A
TIM fechou parceria com a Ambev para atrelar a recarga de créditos em
aparelhos pré-pagos a um cashback no serviço de entrega Zé Delivery, da
fabricante de bebidas. A ideia é ampliar o leque de benefícios dessa
clientela e aumentar sua fidelização.
A
novidade, que vai contar com publicidade massiva ao grande público,
permite desconto de R$ 15 por mês no delivery a cada recarga de valor
igual ou superior junto à operadora de telefonia. O cupom de desconto
pode ser usado em compras a partir de R$ 70 no Zé Delivery, sem contar
com o valor de frete.
Ao Broadcast
(sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o vice-presidente
de receitas da TIM, Fabio Avellar, afirma que mais do que simples
promoção, o movimento inaugura uma diversificação na estratégia de
atração e fidelização de clientes pré-pagos, parte relevante do negócio.
Segundo os dados mais recentes da Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel), referentes a novembro, a TIM tem 33,6 milhões de clientes
pré-pagos, o que representa mais da metade de sua base (55%) e 31,4% do
mercado, disputado de forma acirrada com Vivo e Claro.
“Estamos
avançando para uma nova geração de oferta para o cliente, com um
benefício que vai além do nosso próprio segmento (telefone e internet) e
do entretenimento com serviços de streaming, que marcou os últimos anos
do mercado de telefonia móvel”, diz Avellar.
Nos últimos cinco
anos, a oferta associada de serviços de streaming de música e vídeo,
como Deezer, Amazon Prime, Netflix, HBO Max e Youtube Premium, marcou de
forma crescente os pacotes de telefonia oferecidos no mercado. Segundo
Avellar, esses serviços são mais comuns para planos pós-pagos, mas a TIM
oferece um deles, o Amazon Prime, para clientes pré-pagos, o que já faz
parte da estratégia de diferenciação.
Agora
nasce uma estratégia de descontos associados a outros serviços do dia a
dia do usuário. Na TIM, diz Avellar, isso já tinha começado por meio de
parceria com o serviço de saúde Cartão de Todos, que oferece consulta
online e descontos na compra de medicamentos aos usuários. Em fase
piloto, o projeto já roda no Rio, Bahia e toda a região Sul. O racional
por trás é o fato de mais de 75% da população não ter acesso à saúde
suplementar, em geral usuários de telefonia pré-paga.
“A
ideia é se diferenciar, sair do óbvio, que é oferecer mais gigas. O
cliente não quer só mais dados, ele quer assistir a jogos de futebol no
streaming, pedir cerveja gelada, ter uma alternativa de saúde para a
família. São necessidades orgânicas da sociedade, que vamos atender”,
diz Avellar.
O balanço da TIM no terceiro trimestre de 2023
mostrou crescimento da receita do pré-pago de 2,9% na comparação com o
mesmo período de 2022. No acumulado dos nove meses até setembro de 2023,
esse crescimento foi de 12,9% em relação a um ano antes. A receita
média por usuário no período foi de R$ 30,20, com alta de 21,1% na
comparação anual. No pré-pago, especificamente, esse valor por usuário
foi de R$ 15, um avanço de 17,1% na mesma base de comparação.
Benefício cruzado
O
executivo aponta complementaridade dos descontos no Zé Delivery para
Ambev e TIM. Isso porque os quase 34 milhões de clientes da TIM podem se
converter em usuários do Zé Delivery, ampliando o alcance da
plataforma. Já do lado da operadora, Avellar enxerga potencial para
atrair novos clientes, mas ainda mais para mantê-los.
“São
duas marcas fortes e reconhecidas, líderes nos segmentos. Então é um
benefício cruzado, em que poderemos oferecer clientes que ainda não são
‘drinkers’ deles ao mesmo tempo em que oferecemos um benefício a nossa
base”, diz.
Na
visão do executivo, assim como a oferta dos streamings, as facilidades
em outros serviços tendem a ser replicadas pelo mercado e a TIM terá de
manter a vanguarda. “De 2018 para cá (boom dos streamings), estamos
sempre puxando o trem, garantindo as inovações. Fomos a primeira
operadora a incluir vídeo e agregar novos conteúdos no pré-pago. E assim
vamos seguir”, afirma o vice-presidente da TIM.
Desconto
Para
obter o desconto no Zé Delivery, o cliente terá de realizar cadastro no
aplicativo usando os mesmos dados já cadastrados na operadora e o cupom
será aplicado automaticamente. Quem já for usuário do Zé Delivery vai
ter de acessar o site da parceria para resgatar o desconto e aplicá-lo
no aplicativo de entrega por meio de um código.
Campanha
A
partir da tarde desta sexta, 12, a TIM vai lançar ampla campanha de
publicidade com adaptação da música “Ombrim”, de Marina Sena e Chicão do
Piseiro, marcada pelo verso “ai que delícia o verão”. A paródia vai
marcar o termo “recarga na TIM”.
A campanha conta com três filmes
publicitários, mostrando situações em que as pessoas gostam de consumir
cerveja gelada (churrasco, esquenta pré-festa e futebol) e recorrem a
uma recarga da TIM para obter o desconto no Zé Delivery.