REUTERS/Nacho Doce
Guilherme Dearo, de EXAME.com
São Paulo - Os consumidores estão cada vez mais "infiéis" na hora de comprar.
Essa é uma das conclusões do novo estudo da CVA Solutions, que pesquisou a força da marca e o valor percebido na percepção dos consumidores.
A pesquisa foi feita com 7.705 pessoas em agosto desse ano em todas as regiões do Brasil. 63 lojas do varejo foram citadas no total.
Segundo a pesquisa, por mais que eles visitem as lojas físicas de
eletrônicos e eletrodomésticos, dificilmente eles são "fisgados". No
fim, compram pela internet depois de pesquisar o menor preço.
O fenômeno é chamado de “show rooming” e já foi utilizado por 76% dos
consumidores. Ou seja, o consumidor visita uma loja física, conhece o
produto, mas antes de comprar pesquisa preços na internet.
Esse comportamento influencia na percepção das marcas pelos compradores.
A líder da Força de Marca é a Lojas Americanas, seguida das Casas Bahia. Nesse quesito, se beneficiam as empresas maiores, com mais presença no Brasil.
Em Valor Percebido a liderança é da Lojas Cem, seguida por Big e Pernambucanas.
Aqui as empresas menores entram com mais força na competição, já que
podem ser mais regionais, mas apresentam boa relação custo-benefício.
Desafios
Para Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, o varejo precisa
investir em tratamento diferenciado para evitar a infidelidade dos
clientes. Ele conta uma história para inspirar as marcas brasileiras:
"Recentemente, visitei a loja da Apple
em Nova York e lá fui atendido por somente uma pessoa, da abordagem
inicial ao pagamento final. O mesmo vendedor me explicou sobre os
produtos, me convenceu a comprar, foi até o estoque pegar o produto,
passou o cartão de crédito no caixa e ainda me entregou a sacola",
conta.
"Isso fisga o consumidor. Há uma atenção especial. Quando há váriar
pessoas nesse processo - uma pra abordar, outra pra buscar a caixa,
outra para fazer o pagamento etc - o cliente pode fugir. Usa do velho
'vou dar uma olhada em outros lugares e qualquer coisa eu volto'. Mas
ele não volta", explica Cimatti.
Já para o fenômeno crescente e inevitável das compras online,
Cimatti sugere o básico: que as lojas melhorem os seus sites,
deixando-os mais claros e com os dados técnicos dos produtos bem
escritos, para facilitar a pesquisa e a comparação.
Força da marca
Na pesquisa, essas foram as marcas mais bem avaliadas, onde podiam ser
citadas como "as melhores" e tinham índices de atração e rejeição por
parte dos compradores.
A conta é a atração menos a rejeição perante clientes e não clientes. Essas são as 10 mais fortes:
1 | Lojas Americanas | ||
---|---|---|---|
2 | Casas Bahia | ||
3 | Magazine Luiza | ||
4 | Fast Shop | ||
5 | Extra | ||
6 | Walmart | ||
7 | Ponto Frio | ||
8 | Carrefour | ||
9 | Bemol | ||
10 | Fnac |
Valor Percebido
O Valor Percebido é o custo-benefício percebido no mercado. Os 10 mais bem cotados:
1 | Lojas Cem |
---|---|
2 | Big |
3 | Pernambucanas |
4 | Bemol |
5 | Colombo |
6 | Casas Bahia |
7 | Ricardo Eletro |
8 | Eletro Shopping |
9 | Fast Shop |
10 | Magazine Luiza |
Os preferidos online
A pesquisa levantou que 65% das pessoas já compraram eletrônicos ou eletrodomésticos pela internet.
Esses são os sites mais populares:
1 | Lojas Americanas |
---|---|
2 | Submarino |
3 | Walmart |
4 | Extra |
5 | Casas Bahia |
6 | Shoptime |
7 | Magazine Luiza |
8 | Ponto Frio |
9 | Ricardo Eletro |
10 | Compra Fácil |
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