O comércio eletrônico cresceu rapidamente na Rússia nos últimos anos, impulsionado pelo melhor acesso à internet
Maior grupo de comércio eletrônico da China, o Alibaba juntou forças
com um fundo estatal e duas empresas de tecnologia na Rússia, na
esperança de que o acesso a uma base de clientes de mais de 100 milhões
de pessoas impulsionará seu desenvolvimento.
O Alibaba deterá 48% da AliExpress Russia como resultado de um acordo
assinado com o Fundo Russo de Investimento Direto, a operadora de
telefonia móvel Megafon e o grupo de internet Mail.ru durante o Fórum
Econômico do Oriente, na Rússia, hoje (11).
Os três agentes russos terão uma fatia combinada de 52% na plataforma
de e-commerce, após contribuírem com dinheiro, ações e outros ativos.
“Ao se aliar à plataforma líder de consumo na internet na Rússia, o
AliExpress Russia alavancará os 100 milhões de usuários do Mail.ru Group
em suas mídias sociais, mensagens, email e propriedades de jogos
online”, informaram as empresas.
O comércio eletrônico cresceu rapidamente na Rússia nos últimos anos,
impulsionado pelo melhor acesso à internet, com volume de negócios
superior a US$ 14 bilhões no ano passado, dos quais um terço veio de
negócios internacionais, segundo a Associação de Companhias de Comércio
na Internet da Rússia.
O Alibaba entregará os negócios da AliExpress Russia para a nova
joint venture, enquanto a Megafon trocará sua fatia de 10% no Mail.ru
por uma participação de 24% na AliExpress Russia.
O Mail.ru contribuirá com seu negócio de comércio eletrônico Pandao e
dinheiro em troca de uma fatia de 15% na AliExpress Russia. Já o RDIF
comprará uma participação de 13% no AliExpress Russia.
As ações do Mail.ru saltaram com a notícia da transação, que deve ser concluída no primeiro trimestre de 2019.
“O acordo de hoje dá ao Mail uma fatia do que acreditamos ser a
plataforma mais bem posicionada para capitalizar com o comércio
eletrônico na Rússia”, disseram analistas do Renaissance Capital em
nota.
As partes investirão centenas de milhões de dólares na joint venture,
de acordo com o presidente-executivo do Mail.ru, Boris Dobrodeev. A
joint venture ainda planeja investir em outro negócio junto com o
Mail.ru Group, incluindo tecnologia para alimentos, segundo as empresas.
https://forbes.uol.com.br/last/2018/09/alibaba-forma-joint-venture-para-expandir-operacoes-na-russia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário