brasil paga hoje

Agência do Banco do Brasil (Crédito: Divulgação)

 

Usar uma pulseira, um cartão de plástico ou o próprio celular para fazer pagamentos com moedas virtuais sem estar conectado a internet. Basta uma aproximação entre dispositivos para transferir o valor do pagador para o recebedor de forma criptografada.

Já testada em países como Gana e Tailândia, a solução tecnológica começará a ser estudada no Brasil. O Banco do Brasil (BB) e a empresa Giesecke+Devrient Currency Technology (G+D) firmaram acordo de cooperação técnica que prevê o uso do Drex, versão digital do real desenvolvida pelo Banco Central, para pagamentos offline.

A G+D é uma empresa global que fornece soluções para segurança digital, plataformas financeiras e tecnologia monetária. A companhia também atua no desenvolvimento de projetos mundiais de moedas digitais de Bancos Centrais, como o Drex. O Banco do Brasil participa oficialmente do projeto-piloto do Drex.

Assinado após meses de negociação, o acordo pretende desenvolver soluções adaptadas à realidade brasileira para transações com o Drex sem internet, que complemente as transações com dinheiro, cartões e Pix. Segundo o Banco do Brasil, a solução em estudo foi apresentada no programa Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift Challenge), promovido pelo Banco Central brasileiro.

Segundo o Banco do Brasil, a solução de pagamento offline permitirá a exploração de novas utilizações para o Drex. Caso os testes sejam bem-sucedidos, será possível desenvolver modelos de uso da moeda digital criptografada em transações cotidianas, como pequenas compras no comércio, pagamentos de serviços e mesada, por exemplo.

Outra vantagem, conforme o BB, será a ampliação do Drex a pessoas com dificuldade de acesso à internet, sem inclusão financeira ou que vivam em locais com infraestrutura precária. Pessoas sem contas bancárias podem carregar carteiras digitais em um dispositivo, que pode até ser um acessório como pulseira ou anel, e fazer transações seguras em comércios locais. As transferências dos dados criptografados entre as contas são garantidas pelo protocolo de segurança criado pela G+D.

Uso de dinheiro

Mesmo com a maior inclusão da população no sistema bancário e com a popularização do Pix, o uso do dinheiro em espécie continua expressivo no Brasil. Pesquisa recente da Tecban, empresa de tecnologia bancária e de soluções financeiras, identificou que 29% dos brasileiros usam o dinheiro físico como uma das principais formas de pagamento. Nas classes C, D e E esse número sobe para 32%. Na Região Nordeste, o índice chega aos 40%.

Entre os motivos pela preferência pelo papel moeda, informou a pesquisa, estão a falta de conta ou cartão de crédito e dificuldades de conexão com a internet. Segundo o BB, uma solução que permita pagamentos sem conexão com a internet, de forma prática, segura e simples, tem potencial para se tornar um meio de pagamento alternativo ao dinheiro em espécie, além de popularizar o Drex.


sexta-feira, 8 de março de 2024

Feminicídio: Brasil teve uma mulher morta a cada 6 horas em 2023

 


Feminicídio: Brasil teve uma mulher morta a cada 6 horas em 2023
(Foto: Pexels)                        6 horas,         6 horas

 

 

Em 2023, o Brasil enfrentou uma triste realidade: a cada seis horas, uma mulher perdeu a vida vítima de feminicídio. De acordo com um estudo divulgado nessa quinta-feira (7) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o país registrou 1.463 casos desse tipo de crime no ano passado.  

Esse número representa um aumento de 1,6% em relação ao mesmo período do ano anterior e é o maior desde a criação da lei do feminicídio, em 2015. Nos últimos nove anos, o Brasil contabilizou pelo menos 10.655 feminicídios.

O estudo também revelou que Mato Grosso foi o estado com a maior taxa de feminicídio em 2023, com 2,5 mortes para cada 100 mil mulheres. Acre, Rondônia e Tocantins empataram em segundo lugar, com uma taxa de 2,4 mortes por 100 mil. Enquanto Acre e Tocantins viram um aumento de, respectivamente, 11,1% e 28,6%, Rondônia conseguiu reduzir a taxa de feminicídios em 20,8%.

O Distrito Federal ocupou a terceira posição, com uma taxa de 2,3 feminicídios a cada 100 mil mulheres, um aumento de 78,9% entre 2022 e 2023.

Subnotificação: Um problema a ser enfrentado – 6 horas

Os estados com as menores taxas de feminicídio foram Ceará (0,9 por 100 mil), São Paulo (1,0 por 100 mil) e Amapá (1,1 por 100 mil). No entanto, apesar dos números aparentemente positivos do Ceará, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública alerta para um problema grave: a subnotificação.

“Desde a tipificação da lei, a Polícia Civil do Ceará tem reconhecido um número muito baixo de feminicídios quando comparado com o total de homicídios de mulheres ocorridos no estado. Isso nos leva a crer que estamos diante de uma expressiva subnotificação. Em 2022, por exemplo, de um total de 264 mulheres assassinadas, apenas 28 casos receberam a tipificação de feminicídio, 10,6% do total”, alerta o Fórum.

Os dados apresentados na pesquisa apontam para o contínuo crescimento da violência baseada em gênero no Brasil, sendo o feminicídio a evidência mais clara dessa realidade. “Apesar do enfrentamento à violência contra a mulher ter sido um tema importante na campanha de 2022, nem todos os governadores têm dado a atenção necessária ao tema”, conclui o estudo. A luta contra o feminicídio no Brasil continua, e é fundamental que essa questão seja tratada com a seriedade que merece.

 

 


American Airlines compra 90 jatos da Embraer e fortalece aviação regional nos EUA

 


 

 

A fabricante brasileira de aeronaves Embraer anunciou nessa segunda-feira (5) que recebeu uma encomenda de até 133 jatos da American Airlines, a maior companhia aérea dos Estados Unidos. O negócio, que pode chegar a US$ 7 bilhões, é um dos maiores já fechados pela empresa sediada em São José dos Campos (SP).
 
 A American Airlines, que opera voos para mais de 350 destinos em 50 países, pretende usar os jatos da Embraer para ampliar a conectividade entre mercados menores e sua malha aérea global. A companhia também busca modernizar e simplificar sua frota, substituindo as aeronaves de até 50 assentos por modelos maiores e mais eficientes.

O pedido inclui 90 jatos do modelo E175, com 76 assentos e configuração de duas classes, além de direitos de compra de outros 43 jatos do mesmo tipo. As entregas devem começar no segundo semestre de 2024 e se estender até 2026. O valor referente aos pedidos firmes será incluído na carteira de pedidos da Embraer no primeiro trimestre de 2024.

O E175 é um dos modelos mais populares da família de jatos comerciais da Embraer, que também inclui o E190, o E195 e o E170. Desde 2013, o E175 tem 88% de participação de mercado no segmento de aviação regional nos Estados Unidos, com 837 aeronaves vendidas, incluindo as 90 encomendadas hoje.

“Na última década, investimos fortemente na modernização e simplificação de nossa frota, que é a maior e a mais jovem entre todas as companhias aéreas dos Estados Unidos”, disse o CEO da American Airlines, Robert Isom. “Este pedido continuará a fortalecer nossa frota com as mais novas e mais eficientes aeronaves, para seguirmos oferecendo aos nossos clientes a melhor malha aérea, com confiabilidade operacional recorde.”

O presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, Arjan Meijer, comemorou o acordo e destacou a parceria de longa data entre as duas empresas.

“O E175 é a verdadeira espinha dorsal da aviação regional dos Estados Unidos, conectando todos os cantos do país. O E175 é uma das aeronaves de maior sucesso do mundo e foi aperfeiçoado com uma série de modificações que melhoraram o consumo de combustível em 6,5%. Assim, essa aeronave moderna, confortável, confiável e eficiente continua a entregar a conectividade da qual os Estados Unidos dependem diariamente. Este é o maior pedido de E175 já realizado pela American Airlines e agradecemos a contínua confiança em nossos produtos e pessoas”, afirmou.

 

 https://www.cbnvale.com.br/american-airlines-compra-90-jatos-da-embraer-e-fortalece-aviacao-regional-nos-eua/

 

Após aquisição, JDE quer explorar oportunidades no Norte e Nordeste

08/03/2024

Expansão Nacional
 
 A compra das marcas de café e chá do Grupo JAV abre um leque de oportunidades de crescimento para a JDE no Brasil, marcando a entrada da companhia em um novo segmento e reforçando sua atuação nas regiões Norte e Nordeste. "A aquisição da Maratá está alinhada diretamente à nossa estratégia de expansão nacional e diversificação de portfólio, de acordo com a nossa visão de oferecer um café e um chá para cada xícara. Além disso, é uma oportunidade para entrarmos no mercado brasileiro de chás com uma marca já consolidada", comenta, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News, André Maurino, Diretor Presidente da JDE Brasil. A operação, concluída em janeiro deste ano, envolve as marcas Maratá, Café Puro e Chá Castellari.

Novas Praças na Mira

  Segundo o presidente, a companhia está estudando estratégias para impactar ainda mais os consumidores do Norte e Nordeste. Além de conquistar o paladar de um novo perfil de público em sua operação, a JDE pretende expandir a distribuição das marcas da Maratá - processo que também será feito nas demais marcas do portfólio, como L'OR e Pilão. "Atualmente, a JDE é líder de mercado na região Sudeste, com ênfase nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, nos quais o café Pilão possui liderança em vendas. Com a aquisição da Maratá, a JDE passará a comandar também o mercado de café nos estados da Bahia e Sergipe, nos quais o grupo possui grande influência na comercialização de bebidas na região Nordeste", comenta André.

Café Mais Premium
 
  Nesta fase inicial após a aquisição, a fabricante está focada no entendimento do novo negócio e, posteriormente, definirá um plano de crescimento no Brasil considerando as operações de forma integrada. Para 2024, o planejamento também inclui intensificar a diversidade de produtos das marcas, lançar campanhas de publicidade de L'OR e Pilão e seguir investindo em cafés especiais. "Acreditamos que a 'premiunização' do mercado de cafés continuará sendo uma forte tendência nos próximos anos, pois ela vem impulsionando a diversificação de categorias no mercado cafeeiro e mostrando o quanto as preferências dos consumidores pelo café estão sendo aprimoradas para além do cafezinho tradicional", analisa o presidente.

Mercado de Cafés

  Para André, ainda há espaço para crescimento da categoria no Brasil, impulsionada pela crescente demanda por cafés especiais, inovação, expansão do mercado fora do lar e conscientização sobre saúde. "O brasileiro é um dos maiores consumidores de café do mundo, tanto em volume quanto em variedade de produtos, incluindo café torrado e moído, solúvel, em cápsulas, entre outros." A estratégia da JDE para acompanhar esse crescimento passa pela educação de varejistas, shoppers e consumidores. "Com os varejistas e shoppers, trabalhamos em nosso projeto de Gestão de Categoria, batizado por nós de 'Coffee Transformation', que proporciona uma melhor organização das gôndolas de café", explica. O objetivo é melhorar a identificação e visibilidade dos produtos, além de esclarecer as diferenças de cada item. 
 
 https://www.gironews.com/informacoes-de-fornecedores/expansao-nacional-74355/