Por Heitor Machado, publicado pelo Instituto Liberal
Em 1988, o país fez uma escolha e criamos a chamada seguridade social
que contempla os gastos com educação, saúde e previdência. Também
escolhemos que nosso sistema seria o de partilha ao invés de
capitalização. A diferença entre os dois é a seguinte: no primeiro, quem
contribui hoje paga quem recebe hoje. Os que estão trabalhando pagam
para quem está aposentado. No segundo, cada pessoa tem uma conta
individual e é responsável pela sua própria contribuição. O Chile e a
Austrália utilizam esse sistema.
O sistema de partilha depende muito da demografia do país. Um país jovem se dá ao luxo de ter muitos ativos contribuindo e poucos inativos recebendo. Um país mais velho tem menos ativos para mais inativos. Para a conta fechar em países mais velhos, a contribuição é alta. Via de regra, países desenvolvidos tem populações mais velhas e países em desenvolvimento tem população mais jovem.
Isso acontece porque a expectativa de vida aumenta, as pessoas morrem menos e morrem mais velhas também. Para você entender melhor: se ativos e inativos recebessem o mesmo valor bruto e um ativo fosse descontado em 10%, um décimo do salário, precisaríamos de 10 ativos para pagar 1 inativo. As variações do sistema são feitas com base na expectativa de crescimento econômico do país e da sua demografia.
O sistema de partilha depende muito da demografia do país. Um país jovem se dá ao luxo de ter muitos ativos contribuindo e poucos inativos recebendo. Um país mais velho tem menos ativos para mais inativos. Para a conta fechar em países mais velhos, a contribuição é alta. Via de regra, países desenvolvidos tem populações mais velhas e países em desenvolvimento tem população mais jovem.
Isso acontece porque a expectativa de vida aumenta, as pessoas morrem menos e morrem mais velhas também. Para você entender melhor: se ativos e inativos recebessem o mesmo valor bruto e um ativo fosse descontado em 10%, um décimo do salário, precisaríamos de 10 ativos para pagar 1 inativo. As variações do sistema são feitas com base na expectativa de crescimento econômico do país e da sua demografia.
Nosso sistema previdenciário tem muitos
problemas. Não vou entrar em cada um dos pontos aqui. São distorções das
mais variadas possíveis, da paridade e integralidade do setor público
(resolvida para novos entrantes no setor em uma reforma anterior), ao
LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) que é basicamente um valor
dado a um idoso caso ele preencha requisitos. Fora as infinitas regras
diferentes para cada categoria.
É claro que poderíamos apresentar aqui
gráficos históricos com tendência futura com estimativa de quantos anos o
sistema poderia se sustentar. O fato é que a previdência é deficitária
há muitos anos. O Tesouro precisa cobrir seus rombos todos os anos e vem
aqui um fato assustador: o Brasil gasta algo como 15% do PIB com
previdência, tendo 5% de idosos em sua população. O Japão também gasta
15% do seu PIB, portanto o mesmo que o Brasil, mas com 26% de idosos na
população. Gastamos a mesma coisa que um país que tem 5 vezes mais
idosos
A trajetória desse gasto é crescente
desde sua criação. Sem a reforma, o próximo presidente precisará fazer
escolhas. Com a reforma, talvez consigamos levar o debate para a próxima
década. Foco no talvez. O fato é que qualquer pessoa que te diga que a
reforma, que aliás já perdeu 40% do seu poder de economia desde que foi
criada com as mudanças feitas pelo congresso, estará mentindo para você.
E mais, estará condenando a próxima geração que pagará a conta pelas
péssimas escolhas que fizemos. A mudança será feita ou o país quebrará.
http://www.gazetadopovo.com.br/rodrigo-constantino/artigos/aviso-de-spoiler-previdencia-ja-quebrou/?utm_medium=feed&utm_source=feedpress.me&utm_campaign=Feed%3A+rconstantino
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