quinta-feira, 28 de março de 2024

O primeiro IPO de 2024 vem aí? O que esperar sobre possível abertura de capital da Compass


Compass Comgás IPO oferta pública inicial ações listagem abertura capital Bolsa Cosan Raízen gás natural energia
Aquele gás: para a Terra Investimentos, controladas como a Comgás ajudam a melhorar o valor da Compass em eventual IPO (Imagem: Divulgação/ Comgás)

 

 

A holding Cosan (CSAN3), que já conta com a Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3) listadas na Bolsa brasileira, estuda uma oferta pública inicial (IPO) para a Compass, empresa do grupo que atua na distribuição de gás natural .

Na avaliação de Regis Chinchila, head de research da Terra Investimentos, o lucro líquido da Compass teve um aumento significativo de 32,1% no terceiro trimestre de 2023 (3T23), para R$ 1,275 bilhão, indicando uma saúde financeira sólida e um potencial atrativo para investidores.

Para ele, a companhia conta com ativos valiosos, incluindo a Comgás e outras distribuidoras de gás, o que pode contribuir para o valor de mercado da Compass. 

A tentativa anterior de IPO em 2020 foi cancelada devido às condições de mercado. No entanto, o desejo de Rubens Ometto, empresário por trás da Compass, em realizar o IPO permanece, especialmente com a perspectiva de um mercado favorável. Embora o IPO seja considerado, Ometto está explorando outras opções, como parcerias estratégicas, o que pode indicar uma estratégia cautelosa em relação ao timing do IPO”, avalia Chinchila. 

Potencial de mercado e expectativa de valorização para a Compass

O mercado segue interessado no IPO da Compass como um sinal de retomada e para testar o interesse dos investidores, especialmente devido ao potencial de dividendos e geração de caixa da empresa.

“As fontes indicam que Ometto espera uma avaliação da Compass em mais de R$ 30 bilhões, o que reflete a confiança na empresa e seus ativos”, pontua. 

A Terra conta com recomendação da compra para o Grupo Cosan, sugerindo um otimismo em relação ao potencial de valorização. A Cosan comunicou nesta semana que a auditoria das demonstrações financeiras de 2023 da Cosan não será concluída no prazo legal.

Apesar disso, a Cosan divulgará nesta quarta (27) informações financeiras não auditadas, realizando também uma teleconferência pública nesta quinta-feira (28)

“No geral, a Compass parece estar em uma posição favorável para um possível IPO, mas o timing e a estratégia exata dependerão das condições de mercado e das negociações em andamento com potenciais parceiros estratégicos. A empresa parece estar sendo observada de perto pelos investidores, especialmente dada a expectativa de um mercado mais favorável”, finaliza Chinchilla. 

 

 

 
Repórter
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil, que cobre o ciclo da oleaginosa do plantio à colheita, e do Agro em Campo, programa exibido durante a Copa do Mundo do Catar e que buscava mostrar as conexões entre o futebol e o agronegócio.
pasquale.salvo@moneytimes.com.br 
 
 
 https://www.moneytimes.com.br/o-primeiro-ipo-de-2024-vem-ai-o-que-esperar-sobre-possivel-abertura-de-capital-da-compass/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário