quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Compra da Activision pela Microsoft pode prejudicar concorrência, diz regulador do Reino Unido


Compra da Activision pela Microsoft pode prejudicar concorrência, diz regulador do Reino Unido

Logotipos Microsoft e Activision Blizzard



(Reportagem adicional de Sinchita Mitra)

 

 

LONDRES (Reuters) – O regulador antitruste do Reino Unido disse que a aquisição da fabricante de games Activision Blizzard pela Microsoft por 69 bilhões de dólares pode prejudicar a concorrência de consoles, serviços de assinatura e jogos em nuvem, e precisa ser investigada de forma profunda.

A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA, na sigla em inglês) disse nesta quinta-feira que o negócio, o maior já feito no segmento de games, pode prejudicar a indústria caso a Microsoft se recuse a dar aos concorrentes acesso aos games mais vendidos da Activision.

“Estamos preocupados que a Microsoft possa usar seu controle sobre jogos populares como ‘Call of Duty’ e ‘World of Warcraft’ após a transação para prejudicar concorrentes, incluindo rivais recentes e futuros” em serviços de assinatura e jogos em nuvem, disse o regulador.

A Microsoft, dona do Xbox, e seus rivais Sony e Nintendo lideram o mercado de consoles há 20 anos, com entradas limitadas de novas empresas, disse a CMA.

A Microsoft e a Activision disseram que continuariam a cooperar com a CMA.

“Queremos que as pessoas tenham mais acesso aos games, não menos”, disse o presidente da Microsoft e vice-presidente do conselho de administração, Brad Smith.

“A Sony, como líder da indústria, diz que está preocupada com ‘Call of Duty’, mas dissemos que estamos comprometidos em disponibilizar o mesmo jogo no mesmo dia no Xbox e PlayStation”, disse ele.

A Activision ainda espera que o negócio seja fechado até o final de junho de 2023.

As duas empresas têm até 8 de setembro para apresentar propostas que enderecem as preocupações do regulador.

 A CMA disse que a Microsoft está bem posicionada para ter sucesso nos games em nuvem, já que possui a Azure, líder em plataforma em nuvem, e o Windows, líder no segmento de sistema operacionais, além do Xbox.

O regulador disse que esses pontos fortes em combinação com os games da Activision podem prejudicar a concorrência no mercado nascente de serviços de jogos em nuvem.

A Microsoft disse que está comprometida em expandir a escolha para os usuários por meio de seu serviço de assinatura Game Pass e trazendo mais jogos para dispositivos móveis.

A empresa afirmou que análises completas dos reguladores mostrarão que a combinação dos negócios da Microsoft e da Activision Blizzard beneficiará a indústria e os players.

(Reportagem adicional de Sinchita Mitra)

Assaí dá “banho de glamour” em lojas do antigo Extra Hiper


Crédito: Assaí/Divulgação

Loja do Assaí na zona leste que mostra um visual mais "clean" (Crédito: Assaí/Divulgação)


Localizado na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo, o Assaí Anhanguera é considerado um dos pontos com maior potencial entre os comprados no fim de 2021.

 Quem entrar nas novas lojas do Assaí, as primeiras abertas onde antes funcionavam hipermercados Extra, vai notar que houve um “banho de glamour” no velho atacarejo: se antes tudo era empilhado nas próprias caixas dos produtos, agora o visual será mais “clean”, com direito a mercadorias antes associadas apenas a mercados de “rico”, como uma adega de vinhos completa.

Até o fim do ano, serão 40 novas unidades do atacarejo, resultado da compra de pontos comerciais da bandeira que deixou de existir – três abriram as portas esta semana, sendo duas na capital (Anhanguera e Guaianases) e uma em Palmas (TO). E, até o fim da semana, será inaugurado o quarto estabelecimento, em Fortaleza (CE).

Localizado na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo, o Assaí Anhanguera é considerado um dos pontos com maior potencial entre os comprados no fim de 2021.

 

Depois de 150 dias de obras, com investimento de cerca de R$ 50 milhões, o estabelecimento conta com mais de 30 mil m² de área construída, sendo mais de 8,9 mil m² de área de vendas. A unidade tem estacionamento para carros e motos com mais de 1,2 mil vagas. O espaço conta ainda com três pontos de carregamento gratuito para carros elétricos, instalados em parceria com a GreenYellow.

Do lado de dentro, apesar de oferecer mais serviços, as lojas seguirão obedecendo à lógica atacarejista: custo baixo e volume de vendas alto, o que garante um modelo rentável com preço baixo ao cliente. No entanto, as diferenças serão perceptíveis: a loja da Anhanguera, por exemplo, conta com açougue, empório de frios, cantinho do churrasco e padaria, além da seção de vinhos.

 

EXPANSÃO

  

Até o fim do ano, o Assaí vai abrir 40 novas lojas convertidas do Extra Hiper e mais cerca de 10 lançadas do zero. A empresa sinalizou a investidores que sua margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) pode cair 0,5 ponto porcentual em 2022, ante 2021. Essa queda não apareceu nos dois primeiros trimestres do ano, mas o presidente do Assaí, Belmiro Gomes, diz que ela pode aparecer no terceiro e no quarto trimestres.

Além dos custos de obras, ele explica que a empresa se prepara para o aniversário da marca, com uma estratégia comercial diferenciada, que pode pressionar a margem. Para o futuro, a empresa indica manutenção de margem de lucro e diluição de gastos para garantir investimentos. “Hoje há menos ceticismo de que vamos alcançar guidance (meta)”, diz Gomes, sobre o receio inicial do mercado em relação à transação. Com os números do segundo trimestre de 2022 anualizados, ele entregou a meta de R$ 80 bilhões de faturamento.

O Assaí prometeu para 2024 uma receita bruta de R$ 100 bilhões e, para isso, conta não só com as aberturas de 2022, mas com o restante das 61 lojas compradas do Extra que já estão confirmadas. Essas 21 lojas devem ser abertas no início de 2023 – o segundo trimestre de 2023 será o primeiro com todas as conversões finalizadas.

Restam ainda nove pontos comerciais que estavam na negociação mas aguardam aval dos donos dos terrenos ou outras permissões burocráticas para que a compra seja finalizada. Gomes diz que há uma chance pequena de algumas delas ficarem de fora da companhia.

Analistas da XP, Danniela Eiger, Thiago Suedt e Gustavo Senday elevaram o preço-alvo do Assaí de R$ 20 para R$ 22, potencial alta de 20% em relação ao último fechamento. Eles explicam que as previsões de aumento de vendas e de rentabilidade para as lojas que pertenciam ao Extra é baseada em conversões feitas anteriormente pela companhia. Os analistas chamam a atenção para o fato de os atacarejos terem despontado como um modelo vencedor de varejo alimentar.

Segundo a Nielsen, o formato respondeu por aproximadamente 19,7% do setor em 2021.

A expectativa da empresa é de que, nesse novo formato, a loja venda três vezes mais do que o Extra que funcionava ali, chegando a R$ 500 milhões de faturamento por ano.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




 

Totvs fecha acordo para comprar provedora de tecnologia para RH



Totvs fecha acordo para comprar provedora de tecnologia para RH

Vista da entrada do edifício-sede da Totvs, em São Paulo

SÃO PAULO (Reuters) – A Totvs comunicou nesta quinta-feira a aquisição de 60% do capital social da provedora de tecnologia para a área de recursos humanos Feedz Tecnologia, por 66 milhões de reais.

O contrato também prevê a aquisição, pela Totvs, durante o primeiro semestre de 2025, das ações remanescentes, que representam 40% do capital da Feedz. O preço dependerá, entre outros fatores, de determinadas metas e desempenho da Feedz.

Fundada em 2018, a Feedz conta com mais de 1.000 clientes e aproximadamente 140 colaboradores.

De acordo com a Totvs, a ‘HR Tech’ teve crescimento de 3 dígitos na receita líquida nos últimos 2 anos. Também registrou, com base no resultado de julho de 2022, receita bruta anualizada de aproximadamente 22 milhões de reais.

“Com a aquisição da Feedz, a Totvs amplia suas soluções voltadas para HXM (gestão da experiência humana), fortalecendo seu portfólio para a área de Recursos Humanos”, afirmou a empresa no comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

(Por Paula Arend Laier)

 

 https://www.istoedinheiro.com.br/totvs-fecha-acordo-para/

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

As oportunidades que cercam o evento Person of the Year em Nova York - O evento, promovido pela Brazilian-American Chamber of Commerce, é realizado desde 1970

As oportunidades que cercam o evento Person of the Year em Nova York

O evento, promovido pela Brazilian-American Chamber of Commerce, é realizado desde 1970
 (Arturo Holmes/Getty Images)
(Arturo Holmes/Getty Images)
Money Report – Aluizio Falcão FilhoPublicado em 09/05/2022 às 18:24.

O evento Person of the Year, promovido pela Brazilian-American Chamber of Commerce, é realizado desde 1970. Neste jantar de gala, são homenageadas duas personalidades que se destacaram no ano, tanto do lado brasileiro como do americano. Por conta da pandemia, a cerimônia de 2020 ocorrerá finalmente na noite de hoje. Luiza Helena Trajano, pelo Brasil, e Virginia Rometty (CEO da IBM), são as escolhidas. Pela primeira vez, duas mulheres serão agraciadas simultaneamente com o prêmio.

De alguns anos para cá, o evento da Câmara acabou estimulando uma agenda paralela com seminários, workshops, jantares e almoços que reúnem o público que vem a Nova York do Brasil. Esta agenda cresceu tanto que a semana em que a homenagem da entidade ganhou o apelido de Brazilian Week.

MONEY REPORT, desde 2018, traz sua comitiva para o POY e também realiza eventos dentro deste período. Em 2022, teremos um debate no dia 10 sobre macroeconomia e sustentabilidade no edifício-sede da Organização das Nações Unidas, em parceria com Aya, iniciativa do empresário Alex Allard e da ex-secretária estadual Patricia Ellen (teremos também como palestrantes Paula Gala, economista-chefe do Banco Master, e Rafael Tello, diretor do Ambipar Group).

No dia seguinte, realizaremos um almoço com a Solstic Advisors, comandada por Flavio Batel, e um jantar em parceria com o Banco Master, cujas principais lideranças são de Mauricio Quadrado e Daniel Vorcaro. Em 12 de Maio, haverá uma visita de nossa comitiva à NYSE, a bolsa de valores nova-iorquina.

 

O evento Person of the Year, promovido pela Brazilian-American Chamber of Commerce, é realizado desde 1970. Neste jantar de gala, são homenageadas duas personalidades que se destacaram no ano, tanto do lado brasileiro como do americano. Por conta da pandemia, a cerimônia de 2020 ocorrerá finalmente na noite de hoje. Luiza Helena Trajano, pelo Brasil, e Virginia Rometty (CEO da IBM), são as escolhidas. Pela primeira vez, duas mulheres serão agraciadas simultaneamente com o prêmio.

De alguns anos para cá, o evento da Câmara acabou estimulando uma agenda paralela com seminários, workshops, jantares e almoços que reúnem o público que vem a Nova York do Brasil. Esta agenda cresceu tanto que a semana em que a homenagem da entidade ganhou o apelido de Brazilian Week.

MONEY REPORT, desde 2018, traz sua comitiva para o POY e também realiza eventos dentro deste período. Em 2022, teremos um debate no dia 10 sobre macroeconomia e sustentabilidade no edifício-sede da Organização das Nações Unidas, em parceria com Aya, iniciativa do empresário Alex Allard e da ex-secretária estadual Patricia Ellen (teremos também como palestrantes Paula Gala, economista-chefe do Banco Master, e Rafael Tello, diretor do Ambipar Group).

No dia seguinte, realizaremos um almoço com a Solstic Advisors, comandada por Flavio Batel, e um jantar em parceria com o Banco Master, cujas principais lideranças são de Mauricio Quadrado e Daniel Vorcaro. Em 12 de Maio, haverá uma visita de nossa comitiva à NYSE, a bolsa de valores nova-iorquina.

 Em 2022, o grupo de MONEY REPORT, em um total que supera 60 empresários e executivos, conta com o principais patrocinadores a Ambipar e o Banco Master. A terceira edição desta série de eventos em Nova York também conta com o patrocínio de BTG Pactual, Carrefour, Grupo Comolatti, Global Forest Bond, Agência Pátria, Promoação, Sinerlog, Solstic e Instituto Ybi – além do apoio de Adobe e da Macquarie.

Nos últimos anos, a quantidade de brasileiros que vem a Nova York para prestigiar a Brazilian-American Chamber cresce substancialmente. Mas muitos acabam vindo à Big Apple apenas para usufruir da agenda que ocorre nos dias próximos à premiação. Praticamente todos os grandes bancos, por exemplo, realizam encontros para oferecer aos seus clientes os mais variados conteúdos e debates de alto nível.

Trata-se de um momento único. CEOs de grandes empresas e fundadores de grandes grupos brasileiros são vistos em restaurantes ou passeando na Quinta Avenida, como turistas anônimos. Essa situação permite aproximações que seriam impossíveis em solo brasileiro. Por isso, muitos investem tempo e dinheiro para obter alguns minutos de atenção dos grandes líderes da iniciativa privada nacional. Afinal, uma oportunidade como essa acontece apenas uma vez por ano. Quem tem uma ideia boa para vender – nem que seja durante um minuto – agarra essa chance com unhas e dentes.

Já vi isso acontecer algumas vezes. E, assim, testemunhar o nascimento de empreitadas de sucesso. Neste ano, certamente ocorrerá a mesma coisa – e veremos novos empreendimentos florescendo por conta destas conversas daqui a alguns meses.Nestas situações, a capacidade de se comunicar e vender rapidamente um novo conceito de negócios, sem ansiedade ou impetuosidade exagerada, fala mais alto. E os empresários, mais que nunca, estão com os ouvidos abertos para escutar propostas do gênero. Especialmente em um ambiente como o proporcionado pela câmara americana.

 

 https://exame.com/colunistas/money-report-aluizio-falcao-filho/as-oportunidades-que-cercam-o-evento-person-of-the-year-em-nova-york/?gclid=EAIaIQobChMIlrOnzJXl-QIVYxPUAR1H1wfwEAAYASAAEgJ5XPD_BwE

Wall Street tem queda com negociações instáveis após discurso de Powell


Wall Street tem queda com negociações instáveis após discurso de Powell

Operadores trabalham no salão da Bolsa de Valores de Nova York


Por Bansari Mayur Kamdar e Devik Jain

(Reuters) – Os principais índices de Wall Street ampliavam perdas nesta sexta-feira, depois que comentários do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, sugeriram que o banco central norte-americano continuará elevando a taxa de juros para controlar a inflação, levando os operadores a apostar em uma grande alta no próximo mês.

A economia dos Estados Unidos precisará de uma política monetária rígida “por algum tempo” antes que a inflação esteja sob controle, um fato que significa crescimento mais lento, um mercado de trabalho mais fraco e “alguma dor” para famílias e empresas, disse Powell, alertando para o rápido aumento dos preços.

Os operadores do mercado de juros veem cerca de 55% de chances de um aumento de 75 pontos-base na taxa em setembro, contra 45% antes do discurso. [FEDWATCH]

As ações de alto crescimento, que tendem a ter desempenho superior em um ambiente de juros baixos, também caíam. Apple Inc , Amazon.com Inc e Alphabet Inc caíam entre 0,2% e 2,1%.

Dados anteriores mostraram que os gastos do consumidor nos EUA aumentaram pouco em julho, mas a inflação diminuiu consideravelmente, o que poderia dar ao Fed espaço para reduzir seus aumentos agressivos na taxa de juros.

Às 11:37 (de Brasília), o índice S&P 500 perdia 0,62%, a 4.173,27 pontos, enquanto o Dow Jones caía 1,21%, a 32.888,76 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 0,75%, a 12.544,70 pontos.

 

Arrecadação federal cresce 7,5% em julho e tem recorde para o mês


Crédito: REUTERS/Bruno Domingos

De janeiro a julho, o crescimento real da arrecadação foi de 10,44% (Crédito: REUTERS/Bruno Domingos)


Por Isabel Versiani
 

BRASÍLIA (Reuters) -A arrecadação do governo federal voltou a bater recorde em julho, com alta real de 7,47% sobre o mesmo mês do ano passado, ainda beneficiada pelo maior recolhimento das empresas ligadas à exploração de commodities, em particular petróleo, mostraram números divulgados pela Receita Federal nesta sexta-feira.

A arrecadação somou 202,588 bilhões de reais no mês passado, maior resultado para o mês da série histórica da Receita corrigida pela inflação, iniciada em 1995.

De janeiro a julho, o crescimento real foi de 10,44%, somando 1,292 trilhão de reais, também com o desempenho mais forte para o período da série.

O crescimento da arrecadação se deu a despeito de desonerações promovidas pelo governo no IPI e o PIS-Cofins sobre combustíveis, que somadas tiveram impacto negativo de 3,9 bilhões de reais sobre as receitas do mês, segundo o fisco.

As receitas administradas pela Receita cresceram 5,2% em termos reais em julho, para 181,3 bilhões de reais, enquanto aquelas administradas por outros órgãos, com peso grande do recolhimento de royalties sobre a exploração de petróleo, subiram 31,4%, a 21,3 bilhões de reais.

No geral, os setores da economia em que a arrecadação mais cresceu no mês foram combustíveis, com alta de 88% sobre julho do ano passado, para 10 bilhões de reais, e extração de petróleo e gás (+197,6%, a 1,243 bilhão de reais) –cujos preços internacionais têm se mantido elevados em meio à guerra da Ucrânia.

A Receita também destacou a alta de 52,5% do recolhimento do imposto de renda sobre rendimentos de capital, que somou 6,376 bilhões de reais, impulsionado principalmente pela arrecadação dos investimentos em renda fixa, cuja rentabilidade tem aumentado em meio à elevação da taxa básica de juros.

A arrecadação bateu recordes em todos os meses deste ano. O coordenador de Previsão e Análise da Receita Federal, Marcelo Gomide, afirmou que a expectativa é de desaceleração da alta nos meses à frente, uma vez que a base de comparação do segundo semestre de 2021, quando as receitas já tinham ganho tração após o baque maior da pandemia, é mais elevada.

A expectativa do governo é que as receitas administradas fechem o ano com crescimento de 4% a 5%, com a alta total podendo ficar acima disso com o impulso da taxação do petróleo.

(Por Isabel Versiani; edição de Luana Maria Benedito e José de Castro)


 

Como manter uma grife inesquecível ao longo do tempo

 


Encontrar o ponto de equilíbrio entre preservar e evoluir é um dos segredos 
 
 
A Visa se tornou o cartão de consumo preferido para compras familiares e pessoais, para viagens pessoais e entretenimento, e até mesmo para viagens internacionais

Algumas teorias do branding revelam o caminho das pedras para que as marcas continuem presentes – e relevantes – no cotidiano das pessoas, ao longo de tempo "Manter uma marca forte significa acertar no correto equilíbrio entre a continuidade e a mudança", ensina Kevin Lane Keller, autor do livro Strategic Brand Management. A obra é focada no "como" e "porquê" da gestão da marca e fornece diretrizes táticas específicas para o planejamento, construção, medição e gestão de brand equity.

Na visão de Keller, qualquer grife que pretenda ser importante para um público específico deve seguir alguns passos indispensáveis. O primeiro deles é oferecer os benefícios que os consumidores realmente desejam. Além disso, a estratégia de preço tem de ser baseada na percepção de valor dos clientes. "A combinação certa de qualidade, design, recursos, custos e preços do produto é muito difícil de alcançar, mas vale a pena o esforço. Muitos gerentes desconhecem lamentavelmente como o preço pode e deve se relacionar com o que os clientes pensam de um produto e, portanto, cobram muito pouco ou muito", alerta o também professor de marketing da Tuck School of Business da Dartmouth College, universidade sediada no estado de New Hampshire, nos Estados Unidos.

Permanecer relevante, ser consistente e estar devidamente posicionada completam os cinco primeiros mandamentos do que Keller chamou de "boletim da marca". Posicionamento, aliás, é fundamental, na visão do especialista. Ele cita a Visa como um bom exemplo para esse caso. Nas décadas de 1970 e 1980, a American Express manteve a marca de alto perfil no mercado de cartões de crédito por meio de uma série de programas de marketing altamente eficazes. Alardeando que "a adesão tem seus privilégios", a American Express passou a significar status, prestígio e qualidade. Em resposta, a Visa introduziu os cartões Gold e Platinum e lançou uma campanha de marketing agressiva para aumentar o status de seus cartões para corresponder aos cartões American Express.

"A Visa também desenvolveu, junto aos comerciantes, um extenso sistema de entrega para se diferenciar com base em conveniência e acessibilidade superiores", relata. As campanhas publicitárias exibiram locais desejáveis, como restaurantes famosos, resorts e eventos que não aceitaram a American Express enquanto proclamavam "Visa. Está em todos os lugares que você quer estar." A mensagem aspiracional reforçou de forma inteligente a acessibilidade e o prestígio e ajudou a Visa a conquistar uma posição formidável para a marca. A Visa se tornou o cartão de consumo preferido para compras familiares e pessoais, para viagens pessoais e entretenimento, e até mesmo para viagens internacionais, um antigo reduto da American Express. No Rio Grande do Sul, a marca permaneceu por duas décadas como Top of Mind.

O guia ainda aconselha as marcas a sustentarem um portfólio que faça sentido, além de desenvolver e implementar atividades de marketing que lhes permitam fortalecer seu patrimônio ao longo do tempo. Para Keller, a Coca-Cola mostra como ninguém a melhor forma de cumprir essa tarefa. Keller afirma que a grife norte-americana faz excelente uso de muitos tipos de atividades de marketing, incluindo publicidade na mídia, promoções e patrocínio. Importante, também, manter um catálogo que vende mercadorias licenciadas e mídia interativa.

"Se os gestores de marca quantificarem, numa escala de um a dez, essas características, podem obter uma medida do brand equity que lhes permite maximizar todos os elementos referidos com o objetivo de conseguir uma marca forte", destaca Keller. "O brand equity estabelece a ponte entre o passado, o presente e o futuro da marca. Se em última instância a força da marca reside na mente dos seus consumidores, serão eles a decidir o futuro da marca. Nesse sentido, o brand equity permite aos gestores perceberem se as atividades de marketing desenvolvidas atingiram os resultados esperados e, caso seja necessário, adequá-las ao futuro", escreveu.

Esse conteúdo é parte integrante do caderno Top of Mind RS 2022, publicação do Grupo AMANHÃ. Consolidado como uma espécie de Oscar das marcas mais lembradas pelos consumidores do Rio Grande do Sul, o Top of Mind, realizado desde 1991, é pioneiro no país.

Leia a publicação completa clicando aqui, mediante pequeno cadastro.

Confira na íntegra o evento no canal do YouTube do Grupo AMANHÃ.

 

 https://amanha.com.br/categoria/branding/como-manter-uma-grife-inesquecivel-ao-longo-do-tempo?utm_campaign=NEWS+DI%C3%81RIA+PORTAL+AMANH%C3%83&utm_content=Como+manter+uma+grife+inesquec%C3%ADvel+ao+longo+do+tempo+-+Grupo+Amanh%C3%A3+%283%29&utm_medium=email&utm_source=EmailMarketing&utm_term=News+Amanh%C3%A3+26_08_2022