Um novo levantamento da Liga Ventures, em parceria com a PwC Brasil, mapeou 380 retail techs no país. Dentre as principais categorias de atuação das startups no segmento varejista, estão:
- comunicação e relacionamento com o cliente (11,05%),
- gerenciamento de loja (7,63%),
- análise de dados (6,32%),
- meios de pagamento (6,32%) e
- criação/personalização de e-commerce (6,32%).
A lista também contempla os segmentos de gestão de estoques (4,47%), experiência do cliente (4,47%), sustentabilidade (3,68%), fidelização do cliente (3,42%), lojas autônomas (3,16%), colaboradores (3,16%), logística (3,16%) e chatbots (3,16%).\
Investimentos
Em relação a investimentos, é possível ver que, após o pico do mercado de venture capital de 2021, o montante aportado em startups do setor voltou a parâmetros mais próximos aos períodos anteriores. Em 2022, foram R$ 902 milhões investidos. O número representa apenas 9% do investido em 2021, mas é um crescimento de 17% em relação a 2020. O estudo traz também os estados com maior distribuição de startups ativas. No primeiro lugar do ranking está São Paulo (45,26%), seguido de Santa Catarina (12,89%), Minas Gerais (7,63%), Paraná (7,11%), Rio de Janeiro (7,11%), Rio Grande do Sul (5,53%), Espírito Santo (2,63%), Pernambuco (2,37%), Bahia (1,84%) e Ceará (1,58%).
Maturidade
Com relação às tecnologias mais aplicadas entre as retail techs, destacam-se API (29%), Big Data (16%), Data Analytics (12%), Autoatendimento (9%) e Automação de Processos (7%). Já em relação ao público-alvo, o estudo mostra que 71% das startups têm como foco o mercado B2B.
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