Guilherme Dearo, de EXAME.com
Perfil dos brasileiros
São Paulo - A divisão básica por renda, entre classes A a E, pode já não representar devidamente o perfil múltiplo e dinâmico da população brasileira.
Um novo estudo criado pela Serasa Experian Marketing Service traz um novo e eficiente método de "dividir" a sociedade brasileira em perfis.
São 11 novas "classes" e suas subvisões, totalizando 40 grupos distintos.
Chamado de Mosaic Brasil, o modelo desenvolvido pela empresa mostra perfis bem específicos do consumidor brasileiro acima de 18 anos.
Foram usados dados socioeconômicos, demográficos, geográficos, comportamentais, de consumo e estilo de vida.
“O novo Mosaic prova que a sociedade não está genericamente dividida
apenas em classes A, B, C ou D”, explica o presidente da Serasa
Experian, José Luiz Rossi.
Foram usadas mais de 400 variáveis aplicadas a modelos matemáticos e
estatísticos para compor os perfis. Dados do Censo, do Pnad, de fontes
públicas, de institutos de pesquisa e dados sobre o mercado do próprio
Serasa entraram na conta.
Uso prático
Empresas brasileiras já estão usando o novo modelo em seus negócios e nova estratégias.
Segundo Juliana Azuma, superintendente da Serasa, “os perfis revelados
permitem que as instituições agreguem essas informações aos seus dados
internos para que obtenha uma visão segmentada desses consumidores e
possam entender de que forma devem endereçar suas ações, produtos e
serviços, criando soluções para os diferentes nichos".
Destaques
Um dos grupos que se destaca é o D, dos jovens adultos da periferia. É o
maior segmento, representando 16,8% da população acima de 18 anos.
Outro perfil de destaque e em crescimento é o dos idosos - com o
aumento da expectativa de vida, a pirâmide etária brasileira está
mudando.
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