O
brasileiro que vive nas principais capitais do País conhece e se
orgulha do trabalho realizado pela imensa cadeia que atua nas empresas
rurais, muitas vezes bem longe dos grandes centros. Essas são algumas
das primeiras conclusões obtidas pela pesquisa PESQUISA PLANT
PROJECT-JH/B2F- BRIDGE RESEARCH – A PERCEPÇÃO DO CAMPO NA CIDADE,
divulgadas nesta quarta-feira, 8 de novembro, durante o painel
“Agronegócio, a Marca do Brasil”, que encerrou a programação do
Auditório Futuro Fértil na HSM Expo 2017.
De acordo com o estudo – que buscou
identificar de que forma o meio urbano entende, avalia e se sente
conectado ao Agronegócio – a resposta “orgulho” foi apontada por 96% dos
1022 entrevistados quando questionados sobre qual seria o seu
sentimento no caso de o Brasil assumir internacionalmente sua vocação de
País do Agronegócio – apenas 4% citaram vergonha. A imensa maioria
(86%) afirma já ter algum conhecimento sobre o segmento (confira esses e
outros resultados da pesquisa abaixo).
O estudo — que se propõe a gerar insights
para a formulação de políticas de desenvolvimento e até de comunicação
para governos e empresas associadas ao setor – foi realizado em parceria
pela plataforma Plant Project, especializada em conteúdo voltado para
os líderes do Agronegócio — e seus parceiros JH-B2F e Bridge Resarch,
nos últimos 30 dias, nas principais capitais brasileiras, de todas as
regiões.
Foram entrevistadas pessoas de todas as
classes sociais e níveis de escolaridade, trazendo informações
surpreendentes para quem atua nos mais diversos elos das cadeias
produtivas agropecuárias e agroindustriais.
“A maior parte das respostas mostra uma
percepção altamente positiva do Agronegócio entre os habitantes das
grandes cidades, o que abre espaço para que o setor crie estratégias
mais diretas de comunicação com o consumidor, esclarecendo sobretudo
pontos sensíveis como os relacionados com segurança alimentar e questões
ambientais”, afirma Luiz Fernando Sá, sócio e diretor editorial da
PLANT PROJECT.
A divulgação dos primeiros resultados do
estudo dentro do maior evento sobre gestão e educação executiva da
América Latina reforça o espírito do trabalho, que visa a compreender a
melhor maneira de fazer as conexões entre consumidores urbanos e o
universo empresarial rural. Em 2017 a HSM Expo preparou, pela primeira
vez, um espaço dedicado exclusivamente a promover debates sobre o
agronegócio, segmento que responde por cerca de um quarto do PIB
brasileiro.
O Auditório Futuro Fértil foi resultado de
uma parceria da HSM com as plataformas Plant Project e StartAgro,
especializadas em comunicação para o setor e sobre inovação e tecnologia
voltadas para a agropecuária. O projeto tem patrocínio diamante da
Caixa e patrocínio ouro da SAP.
Resultados preliminares:
A Vocação do Brasil – a
pesquisa quis saber qual seria, na opinião dos entrevistados, a vocação
natural do País, enquanto atividade produtiva e econômica. 88%
responderam (outros 12% não responderam ou não souberam responder). As
respostas obtidas são espontâneas. Delas, 61% elencavam aspectos
negativos, sobretudo relativos à atual conjuntura e ao momento econômico
e político do país (corrupção, má gestão, recessão econômica). Outros
31% ressaltaram aspectos positivos. Destaque para a vocação para
agricultura, o empreendedorismo comercial, o turismo e a abundância de
território (que favorece naturalmente o agronegócio), além de
produtividade e exportação.
Alto nível de reconhecimento –
86% dos entrevistados apontaram já terem algum conhecimento sobre o que
é Agronegócio. Esse índice chega a 94% entre os entrevistados com maior
nível de escolaridade. Mesmo entre os com ensino médio incompleto,
porém, o índice de conhecimento é bastante alto (70%).
O entendimento do Agro –
Quando estimulados a descrever o que entendem como sendo agronegócio,
63% descreveram atividades relacionadas a produção e produtividade
(Agropecuária de Modo Geral). Outros 14% relacionaram também atividades
de mercado, incluindo comércio e produção de produtos agropecuários. 5%
falaram na obtenção de lucro com atividades no campo. E 3% citaram
tecnologia para lavouras e criação de animais.
A Importância do Agronegócio –
95% consideram o agronegócio importante ou extremamente importante para
o Brasil. 91% entende que o Agronegócio brasileiro é importante ou
extremamente importante para a produção de alimentos para o mundo.
Senso de Cadeia – a pesquisa procurou identificar se os consumidores urbanos tinham consciência de que bens industrializados como calçados, etanol, roupas e pneus têm origem agropecuária. 64% indicaram concordar com essa afirmação, indicando ter noção de que eles são resultado de uma cadeia produtiva que começa com a produção no campo.
O País do Agronegócio –
Depois de buscar saber até que ponto os entrevistados entendiam o setor,
a pesquisa procurou saber de que forma eles entendiam que o Brasil
poderia ser apontado como o País do Agronegócio. Diante da pergunta
“Assim como a França é o país dos vinhos e dos perfumes, a Noruega o
país da pesca do bacalhau, a ìndia é o país da tecnologia da informação e
serviços, os Estados Unidos, o país do cinema e diversos outros ramos,
você concorda que o Brasil é o País do Agronegócio?”, 89% dos
entrevistados disseram concordar. A Região Norte foi a com maior índice
de respostas afirmativas: 95%.
As razões para concordar –
Questionados sobre o por quê de concordarem com a afirmação de que o
Brasil é o País do Agronegócio, os entrevistados puderam responder de
forma espontânea. Nas respostas, houve 81% de menções positivas
(capacidade produtiva, território propenso, riquezas naturais, força
econômica do agro) e apenas 5% de menções negativas (relacionadas à
crise política/econômica).
Sucesso Internacional –
87% dos entrevistados consideram a vocação para o Agronegócio relevante
ou extremamente importante para o reconhecimento global do Brasil. Outro
índice bastante alto é o dos entrevistados que acreditam que, assumindo
essa vocação, o Brasil seria bem-sucedido internacionalmente: 87%,
sendo que 38% dizem que com certeza teria sucesso.
Orgulho Agro – A pesquisa
questionou qual seria o sentimento dos habitantes das grandes cidades no
caso de o Brasil assumir internacionalmente sua vocação de País do
Agronegócio. 96% dos entrevistados afirmaram que sentiriam orgulho. 4%
citaram vergonha. Entre os que responderam que ficariam orgulhosos, 17%
justificaram a posição pelo reconhecimento internacional; 8% pela
geração de empregos; 7% porque criaria uma economia forte e competitiva
no cenário internacional e 5% em função de o setor ser extremamente
benéfico ao crescimento nacional.
A percepção da cidade – Um
dos destaques da pesquisa foram as respostas sobre a concordância ou
não dos entrevistados sobre frases relacionadas ao Agronegócio,
positivas ou negativas, propostas pelo estudo. As somas dos índices dos
que responderam concordam ou concordam totalmente refletem, normalmente,
uma percepção bastante favorável ao setor. Alguns exemplos mais
importantes:
O Agronegócio é o principal/maior setor da economia brasileira – 72%
Atividade de produção rural no Brasil gera milhões de empregos – 63%
- Carreiras e profissões ligadas à produção agricultura e à pecuária serão cada vez mais importantes para o país – 75%
- Eu me sinto parte do Agronegócio brasileiro, mesmo tendo uma profissão mais urbana – 52%
- Eu contribuo para o Agronegócio brasileiro quando trabalho em indústrias como as de Software, Tecnologia ou Siderurgia – 40%
- Quando compro um produto, eu associo que é oriundo/proveniente da produção agropecuária – 55%
Moderno ou arcaico – nesse
mesmo trecho da pesquisa, os entrevistados responderam concordar com
uma visão moderna do Agronegócio e discordar da afirmação de que o
produtor rural vive afastado da tecologia e dos confortos disponíveis
nas cidades.
- A atividade de produção rural no Brasil é moderna e Inovadora – 64%
- O Brasil utiliza tecnologia de ponta para aprimorar seus processos de produção rural – 62%
- Ser um produtor rural hoje é estar longe da modernidade, do conforto e das tecnologias que temos acesso nas grandes cidades e centros urbanos – 26%
- O produtor rural brasileiro é uma pessoa atualizada, moderna, e faz uso das mais avançadas tecnologias produtivas – 67%
A relação com o ambiente –
apesar das menções positivas em vários aspectos da pesquisa, os
entrevistados apontaram que a questão ambiental é um ponto sensível na
imagem do campo na cidade. Os menores índices de concordância estão
relacionados a afirmações nesse quesito:
- O agronegócio brasileiro causa impactos ambientais indesejáveis – 42%
- É necessário o uso de agrotóxicos/defensivos para se obter uma produção em larga escala na agricultura – 35%
- É possível praticar uma agricultura em larga escala e produzir alimentos em abundância sem a utilização de agrotóxicos/defensivos – 63%
Agro e eleição – O estudo
perguntou aos entrevistados se eles estariam dispostos a votar em um
candidato à Presidência da República que tivesse como proposta
estabelecer o Brasil como o país do Agronegócio? 73% responderam que
provavelmente ou com certeza votariam nesse candidato (Siamig, Portal
Plant Project)
http://www.brasilagro.com.br/conteudo/pesquisa-inedita-cidade-tem-orgulho-do-agro.html
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