A
rede Bob’s iniciou seu negócio de franquias com uma unidade na cidade
de Vitória (ES) há 40 anos. De 1984 para cá, a pioneira em fast-food no
Brasil ganhou mais concorrentes e tem agora o desafio de voltar a
aumentar seu número de restaurantes. A expectativa é abrir 120 pontos de
venda ainda este ano.
Atualmente, são 105 unidades próprias e 940
unidades franqueadas. A rede alcança 250 municípios e tem a meta de ser
o primeiro grande fast-food em diversas cidades. “Temos plena
capacidade de estar em 2.500 municípios do Brasil”, afirma Antônio
Detsi, diretor-geral da empresa.
Em
2016, o Bob’s contava com 1.056 estabelecimentos. Logo antes da
pandemia, em 2019, o total já tinha caído para 1047. Após despencar para
977 em 2021, o número voltar a crescer e chega a 1.002 restaurantes no
final de 2023. A empresa está posicionada como a quarta maior rede de
fast-food no Brasil.
Os dados foram levantados pela Associação
Brasileira de Franchising (ABF). Segundo os mesmos estudos, entre 2016 a
2023, o total de unidades do McDonald’s, líder do segmento, foi de
1.916 para 2.662. O Burguer King ultrapassou o Bob’s, ao sair de 980
para 1.331 lojas. Já o vice-líder Subway também apresentou um
encolhimento: passou de 2.094 para 1.574 restaurantes.
Pioneirismo
O
primeiro restaurante fast-food no Brasil foi o Bob’s inaugurado em
Copacabana, no Rio de Janeiro, no ano de 1952. O McDonald’s só chegaria
ao país em 1979.
Tenista estadunidense casado com uma mulher
brasileira, Robert “Bob” Falkenburg buscou inspiração em seu país para
empreender com um tipo de negócio inédito no Brasil. O plano era
justamente oferecer alimentos até então pouco conhecidos por aqui, como
hambúrguer, cachorro-quente, sundae, milkshake. Surge então o Bob’s.
Em
1974, Falkenburg vende a marca à Libby. No final da década, o Bob’s é
comprado pela Nestlé, responsável pela implementação do modelo de
franquias. Posteriormente, em 1996, a Brazil Fast Food Corporation
adquire parte da empresa e passa a aumentar sua participação acionária
até assumir o controle da companhia em 2000.
Em 2005, a empresa
também foi a primeira a associar seu milkshake à marca Ovomaltine. Em
2016, apesar de manter a mesma receita do sorvete, ela perdeu o uso da
marca como selo de sua bebida mais popular para o McDonald’s.
Prejuízos da pandemia
Para
evitar o fechamento de mais unidades durante a pandemia, o Bob’s
decidiu abrir mão de R$ 100 milhões em receita, segundo Detsi. As
renúncias incluíram taxas, prorrogações de prazo de contrato de
franquia, royalties, marketing, entre outras.
Agora, o Bob’s
avalia que precisa investir na transformação digital e em compreender a
Geração Z para garantir sua expansão. “Se a gente não tiver o desafio de
entender essa nova geração de consumidores, a gente está fora do jogo”,
diz Detsi.
Também será lançado em breve o Potencializa São Paulo,
um plano para crescer no estado considerado ainda o mais resistente ao
Bob’s. Segundo o site da rede, hoje são 66 unidades na Grande São Paulo.
“A gente quer quintuplicar o tamanho do Bob’s em cinco anos no estado”,
afirma Detsi.
Para abrir uma franquia do restaurante, o valor
inicial estimado é de pouco mais de R$ 1 milhão no modelo “store in
store”, ou seja, em que a loja é aberta dentro de outro estabelecimento
comercial, de segmento diferente, por exemplo, um supermercado.
Onde a concorrência ainda não chegou
O
Bob’s informa que tem hoje 280 franqueados com uma média de quatro
unidades por vendedor. Conta ainda com um programa de sucessão, para
facilitar o processo de tornar os filhos dos atuais empresários em donos
de novas unidades. Além disso, tenta ser sempre a primeira grande rede
de fast-food em novas localidades.
Presente na companhia desde
1990, Detsi recorda que a estratégia de ser pioneira nas cidades não é
nova. Nos anos 1990, a empresa tinha a meta de chegar a todas as
capitais brasileiras, enquanto o próprio McDonald’s ainda não havia
conseguido.
“Ninguém conhece mais o Brasil do que o Bob’s. A gente
se aventurou a abrir uma primeira loja em Boa Vista, em Rio Branco, em
Macapá”, afirma Detsi. “Muitas pessoas falavam ‘nossa, que loucura, como
vai levar o produto lá?’ E nós abrimos e vamos muito bem.”
Segundo
Detsi, o Norte é justamente um dos pontos fortes da empresa. São 117
lojas na região. O Rio de Janeiro, local de nascimento da rede, é outro
local de destaque. Hoje, 43% dos pontos de venda do Bob’s estão na
região Sudeste.
Versatilidade
O modelo do
Bob’s aposta em uma alta capacidade de adaptação em diferentes espaços,
explica Detsi. “A gente faz eventos. Faz Carnaval, Fórmula 1, Rock´n
Rio, agropecuária, show de sertanejo, estádio de futebol, parque
aquático.”
Há franqueados especializados em adaptar a estrutura do
restaurante a estes espaços. Também há lojas em formatos diferentes,
como uma unidade “pé na areia”, na praia em Morro de São Paulo (BA), e
uma construída em um antigo boliche que preservou as pistas, na cidade
de Vassouras (RJ).
A empresa também busca promover ações
específicas para trabalhar em diferentes espaços. “A gente entende que
cabem questões locais, cabem sazonalidades”, afirma Detsi, que
exemplifica com a atenção dada a ações de marketing durante o Círio de
Nazaré, em Belém (PA), época de maiores vendas no local.