Atuação:
Consultoria multidisciplinar, onde desenvolvemos trabalhos nas seguintes áreas: fusão e aquisição e internacionalização de empresas, tributária, linhas de crédito nacionais e internacionais, inclusive para as áreas culturais e políticas públicas.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) participou na manhã desta terça-feira (14) do Lançamento do Centro de Pesquisa em Engenharia para a Mobilidade Aérea do Futuro, em São José dos Campos. O ato aconteceu no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica)
e contou com a presença do vice-governador, Felicio Ramuth (PSD) e do
secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e
ex-reitor da USP, Vahan Agopyan.
A nova unidade, que possui como marca fantasia, o nome FLYMOV, terá como foco três áreas de pesquisa:
Estudos para aviação com objetivo de mitigar os efeitos de carbono;
Criação de sistemas autônomos de voo;
Projeto
de Manufatura Avançada, que trata da montagem final de forma
inteligente de aeronaves, robotizadas, com divisão de trabalho entre
homem e robô.
Tarcísio de Freitas
Para
Tarcísio de Freitas, a data de hoje é um “Dia de Celebração”, pela
inovação anunciada no ITA. Em sua fala, o governador comentou sobre a
certeza de que o Brasil será protagonista na Mobilidade Aérea
Industrial, na liderança de redução de poluentes na aviação civil, na
produção dedicada a sistemas autônomos de voo, e quem sabe ainda, na
produção de veículos individuais de voo.
Tarcício
também comentou da importância de manter no Brasil os pesquisadores,
com alinhamento de capitais privados e públicos, com uma lógica de
desenvolvimento em rede, agregada em um Centro como este que está sendo
montado em São José, o que irá manter os talentos atuando no país e
gerando empregos.
FLYMOV
O
centro de pesquisa, que será instalado no Instituto Tecnológico de
Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos deverá reunir mais de 120
pessoas diretamente envolvidas (pesquisadores, estudantes de iniciação
científica, mestrado e doutorado) do ITA, Embraer, UNICAMP e do Centro
de Engenharia de São Carlos da Universidade de Sçao Paulo (USP).
Com
investimento previsto de R$ 48 milhões nos próximos cinco anos, o
Centro de Pesquisa em Engenharia Aérea do Futuro (CPE-MAF), será
implementado em parceria com a Embraer, e tem como meta o aumento da
competitividade da indústria aeronáutica nacional, e a sustentabilidade
do transporte aéreo para a geração de valor.
São R$ 24 milhões por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
(Fapesp) e o mesmo valor será aplicado pela Embraer. Durante o evento,
também foi anunciada a adesão da Unicamp no empreendimento.
Dr. Mario Antonio Zago, Presidente da Fapesp
O
professor Zago ressaltou que o principal motivo de São Paulo estar na
vanguarda da ciência nacional, é porque existem instituições importantes
como Fapesp, ITA, Embraer e UNICAMP, que quando atuam juntas, é motivo
para celebrar e objetivar retornos importantes em tecnologia e inovação.
Até
agosto deste ano, segundo o gestor, será lançado um novo edital no
valor de R$ 120 milhões para a busca de soluções que serão inseridas
juntamente com a participação de diversas secretarias, objetivando, por
exemplo, ações de prevenção para mitigar ações de desastres no país.
Reitor do ITA
O
reitor do ITA, Anderson Correia, enfatizou a fabricação de aviões
elétricos, com baixa emissão de carbono no país, além da possibilidade
de geração de empregos na região. O desenvolvimento dessas novas
tecnologias, irá contribuir também a Força Brasileira, na fabricação de
aeronaves para o território nacional e para o mundo. Ainda, segundo o
reitor, o investimento anunciado hoje, não traz apenas retorno
econômico, mas também uma verdadeira reforma social, em que todos saem ganhando, com inovação e geração de empregos
A Corteva, a Bunge e a Chevron anunciaram nesta terça-feira,
14, que trabalharão juntas para introduzir híbridos de canola safra de
inverno que produzem óleo vegetal com uma pegada de carbono mais baixa. O
objetivo é tentar aumentar a disponibilidade de matérias-primas para o
crescente mercado doméstico de combustíveis renováveis.
As empresas afirmaram que os híbridos de canola de inverno da Corteva
podem ser usados em um sistema de cultivo duplo, seguindo a soja ou o
algodão.
Com isso, a Bunge Chevron Ag Renewables, uma joint venture entre a
Bunge e a petrolífera Chevron, planeja fechar negócio com agricultores
para comprar a canola colhida na estação e usar o óleo para produzir
combustível renovável.
As três companhias ainda disseram que a canola safra de inverno, que
planejam introduzir no sul dos Estados Unidos, criará uma nova
oportunidade de receita para os agricultores com uma rotação sustentável
de culturas, acrescentando que esperam conduzir um programa piloto no
cultivo na temporada de 2022/23.
As ações da companhia dona de
marcas como Natura e Avon despencavam cerca de 16% por volta de 11h55,
liderando as perdas do Ibovespa, que subia 0,4% (Crédito: REUTERS/Amanda
Perobelli)
SÃO PAULO (Reuters) – A fabricante de cosméticos Natura&Co
avalia que conseguirá entregar neste ano uma melhora de seus
resultados, após amargar no quarto trimestre prejuízo e queda de
faturamento, afirmaram executivos da companhia nesta terça-feira.
As ações da companhia dona de marcas como Natura, Avon, Aesop e The
Body Shop despencavam cerca de 16% por volta de 11:55, liderando as
perdas do Ibovespa, que subia 0,4%.
“Quero reforçar minha confiança total em nossa jornada para
recuperação da lucratividade”, afirmou o presidente-executivo, Fábio
Barbosa, em conferência com analistas em inglês.
O executivo não fez projeções precisas, mas afirmou que ações
executadas pela empresa no ano passado, que incluíram revisão da
presença da The Body Shop, reajustes de preços e integrações de
operações de marcas devem gerar frutos em 2023.
A companhia está focada em melhoria de margem de lucro antes de
juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) e geração de fluxo
de caixa em 2023, depois de encerrar 2022 com queda de quase 24% no
Ebitda ajustado e ver a margem recuar de 10,3% para 8,7%.
Executivos da companhia afirmaram que a Natura&Co ainda vê
espaços para aumentos de preços de produtos em alguns países. Na América
Latina, as receitas da marca Natura subiram 17,5% no quarto trimestre
sobre um ano antes, enquanto a Avon mostrou evolução de 2,2% na região,
pressionada por desempenho negativo da marca fora do Brasil.
Executivos da empresa afirmaram que a marca Avon está tendo
desempenho positivo em algumas regiões como Oriente Médio e Ásia e
Pacífico. Mas na Europa Central a marca tem sido impactada pela guerra
na Ucrânia, enquanto Europa Ocidental e mercados desenvolvidos
registraram resultados mais fracos.
“Nossos negócios no Brasil estão indo extremamente bem e a Avon
melhorou lucratividade. Na América Latina enfrentamos ventos
contrários…mas a marca Natura se provou na região e na Avon toda a
reestruturação começou a melhorar a lucratividade”, disse Barbosa.
Analistas do BTG Pactual consideraram fracos os resultados do quarto
trimestre da Natura&Co, afirmando que a recuperação difícil da
companhia os deixa mais conservadores em relação à empresa. Barbosa
citou em seus comentários que 2023 será mais um ano “desafiador”.
Luiz Guanais e equipe de analistas do BTG afirmaram em relatório a
clientes enxergar a alta alavancagem em meio a um cenário de juros altos
e os problemas na reformulação de suas operações Avon – na América
Latina e no exterior – e The Body Shop como principais desafios.
Durante a conferência, executivos da Natura&Co afirmaram que a
empresa está “trabalhando em sua estrutura de capital”, mas não deram
detalhes sobre eventuais ações futuras.
A Natura&Co encerrou 2022 com dívida líquida de 7,44 bilhões de
reais, alta de quase 25% sobre um ano antes. A alavancagem medida pelo
Ebitda sobre a dívida líquida passou de 1,52 vez para 3,49 vezes.
(Por Alberto Alerigi Jr., com reportagem adicional de Paula Arend Laier)
LONDRES (Reuters) – O colapso dramático do Silicon Valley Bank e a
turbulência do mercado que ele desencadeou fazem parte da “batalha
entre fogo e gelo” nos esforços globais para conter a inflação após anos
de dinheiro fácil, disse o copresidente do Morgan Stanley, Ted Pick,
nesta terça-feira.
Os aumentos acentuados nas taxas de juros pelo Federal Reserve e
outros bancos centrais para combater os crescentes preços ao consumidor
inevitavelmente levaram a surtos de estresse, disse Pick na Morgan
Stanley European Financials Conference, acrescentando que os bancos
norte-americanos SVB e Signature Bank foram vítimas dessas
circunstâncias.
“Isso faz parte do processo de girar o botão para apertar as
condições financeiras e garantir que estamos no caminho certo para
normalizar um mundo com taxas de juros mais altas”, disse Pick.
“Mas pode muito bem haver surpresas, pode muito bem haver reações”,
disse ele, acrescentando que o mercado está no meio de uma luta para
“matar a inflação” que será travada em 12 a 18 meses.
O executivo-chefe do Lloyds, Charlie Nunn, disse anteriormente ao
evento que os bancos britânicos ainda não estavam vendo uma “voo para a
qualidade” nos depósitos entre clientes nervosos com a segurança dos
seus recursos após o colapso do SVB.
Os principais bancos dos Estados Unidos, incluindo JPMorgan e
Citigroup, viram uma onda de clientes solicitando a transferência de
suas contas para bancos maiores, informou o Financial Times nesta terça.
Os analistas do Goldman Sachs disseram em nota na segunda-feira que o
estresse bancário dos Estados Unidos pode se espalhar diretamente para
os bancos europeus.
O Santander foi descrito como a única instituição com “exposição
significativa” aos detentores de depósitos dos Estados Unidos, com cerca
de 12% do total de depósitos nos Estados Unidos, enquanto o HSBC tinha
6% e o Barclays tinha 8% nas Américas como um todo, disse a pesquisa.
A diversidade da Suíça se reflete em sua
culinária. Recentemente publicado, o livro "O Patrimônio Culinário
Suíço" pinta um retrato tanto gastronômico como cultural da cozinha
regional suíça.
Entrevista.
Um apanhado. Este é o termo que vem imediatamente à mente para descrever este livro de 661 páginasLink externo.
O autor, o jornalista de gastronomia Paul Imhof, viajou anos pela Suíça
recolhendo informações de um vasto leque de pessoas ativas nas áreas de
agricultura, restaurantes e comércio de alimentos, mas também em
bibliotecas. O resultado é uma coleção abrangente de dados sobre cada
produto, incluindo suas origens, história, método de produção e área de
distribuição.
Este trabalho reúne em um único livro um inventário
culinário realizado entre 2005 e 2008 pela Associação do Patrimônio
Culinário Suíço com a apoio dos cantões e especialistas de diferentes
campos (acadêmicos, históricos, setoriais etc.), sob mandato da
Confederação, e que tem sido constantemente atualizado desde então. O
objetivo do inventário é fornecer uma visão o mais abrangente possível
dos produtos da culinária suíça. Para serem incluídos, os produtos devem
atender a três critérios: serem ainda consumidos, existirem há pelo
menos 40 anos e terem uma ligação especial com a Suíça.
Mas este
livro, que enumera mais de 450 produtos, não é um simples inventário.
Proporciona também uma melhor compreensão da Suíça e de seu povo. "De
fato, a tradição culinária é também uma viagem através da história,
geografia, cultura e sociologia de um país", destaca Olivier Girardin,
presidente da Associação do Patrimônio Culinário Suíço.
swissinfo.ch: O que diz o patrimônio culinário sobre a Suíça?
Olivier
Girardin: Existem vários produtos regionais suíços. Temos um patrimônio
muito rico, o que mostra que a Suíça é um país de confluências no
centro da Europa, com várias culturas e diversas fronteiras. Essa
diversidade se reflete em sua culinária.
O
livro "Patrimônio Culinário Suíço" está disponível em francês desde o
final de 2022. Uma versão em alemão será publicada na primavera de 2023.
Editions infolio
Semelhante patrimônio mostra também como se vivia no mundo
rural, onde nada se perdia e tudo se transformava. A cozinha suíça
inclui uma grande variedade de queijos, mas também embutidos e carnes
secas, o que atesta o cuidado tomado na conservação dos produtos. Esta
herança culinária está ligado ao fato de uma grande parte do território
se situar nas montanhas, onde no inverno só se podia comer o que se
podia conservar.
swissinfo.ch: Em suma, trata-se sobretudo
da cozinha rural de um país relativamente pobre. Estamos bastante longe
do esplendor da cozinha de Versalhes...
O.G.:
Perfeitamente. Este caráter rural e relativamente pobre é um elemento
central do patrimônio culinário da Suíça. Mas a Suíça é também um país
industrial – e esse é o lado mais moderno dessa herança – onde os
produtos provêm da nossa indústria alimentar com grandes grupos como a
Nestlé. Entre os produtos clássicos deste tipo estão a famosa pasta
alimentícia Cenovis ou a mostarda Thomy.
swissinfo.ch: Os pontos em comum da cozinha suíça têm sido evocados, mas existem também grandes diferenças entre as regiões?
O.G.:
Existem, naturalmente, produtos típicos de diferentes regiões. Por
exemplo, o cardo é muito conhecido em Genebra, mas não em outras partes
da Suíça. No leste do país, existe um tipo de milho (Riebelmais) [GA1]
que não é encontrado em todos os lugares.
Mas, além dos produtos, é
interessante notar que o vínculo com a alimentação é diferente de
acordo com a região. Podemos ver que na Suíça de língua alemã, as
pessoas são mais sensíveis ao modo de produção, por exemplo, com
alimentos orgânicos. Na Suíça latina, as pessoas são mais sensíveis à
gastronomia local. O aspecto gustativo é muito mais acentuado no lado
latino do que no lado alemão, onde o bem-estar do animal é tido mais em
conta.
É interessante notar que se utiliza de um produto para
falar sobre diferenças culturais entre a Suíça alemã e a Suíça latina.
De fato, fala-se da "barreira do rösti", embora seja consumido também na
Suíça francófona. A identidade está também ligada à alimentação, e por
isso é importante para a coesão nacional saber o que se come noutras
partes do país.
swissinfo.ch: Diante da globalização e da uniformização dos gostos, até que ponto é saudável o patrimônio culinário suíço?
O.G.:
Podemos constatar que ele ganhou interesse. Os restaurantes gourmets
incluem de bom grado produtos locais em seu cardápio. Assistimos também a
um ressurgimento do interesse do público em consumir produtos regionais
sazonais, o que está em sintonia com os tempos.
Por outro lado,
no consumo quotidiano, a conservação desse patrimônio é um pouco menos
evidente. Transmiti-la aos jovens é um verdadeiro desafio.
swissinfo.ch: Alguns produtos até desaparecem completamente. Por quê?
O.G.:
Há uma mudança nos hábitos alimentares. A sociedade moderna perdeu de
certa forma o hábito de cozinhar, o que contribui para o desaparecimento
de produtos – por exemplo, o refogado de porco – que requerem uma
preparação mais longa ou mais complexa.
Além disso, muitos
produtos que são processados para serem preservados requerem grande
conhecimento por parte de artesãos como açougueiros, padeiros ou
queijeiros. Contudo, o processamento de alimentos tornou-se altamente
industrializado, o que levou à perda de parte desse conhecimento.
No
entanto, há também novos produtos que vão surgindo e que ultrapassaram o
fatídico limite de 40 anos para serem inscritos no patrimônio
culinário. É o caso, por exemplo, do azeite do Ticino, um dos últimos
produtos que incluímos no patrimônio.
Conteúdo externo
Présentation du livre dans le Téléjournal de la RTS du 04.01.2023
swissinfo.ch: Recentemente, tem-se falado muito de ecologia e
de circuitos curtos. Será esta uma oportunidade para o nosso patrimônio
culinário?
O.G.: Com efeito, penso que esse retorno às
nossas raízes é uma oportunidade. É o oposto de uma globalização em que
os alimentos são totalmente homogeneizados. É preciso explicar que os
produtos inscritos no patrimônio culinário andam de mãos dadas com o
conhecimento, a produção ecológica, o consumo racional e a tradição.
swissinfo.ch:
No exterior, as pessoas costumam perguntar qual é o produto ou prato
típico da Suíça. Qual é a resposta mais frequente?
O.G.:
Muitas vezes pensamos no fondue ou na raclette. Tais produtos têm a
vantagem adicional de serem fáceis de transportar e preparar. Há também
queijos, como o gruyère ou o tête de moine (cabeça de monge), que fazem
também muito sucesso no mercado de exportação, embora as quantidades
produzidas não sejam as mesmas para ambos.
swissinfo.ch: Portanto, o queijo é realmente o produto suíço por excelência...
O.G.:
Sim, o queijo e tudo o que lhe está associado. Mas também há salsichas.
A Suíça tem cerca de 450 delas! Para mim, se tivesse de escolher um
único produto suíço por excelência, seria a cervela; todo mundo consome,
em todas as regiões. Também podemos notar a importância da categoria de
produtos de panificação e confeitaria, pois é a mais representada em
número de especialidades inscritas no patrimônio culinário suíço.
swissinfo.ch: Outra questão que se coloca frequentemente é qual é o prato tradicional suíço de Natal. Qual é a resposta?
O.G.:
Depende, porque a tradição não é a mesma em todas as regiões. Mas hoje
em dia, é claro que o fondue chinês ou o peru é o prato mais popular. No
entanto, é entre as sobremesas que devemos procurar um produto
tradicional que seja comum a todo o país, com o büche de Noël (tronco de
Natal) que, mesmo não sendo especificamente suíço, é consumido em toda a
Suíça. Há também pães de erva-doce e todos os biscoitos de Natal que se
encontram em todo os lugares, mesmo que apresentem variedades
regionais.
swissinfo.ch: Poderíamos promover melhor os produtos suíços no exterior?
O.G.:
Um dos melhores produtos exportados é o queijo. Esta é uma tradição
muito longa que às vezes remonta a séculos, por exemplo com o sbrinz.
Mas é importante compreender que a Suíça produz apenas 50% de seus
alimentos. Consequentemente, a exportação de produtos alimentares não é
realmente um problema; nosso forte são produtos de nicho.
No
entanto, espero que este livro ajude a tornar este rico patrimônio mais
conhecido no exterior. Meu sonho seria que cada embaixada suíça
possuísse um exemplar.
Uma parte é por danos morais coletivos e outra, individuais
Marcos Graciani
Os valores do dano moral coletivo serão revertidos para entidades, fundos ou projetos visando a recomposição do dano
O
Ministério Público do Trabalho (MPT) informou ter assinado um termo de
ajuste de conduta (TAC) com as vinícolas Aurora, Garibaldi e Salton,
envolvidas no flagrante de trabalho análogo à escravidão ocorrido em
Bento Gonçalves (RS), em 22 de fevereiro. Pelo acordo, as vinícolas se
comprometeram a pagar R$ 7 milhões em indenizações, sendo R$ 5 milhões
por danos morais coletivos e R$ 2 milhões por danos individuais, a ser
dividido entre os resgatados. O prazo de pagamento é de 15 dias a partir
do fornecimento da listagem dos beneficiados.
"Os
valores do dano moral coletivo serão revertidos para entidades, fundos
ou projetos visando a recomposição do dano", destacou o MPT, em nota.
Conforme as investigações, as três vinícolas envolvidas no caso
contrataram mão de obra terceirizada fornecida pela Fênix Serviços
Administrativo, que teria então mantido os trabalhadores, a maioria de
origem baiana, em condições degradantes. Pelos termos do TAC, as
vinícolas gaúchas se comprometeram a zelar pela obediência de princípios
éticos ao contratar trabalhadores diretamente ou de forma terceirizada;
abster-se de participar ou praticar aliciamento, de manter ou admitir
trabalhadores por meios contrários à legislação do trabalho, de utilizar
os serviços de empresas de recrutamento inidôneas; garantir e
fiscalizar áreas de alojamentos, vivência e fornecimento de alimentação e
somente contratar serviços de terceirização com empresas com capacidade
econômica compatível com a execução do serviço contratado.
Também
será preciso que elas fiscalizassem as medidas de proteção à saúde e à
segurança do trabalho adotadas pelas terceirizadas e exijam o registro
regular em carteira de todos os trabalhadores contratados para prestação
de serviços, bem como os pagamentos de salários e verbas rescisórias.
As três vinícolas terão de promover, entre outras empresas do setor e
entre associados de suas cooperativas, estratégias de conscientização e
orientação, contemplando seminários sobre boas práticas e cumprimento de
legislação sobre direitos trabalhistas e direitos humanos, inclusive
abordando temas de segurança, saúde e medicina do trabalho e trabalho em
condições análogas à de escravo. O descumprimento de cada uma das
cláusulas fica sujeito a multa de R$ 300 mil por violação.
Em
decisão paralela, o juiz Silvonei do Carmo, da 2ª Vara do Trabalho de
Bento Gonçalves, concedeu pedido de liminar feito pelo MPT e autorizou o
bloqueio de R$ 3 milhões de Pedro Augusto Oliveira de Santana, dono da
Fênix Serviços Administrativos e Apoio à Gestão de Saúde Ltda. Isso
porque o empresário se recusou a assinar o TAC com o MPT. A quantia foi
bloqueada de modo a garantir o pagamento de indenizações em caso de
eventual condenação criminal. A empresa já pagou, emergencialmente, no
dia do resgate dos trabalhadores, R$ 1,1 milhão em verbas rescisórias.
Em
22 de fevereiro, uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal
(PRF), Polícia Federal (PF) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
resgatou 207 trabalhadores que enfrentavam condições de trabalho
degradantes em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O resgate ocorreu
depois que três trabalhadores que fugiram do local contataram a PRF, em
Caxias do Sul (RS), e fizeram a denúncia. Atraídos pela promessa de
salário de R$ 3 mil, os trabalhadores relataram enfrentar atrasos nos
pagamentos dos salários, violência física, longas jornadas e oferta de
alimentos estragados. Eles revelaram ainda que, desde que chegaram, no
início do mês, eram coagidos a permanecer no alojamento, sob pena de
pagar multa por quebra do contrato de trabalho. A PF prendeu um
empresário baiano responsável pela empresa, que foi encaminhado para o
presídio de Bento Gonçalves. Em notas, as vinícolas envolvidas disseram
que desconheciam as irregularidades praticadas contra os trabalhadores
recrutados pela empresa prestadora de serviços terceirizados.
O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas
(Republicanos), disse nesta segunda-feira, 13, que prevê a privatização
da Sabesp em 2024, sendo que a assinatura do contrato com a IFC, agência
do Banco Mundial, para estruturação da capitalização deve ocorrer até o
fim deste mês. Ao participar de almoço com empresários promovido pelo
Lide, o governador salientou que serão avaliados no estudo a ser
contratado todos os pontos de atenção, caso, por exemplo, de como serão
prestados os serviços em áreas não rentáveis.
“Acredito que é uma operação que pode transcorrer no ano que vem”,
afirmou Tarcísio, ao ser questionado sobre o prazo da privatização da
companhia de saneamento.
O governador ponderou que é preciso fazer a operação com cuidado, já que se trata de um projeto grande porte.
Por outro lado, citou a experiência com privatização, mencionando a
transferência ao capital privado da Eletrobras, ao demonstrar confiança
na venda da Sabesp.
Rodoanel
O governador de São Paulo disse também que está confiante que o
leilão do trecho Norte do Rodoanel, que será feito na terça-feira, 14,
será bem-sucedido. “Estou confiante de que o leilão do Rodoanel de
amanhã será bem-sucedido”, comentou.
O trecho Norte do Rodoanel vai consumir investimentos de R$ 4 bilhões e, segundo Tarcísio, em 2026 ele estará totalmente pronto.
Fazendo um paralelo com o seu tempo de ministro da Infraestrutura, Tarcísio brincou que já estava com saudades de bater o martelo num leilão de concessões e privatização.
Obras
O governador de São Paulo voltou a afirmar que não vai paralisar
nenhum projeto ou obra que vieram de governadores anteriores. “Não vamos
paralisar nada que veio do governo anterior. Foi assim que fiz quando
estive à frente do Ministério da Infraestrutura e assim vou fazer no
Governo do Estado de São Paulo. Obras não são de um governo ou de outro,
são do Estado, comentou Tarcísio.
De acordo com ele, as pessoas não entendem e não aceitam obras
paradas porque “obras paradas não geram taxas de retorno financeiro ou
social”. “Vamos tocar”, disse.
E para o governador, fazer São Paulo crescer com desenvolvimento
social é possível porque o Estado de São Paulo tem espaço para reduzir
despesas e ganhar fôlego para investimentos. “Acreditamos na aliança de
investimento público e privado”, reforçou.