Logo da Nike em New York
As ações da Nike recuavam 15% nas operações pré-mercado nesta sexta-feira, 28, com a previsão de uma queda nas vendas anuais amplificando preocupações de investidores sobre o ritmo dos esforços da gigante do vestuário esportivo para conter perdas de participação de mercado para marcas emergentes como On e Hoka.
A empresa projetou na quinta-feira uma queda percentual de meio dígito na receita fiscal de 2025, em comparação com as estimativas dos analistas de um aumento de quase 1%, pressionando também ações de rivais e varejistas de roupas esportivas na Europa, Reino Unido e EUA na sexta-feira.
A varejista britânica de roupas esportivas JD Sports chegou a cair 6,6% e a Puma da Alemanha perdeu 4%, enquanto a Adidas ficou estável após subir brevemente quase 2%.
Na visão de Tom Nikic, analista da Wedbush, as ações da Nike podem continuar a ser penalizadas até que novas inovações de produtos realmente comecem a se manifestar e a administração recupere a confiança dos investidores.
A Nike reduziu o número de marcas com excesso de oferta, incluindo o Air Force 1, para conter o agravamento do declínio nas vendas, como parte de um plano de corte de custos de 2 bilhões de dólares lançado no final do ano passado.
A companhia deve lançar este ano uma versão Air Max e Pegasus 41 com entressola de espuma feita de ReactX para aumentar a sustentabilidade, respondendo às preocupações com a estagnação da inovação.
A empresa estava “também acelerando as reduções planejadas para nossas três maiores franquias… embora tenhamos trabalho a fazer, estamos muito focados em dimensionar a novidade para compensar essa redução planejada”, disse o presidente-executivo John Donahoe em uma teleconferência após divulgação de resultados.
Avanço de marcas emergentes
As novas marcas de artigos desportivos, incluindo Hoka, Asics, New Balance e On, representaram 35% da participação de mercado global em 2023, em comparação com os 20% detidos durante o período 2013-2020, de acordo com um relatório de pesquisa da RBC divulgado em junho.
“Eles sabem onde estão os problemas, mas estão tendo problemas agora para gerar demanda e será um período de transição que levará algum tempo em diferentes mercados”, disse David Swartz, analista da Morningstar.
A participação de mercado da Nike nos EUA na categoria de calçados esportivos caiu para 34,97% em 2023, de 35,37% em 2022 e 35,40% em 2021, de acordo com GlobalData.
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