Estudo da BDO revela que dupla Grenal tem as grifes
mais valiosas da região
Da Redação
redacao@amanha.com.br
Nem vitórias
nem gols feitos. O que vale para ficar no topo da tabela do levantamento da
consultoria BDO é o valor da marca. Na oitava edição do estudo, informações de
30 clubes brasileiros foram avaliadas, inclusive as dos principais da região
Sul: Grêmio, Internacional, Atlético Paranaense, Coritiba, Paraná, Figueirense,
Criciúma e Avaí (confira a tabela completa ao final desta reportagem. Os time
do Sul estão destacados em negrito). O valor da grife foi calculado tendo como
base dados de 2014. Além disso, 21 variáveis que contemplam índices
financeiros, ações de marketing, participação dos torcedores e o mercado no
qual os clubes atuam também fizeram parte do cálculo.
Os clubes
do Rio Grande do Sul são os únicos presentes no Top Ten com maior valor de
marca no ranking que é liderado pelo Flamengo. Do Sul, o melhor colocado é o
Grêmio, na quinta posição com R$ 590,1 milhões. O Internacional vem logo em
seguida com R$ 580,7 milhões. Ambos mantiveram a mesma colocação do
levantamento do ano passado. O Atlético Paranaense ultrapassou o rival Coritiba
neste ano e é o 13º clube com a marca mais valiosa do Brasil, com R$ 146,8
milhões. A marca do Coxa (14º) é estimada em R$ 141,2 milhões. Os times do Sul
voltam a aparecer no ranking com o Figueirense (20ª posição), Criciúma (21ª),
Avaí (22ª) e Paraná (28ª).
Segundo a
BDO, os clubes brasileiros estão demonstrado maior variação de fontes de renda.
O levantamento não leva em consideração a receita dos clubes com transferência
de jogadores, mas somente a advinda de marketing, estádio, sócios e mídia. Na
avaliação da consultoria especializada em contabilidade e auditoria, as
melhorias nos estádios realizadas para a Copa do Mundo em 2014 permitiram o
aumento da presença dos torcedores e do ticket médio dos ingressos. Além disso,
os clubes têm percebido o potencial da marca e da relação com o torcedor como
geradores de receita. No ano passado, por exemplo, os times analisados
aumentaram em 25% o número de sócios.
Disputas
estaduais
Nesta
edição da pesquisa, a BDO também analisou o desempenho financeiro dos clubes
por estado. Em cinco anos, o endividamento dos representantes do Paraná cresceu
604%. Apesar de aumentarem a receita em 134% no mesmo período, Atlético e
Coritiba (o Paraná Clube não é considerado nesta seção) também gastaram mais
com o departamento de futebol, cujas despesas avançaram 110%.
Os times
de Santa Catarina (incluindo o Joinville, não presente entre as marcas de maior
valor) estão mais endividados do que há quatro anos. Entre 2011 e 2014, as
receitas e as despesas aumentaram na mesma proporção (33%). O Criciúma alcançou
a maior receita no ano passado (R$ 43,2 milhões) enquanto o Figueirense foi
quem gastou mais com o futebol (R$ 37,7 milhões). Somente o Avaí apresentou
déficit em 2014 (-R$ 8,3 milhões).
No Rio
Grande do Sul, nos últimos cinco anos, a dupla Grenal aumentou 41% as receitas,
mas também gastou 50% a mais com o futebol. Os dois fecharam 2014 com um
déficit de R$ 80,6 milhões, o maior valor desde 2010.
Confira o
ranking.
Posição
|
Clube
de futebol
|
Valor
da Marca (em R$ milhões)
|
1
|
Flamengo
|
1.243,70
|
2
|
Corinthians
|
1.241,40
|
3
|
São
Paulo
|
878,1
|
4
|
Palmeiras
|
651,2
|
5
|
Grêmio
|
590,1
|
6
|
Internacional
|
580,7
|
7
|
Cruzeiro
|
512,2
|
8
|
Santos
|
404,6
|
9
|
Atlético
Mineiro
|
394,8
|
10
|
Vasco
da Gama
|
359,3
|
11
|
Fluminense
|
256,0
|
12
|
Botafogo
|
209,3
|
13
|
Atlético
Paranaense
|
146,8
|
14
|
Coritiba
|
141,2
|
15
|
Bahia
|
102,5
|
16
|
Sport
|
87,4
|
17
|
Vitória
|
78,5
|
18
|
Goiás
|
63,7
|
19
|
Portuguesa
|
58,4
|
20
|
Figueirense
|
51,2
|
21
|
Criciúma
|
40,5
|
22
|
Avaí
|
39,5
|
23
|
Náutico
|
36,4
|
24
|
Ponte
Preta
|
35,5
|
25
|
Santa
Cruz
|
32,9
|
26
|
Guarani
|
19,1
|
27
|
Ceará
|
19,0
|
28
|
Paraná
|
18,8
|
29
|
Atlético
Goianense
|
17,6
|
30
|
Fortaleza
|
13,4
|
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As marcas boas de bola do Sul
Estudo da BDO revela que dupla Grenal tem as grifes mais valiosas da região
Nem vitórias nem gols feitos. O que vale para ficar no topo
da tabela do levantamento da consultoria BDO é o valor da marca. Na
oitava edição do estudo, informações de 30 clubes brasileiros foram
avaliadas, inclusive as dos principais da região Sul: Grêmio,
Internacional, Atlético Paranaense, Coritiba, Paraná, Figueirense,
Criciúma e Avaí (confira a tabela completa ao final desta reportagem. Os
time do Sul estão destacados em negrito). O valor da grife foi
calculado tendo como base dados de 2014. Além disso, 21 variáveis que
contemplam índices financeiros, ações de marketing, participação dos
torcedores e o mercado no qual os clubes atuam também fizeram parte do
cálculo.
Os clubes do Rio Grande do Sul são os únicos presentes no Top Ten com maior valor de marca no ranking que é liderado pelo Flamengo. Do Sul, o melhor colocado é o Grêmio, na quinta posição com R$ 590,1 milhões. O Internacional vem logo em seguida com R$ 580,7 milhões. Ambos mantiveram a mesma colocação do levantamento do ano passado. O Atlético Paranaense ultrapassou o rival Coritiba neste ano e é o 13º clube com a marca mais valiosa do Brasil, com R$ 146,8 milhões. A marca do Coxa (14º) é estimada em R$ 141,2 milhões. Os times do Sul voltam a aparecer no ranking com o Figueirense (20ª posição), Criciúma (21ª), Avaí (22ª) e Paraná (28ª).
Segundo a BDO, os clubes brasileiros estão demonstrado maior variação de fontes de renda. O levantamento não leva em consideração a receita dos clubes com transferência de jogadores, mas somente a advinda de marketing, estádio, sócios e mídia. Na avaliação da consultoria especializada em contabilidade e auditoria, as melhorias nos estádios realizadas para a Copa do Mundo em 2014 permitiram o aumento da presença dos torcedores e do ticket médio dos ingressos. Além disso, os clubes têm percebido o potencial da marca e da relação com o torcedor como geradores de receita. No ano passado, por exemplo, os times analisados aumentaram em 25% o número de sócios.
Disputas estaduais
Nesta edição da pesquisa, a BDO também analisou o desempenho financeiro dos clubes por estado. Em cinco anos, o endividamento dos representantes do Paraná cresceu 604%. Apesar de aumentarem a receita em 134% no mesmo período, Atlético e Coritiba (o Paraná Clube não é considerado nesta seção) também gastaram mais com o departamento de futebol, cujas despesas avançaram 110%.
Os times de Santa Catarina (incluindo o Joinville, não presente entre as marcas de maior valor) estão mais endividados do que há quatro anos. Entre 2011 e 2014, as receitas e as despesas aumentaram na mesma proporção (33%). O Criciúma alcançou a maior receita no ano passado (R$ 43,2 milhões) enquanto o Figueirense foi quem gastou mais com o futebol (R$ 37,7 milhões). Somente o Avaí apresentou déficit em 2014 (-R$ 8,3 milhões).
No Rio Grande do Sul, nos últimos cinco anos, a dupla Grenal aumentou 41% as receitas, mas também gastou 50% a mais com o futebol. Os dois fecharam 2014 com um déficit de R$ 80,6 milhões, o maior valor desde 2010.
Confira o ranking.
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Segundo a BDO, os clubes brasileiros estão demonstrado maior variação de fontes de renda. O levantamento não leva em consideração a receita dos clubes com transferência de jogadores, mas somente a advinda de marketing, estádio, sócios e mídia. Na avaliação da consultoria especializada em contabilidade e auditoria, as melhorias nos estádios realizadas para a Copa do Mundo em 2014 permitiram o aumento da presença dos torcedores e do ticket médio dos ingressos. Além disso, os clubes têm percebido o potencial da marca e da relação com o torcedor como geradores de receita. No ano passado, por exemplo, os times analisados aumentaram em 25% o número de sócios.
Disputas estaduais
Nesta edição da pesquisa, a BDO também analisou o desempenho financeiro dos clubes por estado. Em cinco anos, o endividamento dos representantes do Paraná cresceu 604%. Apesar de aumentarem a receita em 134% no mesmo período, Atlético e Coritiba (o Paraná Clube não é considerado nesta seção) também gastaram mais com o departamento de futebol, cujas despesas avançaram 110%.
Os times de Santa Catarina (incluindo o Joinville, não presente entre as marcas de maior valor) estão mais endividados do que há quatro anos. Entre 2011 e 2014, as receitas e as despesas aumentaram na mesma proporção (33%). O Criciúma alcançou a maior receita no ano passado (R$ 43,2 milhões) enquanto o Figueirense foi quem gastou mais com o futebol (R$ 37,7 milhões). Somente o Avaí apresentou déficit em 2014 (-R$ 8,3 milhões).
No Rio Grande do Sul, nos últimos cinco anos, a dupla Grenal aumentou 41% as receitas, mas também gastou 50% a mais com o futebol. Os dois fecharam 2014 com um déficit de R$ 80,6 milhões, o maior valor desde 2010.
Confira o ranking.
Posição | Clube de futebol | Valor da Marca (em R$ milhões) |
1 | Flamengo | 1.243,70 |
2 | Corinthians | 1.241,40 |
3 | São Paulo | 878,1 |
4 | Palmeiras | 651,2 |
5 | Grêmio | 590,1 |
6 | Internacional | 580,7 |
7 | Cruzeiro | 512,2 |
8 | Santos | 404,6 |
9 | Atlético Mineiro | 394,8 |
10 | Vasco da Gama | 359,3 |
11 | Fluminense | 256,0 |
12 | Botafogo | 209,3 |
13 | Atlético Paranaense | 146,8 |
14 | Coritiba | 141,2 |
15 | Bahia | 102,5 |
16 | Sport | 87,4 |
17 | Vitória | 78,5 |
18 | Goiás | 63,7 |
19 | Portuguesa | 58,4 |
20 | Figueirense | 51,2 |
21 | Criciúma | 40,5 |
22 | Avaí | 39,5 |
23 | Náutico | 36,4 |
24 | Ponte Preta | 35,5 |
25 | Santa Cruz | 32,9 |
26 | Guarani | 19,1 |
27 | Ceará | 19,0 |
28 | Paraná | 18,8 |
29 | Atlético Goianense | 17,6 |
30 | Fortaleza | 13,4 |
As marcas boas de bola do Sul
Estudo da BDO revela que dupla Grenal tem as grifes mais valiosas da região
Nem vitórias nem gols feitos. O que vale para ficar no topo
da tabela do levantamento da consultoria BDO é o valor da marca. Na
oitava edição do estudo, informações de 30 clubes brasileiros foram
avaliadas, inclusive as dos principais da região Sul: Grêmio,
Internacional, Atlético Paranaense, Coritiba, Paraná, Figueirense,
Criciúma e Avaí (confira a tabela completa ao final desta reportagem. Os
time do Sul estão destacados em negrito). O valor da grife foi
calculado tendo como base dados de 2014. Além disso, 21 variáveis que
contemplam índices financeiros, ações de marketing, participação dos
torcedores e o mercado no qual os clubes atuam também fizeram parte do
cálculo.
Os clubes do Rio Grande do Sul são os únicos presentes no Top Ten com maior valor de marca no ranking que é liderado pelo Flamengo. Do Sul, o melhor colocado é o Grêmio, na quinta posição com R$ 590,1 milhões. O Internacional vem logo em seguida com R$ 580,7 milhões. Ambos mantiveram a mesma colocação do levantamento do ano passado. O Atlético Paranaense ultrapassou o rival Coritiba neste ano e é o 13º clube com a marca mais valiosa do Brasil, com R$ 146,8 milhões. A marca do Coxa (14º) é estimada em R$ 141,2 milhões. Os times do Sul voltam a aparecer no ranking com o Figueirense (20ª posição), Criciúma (21ª), Avaí (22ª) e Paraná (28ª).
Segundo a BDO, os clubes brasileiros estão demonstrado maior variação de fontes de renda. O levantamento não leva em consideração a receita dos clubes com transferência de jogadores, mas somente a advinda de marketing, estádio, sócios e mídia. Na avaliação da consultoria especializada em contabilidade e auditoria, as melhorias nos estádios realizadas para a Copa do Mundo em 2014 permitiram o aumento da presença dos torcedores e do ticket médio dos ingressos. Além disso, os clubes têm percebido o potencial da marca e da relação com o torcedor como geradores de receita. No ano passado, por exemplo, os times analisados aumentaram em 25% o número de sócios.
Disputas estaduais
Nesta edição da pesquisa, a BDO também analisou o desempenho financeiro dos clubes por estado. Em cinco anos, o endividamento dos representantes do Paraná cresceu 604%. Apesar de aumentarem a receita em 134% no mesmo período, Atlético e Coritiba (o Paraná Clube não é considerado nesta seção) também gastaram mais com o departamento de futebol, cujas despesas avançaram 110%.
Os times de Santa Catarina (incluindo o Joinville, não presente entre as marcas de maior valor) estão mais endividados do que há quatro anos. Entre 2011 e 2014, as receitas e as despesas aumentaram na mesma proporção (33%). O Criciúma alcançou a maior receita no ano passado (R$ 43,2 milhões) enquanto o Figueirense foi quem gastou mais com o futebol (R$ 37,7 milhões). Somente o Avaí apresentou déficit em 2014 (-R$ 8,3 milhões).
No Rio Grande do Sul, nos últimos cinco anos, a dupla Grenal aumentou 41% as receitas, mas também gastou 50% a mais com o futebol. Os dois fecharam 2014 com um déficit de R$ 80,6 milhões, o maior valor desde 2010.
Confira o ranking.
- See more at: http://www.amanha.com.br/posts/view/1260#sthash.SBFNApDD.dpufOs clubes do Rio Grande do Sul são os únicos presentes no Top Ten com maior valor de marca no ranking que é liderado pelo Flamengo. Do Sul, o melhor colocado é o Grêmio, na quinta posição com R$ 590,1 milhões. O Internacional vem logo em seguida com R$ 580,7 milhões. Ambos mantiveram a mesma colocação do levantamento do ano passado. O Atlético Paranaense ultrapassou o rival Coritiba neste ano e é o 13º clube com a marca mais valiosa do Brasil, com R$ 146,8 milhões. A marca do Coxa (14º) é estimada em R$ 141,2 milhões. Os times do Sul voltam a aparecer no ranking com o Figueirense (20ª posição), Criciúma (21ª), Avaí (22ª) e Paraná (28ª).
Segundo a BDO, os clubes brasileiros estão demonstrado maior variação de fontes de renda. O levantamento não leva em consideração a receita dos clubes com transferência de jogadores, mas somente a advinda de marketing, estádio, sócios e mídia. Na avaliação da consultoria especializada em contabilidade e auditoria, as melhorias nos estádios realizadas para a Copa do Mundo em 2014 permitiram o aumento da presença dos torcedores e do ticket médio dos ingressos. Além disso, os clubes têm percebido o potencial da marca e da relação com o torcedor como geradores de receita. No ano passado, por exemplo, os times analisados aumentaram em 25% o número de sócios.
Disputas estaduais
Nesta edição da pesquisa, a BDO também analisou o desempenho financeiro dos clubes por estado. Em cinco anos, o endividamento dos representantes do Paraná cresceu 604%. Apesar de aumentarem a receita em 134% no mesmo período, Atlético e Coritiba (o Paraná Clube não é considerado nesta seção) também gastaram mais com o departamento de futebol, cujas despesas avançaram 110%.
Os times de Santa Catarina (incluindo o Joinville, não presente entre as marcas de maior valor) estão mais endividados do que há quatro anos. Entre 2011 e 2014, as receitas e as despesas aumentaram na mesma proporção (33%). O Criciúma alcançou a maior receita no ano passado (R$ 43,2 milhões) enquanto o Figueirense foi quem gastou mais com o futebol (R$ 37,7 milhões). Somente o Avaí apresentou déficit em 2014 (-R$ 8,3 milhões).
No Rio Grande do Sul, nos últimos cinco anos, a dupla Grenal aumentou 41% as receitas, mas também gastou 50% a mais com o futebol. Os dois fecharam 2014 com um déficit de R$ 80,6 milhões, o maior valor desde 2010.
Confira o ranking.
Posição | Clube de futebol | Valor da Marca (em R$ milhões) |
1 | Flamengo | 1.243,70 |
2 | Corinthians | 1.241,40 |
3 | São Paulo | 878,1 |
4 | Palmeiras | 651,2 |
5 | Grêmio | 590,1 |
6 | Internacional | 580,7 |
7 | Cruzeiro | 512,2 |
8 | Santos | 404,6 |
9 | Atlético Mineiro | 394,8 |
10 | Vasco da Gama | 359,3 |
11 | Fluminense | 256,0 |
12 | Botafogo | 209,3 |
13 | Atlético Paranaense | 146,8 |
14 | Coritiba | 141,2 |
15 | Bahia | 102,5 |
16 | Sport | 87,4 |
17 | Vitória | 78,5 |
18 | Goiás | 63,7 |
19 | Portuguesa | 58,4 |
20 | Figueirense | 51,2 |
21 | Criciúma | 40,5 |
22 | Avaí | 39,5 |
23 | Náutico | 36,4 |
24 | Ponte Preta | 35,5 |
25 | Santa Cruz | 32,9 |
26 | Guarani | 19,1 |
27 | Ceará | 19,0 |
28 | Paraná | 18,8 |
29 | Atlético Goianense | 17,6 |
30 | Fortaleza | 13,4 |