Pequenas e médias empresas do Mercado Livre movimentam mais do que 3% do PIB

Fernando Yunes, VP Sênior e Líder do Mercado Livre no Brasil, em coletiva de imprensa no Mercado Livre Experience (Crédito: Divulgação/Mercado Livre)
Segundo estudo divulgado pelo Mercado Livre nesta quarta-feira, 24, as pequenas e médias empresas (PMEs) que estão na plataforma de comércio eletrônico movimentam o equivalente a 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, cerca de R$ 380 bilhões.
O dado, referente ao ano de 2024, mostra que o total de pequenas e médias empresas do Mercado Livre chega a 5,8 milhões – das quais cerca de 60% possuem a plataforma de e-commerce como sua principal fonte de receita.
O levantamento, feito em conjunto com a Euromonitor, mostra também que as PMEs, juntas, geraram mais de 111 mil empregos no último ano, o que equivale a 20 novas vagas por hora.
No lado financeiro, o Mercado Pago passou a ter uma fatia de mercado relevante junto as PMEs. Atualmente, 3 a cada 5 utilizam a plataforma como meio de recebimento, e mais de 60% relataram aumento das vendas quando passaram a trabalhar com o banco digital.
Apesar da presença relevante e das vantagens competitivas, a companhia ainda vislumbra uma perpetuidade do crescimento nos próximos anos.
Crescimento do e-commerce
Segundo o VP Sênior e Líder do Mercado Livre no Brasil, Fernando Yunes, globalmente, a penetração do e-commerce fica na casa dos 21%, chegando a 30% na China e quase 26% nos Estados Unidos. No Brasil esse percentual ainda não chega a 15%.
“Hoje, estamos bem atrás de outros países, com 14,7%, mas viemos de 7% lá em 2019, antes da pandemia. Acreditamos que vai para casa de 21,5% em 2028. Nesse ano já estamos aumentando a penetração. O e-commerce cresce porque o consumo no país também cresce muito”, disse, em coletiva de imprensa no Mercado Livre Experience.
O Brasil segue sendo a geografia mais importante para o Meli na América Latina, superando México e Argentina. O mercado mexicano acabou de assumir a segunda colocação, superando os argentinos, que caíram para terceiro.
A companhia está investindo R$ 34 bilhões no Brasil em 2025. A cifra que é mais de 40% superior do que o aporte feito no ano anterior.
No acumulado dos últimos 12 meses a receita líquida da plataforma foi de US$ 12,6 bilhões. No segundo trimestre deste ano, a companhia registrou alta de 29% de alta no GMV ante igual período do ano anterior.
Em um passado recente, estratégias de cortar o preço de piso para frete grátis garantiram aceleração do crescimento, segundo os executivos.
Yunes relata que a empresa decidiu em junho cortar de R$ 79 para R$ 19 o valor mínimo de compra para o benefício do frete grátis. A decisão acarretou em um aumento de 34% de unidades vendidas ante igual mês do ano anterior. O salto supera a média mensal de crescimento de vendas do Mercado Livre, que vinha sendo de 26% mensais.
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