Após aquisição, JDE quer explorar oportunidades no Norte e Nordeste
08/03/2024
A compra das marcas de café e chá do Grupo JAV abre
um leque de oportunidades de crescimento para a JDE no Brasil, marcando a
entrada da companhia em um novo segmento e reforçando sua atuação nas regiões
Norte e Nordeste. "A aquisição da Maratá está alinhada diretamente à nossa
estratégia de expansão nacional e diversificação de portfólio, de acordo com a
nossa visão de oferecer um café e um chá para cada xícara. Além disso, é uma
oportunidade para entrarmos no mercado brasileiro de chás com uma marca já consolidada",
comenta, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News, André Maurino, Diretor
Presidente da JDE Brasil. A operação, concluída em janeiro deste ano, envolve
as marcas Maratá, Café Puro e Chá Castellari.
Novas Praças na Mira
Novas Praças na Mira
Segundo o presidente, a companhia está estudando estratégias para impactar ainda mais os consumidores do Norte e Nordeste. Além de conquistar o paladar de um novo perfil de público em sua operação, a JDE pretende expandir a distribuição das marcas da Maratá - processo que também será feito nas demais marcas do portfólio, como L'OR e Pilão. "Atualmente, a JDE é líder de mercado na região Sudeste, com ênfase nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, nos quais o café Pilão possui liderança em vendas. Com a aquisição da Maratá, a JDE passará a comandar também o mercado de café nos estados da Bahia e Sergipe, nos quais o grupo possui grande influência na comercialização de bebidas na região Nordeste", comenta André.
Café Mais Premium
Nesta fase inicial após a aquisição, a fabricante está focada no entendimento do novo negócio e, posteriormente, definirá um plano de crescimento no Brasil considerando as operações de forma integrada. Para 2024, o planejamento também inclui intensificar a diversidade de produtos das marcas, lançar campanhas de publicidade de L'OR e Pilão e seguir investindo em cafés especiais. "Acreditamos que a 'premiunização' do mercado de cafés continuará sendo uma forte tendência nos próximos anos, pois ela vem impulsionando a diversificação de categorias no mercado cafeeiro e mostrando o quanto as preferências dos consumidores pelo café estão sendo aprimoradas para além do cafezinho tradicional", analisa o presidente.
Mercado de Cafés
Para André, ainda há espaço para crescimento da categoria no Brasil, impulsionada pela crescente demanda por cafés especiais, inovação, expansão do mercado fora do lar e conscientização sobre saúde. "O brasileiro é um dos maiores consumidores de café do mundo, tanto em volume quanto em variedade de produtos, incluindo café torrado e moído, solúvel, em cápsulas, entre outros." A estratégia da JDE para acompanhar esse crescimento passa pela educação de varejistas, shoppers e consumidores. "Com os varejistas e shoppers, trabalhamos em nosso projeto de Gestão de Categoria, batizado por nós de 'Coffee Transformation', que proporciona uma melhor organização das gôndolas de café", explica. O objetivo é melhorar a identificação e visibilidade dos produtos, além de esclarecer as diferenças de cada item.
https://www.gironews.com/informacoes-de-fornecedores/expansao-nacional-74355/
Nenhum comentário:
Postar um comentário