quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Barcelona atrai 80% dos investimentos imobiliários do país no ano

 


Global Business, iCities e La Salle Technova organizam comitiva exclusiva para profissionais e gestores conhecerem a cidade que é case mundial de inovação 
 
 
Bairro 22@ de Barcelona: antiga zona industrial transformada em polo de inovação

O conceito de Smart City deixou de ser uma tendência e passou a ser a visão estratégica das cidades do futuro e dos governantes. O caminho é na direção do uso mais racional e eficiente dos recursos naturais, humanos e financeiros, e de uma qualidade de vida que garanta cidadania. E Barcelona é o maior case global de um ecossistema de inovação que não só recuperou uma área industrial degradada, mas se tornou polo de atração de investimentos financeiros e imobiliários, gerando emprego e renda. No primeiro semestre de 2021, a capital da Catalunha recebeu 80% dos investimentos imobiliários da Espanha, segundo dados da consultoria Cushman & Wakefield.

"Isso é bastante significativo, equivalente a níveis de investimentos pré-pandemia. A cidade oferece aos visitantes uma verdadeira imersão em soluções práticas que podem ser replicadas em cidades de todo o mundo, a partir da realidade local e das peculiaridades regionais", pontua Carlos Olsen, CEO da Global Business, empresa que organiza a quarta Comitiva para Barcelona, entre os dias 13 e 21 de novembro, junto com a empresa curitibana iCities e a espanhola La Salle Technova.

Além de integrar a programação do Smart City Expo World Congress, maior evento mundial em cidades inteligentes, a comitiva promoverá uma intensa semana de conhecimento, experiências e contato com o futuro das cidades. "Temos uma parceria com três instituições importantes, cada uma com sua parcela de liderança do segmento, que vem trazendo resultados significativos: o iCities organiza a comitiva, tem a chancela da Fira Barcelona no Brasil e lidera diversas frentes. E a La Salle participa por meio do Josep Piqué, oferecendo a certificação do parque de inovação aos participantes da comitiva", explica.

A Comitiva para Barcelona já reuniu 140 participantes em mais de 60 visitas e reuniões exclusivas. Crescendo não só em números, ela desenvolve a diversidade do perfil dos integrantes. "A expectativa de 2021 é reunir prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de grandes instituições, da academia e do setor empresarial. Tem vários benefícios, sendo três principais: o networking entre os integrantes, que tem uma metodologia bastante flexível, com feedbacks excelentes. O segundo benefício é a programação exclusiva e específica da comitiva: eventos com a La Salle, visitas técnicas exclusivas com representantes do bairro 22@ (antiga zona industrial convertida em polo de inovação) e de outros parceiros. E o terceiro é a participação efetiva no Smart City Expo World Congress, que reúne em Barcelona cases que são destaques no mundo. São possibilidades de ter contato com todos os cases debatidos no mesmo painel, em uma imersão fantástica", convida Beto Marcelino, sócio-fundador e diretor de relações governamentais do iCities.

Investimentos e retornos
Olsen reforça que o início do processo para uma cidade inteligente criar seu ecossistema de inovação exige liderança e investimento em infraestrutura da administração pública. "Se não houver isso, nada acontece. Mais adiante, diminui a importância pública e crescem as participações do setor empresarial e da academia. Todos têm sua participação, mas no início a responsabilidade pública é fundamental. Por exemplo, no 22@ de Barcelona, temos 300 milhões de euros em infraestrutura, sendo que o investimento privado foi em torno de 1,2 milhão de euros", detalha o especialista.

Ele explica que, segundo analistas, os compradores em Barcelona têm sido grandes grupos centrais internacionais, como seguradoras e fundos de pensão, em busca de mercados seguros para investir. "Embora haja menos escritórios alugados do que em 2019, como em todas as principais cidades do mundo, os investidores compram porque estão confiantes na força da economia de Barcelona no médio prazo. Mais um exemplo do ecossistema catalão para todo o mundo."

Inscrições para a Comitiva
Pela quarta vez, a comitiva brasileira irá participar do Smart City Expo World Congress, que acontece entre os dias 15 e 19 de novembro de 2021. Brasileiros vacinados serão aceitos como viajantes na Espanha. Todas as vacinas são aceitas e não é necessário fazer quarentena. A programação completa pode ser acessada neste link. Mais informações pelo WhatsApp (41) 99164-2383.

 

https://amanha.com.br/categoria/mundo/barcelona-atrai-80-dos-investimentos-imobiliarios-do-pais-no-ano?utm_campaign=NEWS+DI%C3%81RIA+PORTAL+AMANH%C3%83&utm_content=Barcelona+atrai+80%25+dos+investimentos+imobili%C3%A1rios+do+pa%C3%ADs+no+ano+-+Grupo+Amanh%C3%A3+%283%29&utm_medium=email&utm_source=EmailMarketing&utm_term=News+Amanh%C3%A3+28_09_2021

 

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Rosa, da Kraft Heinz: Hemmer completa portfólio e deve ir para além do Sul


Em entrevista exclusiva à EXAME, Fernando Rosa, presidente da Kraft Heinz, explica o processo de aquisição e os planos de expansão da fabricante de molhos e condimentos Hemmer

Nos últimos dez meses, quando assumiu a presidência da Kraft Heinz, Fernando Rosa já tinha uma missão engatilhada: continuar uma conversa com os executivos da fabricante catarinense de molhos e condimentos Hemmer, de forma a convencê-los de que a venda é uma excelente ideia. “Nós os chamamos para conversar há alguns anos, mas este era o momento certo para ambas partes, as duas companhias estão crescendo dois dígitos e têm negócios bastante complementares”, diz Rosa à EXAME.

A compra da anunciada nesta quinta-feira, 23, por valor não revelado, levará cerca de 300 novos produtos para o portfólio da Kraft Heinz, sendo alguns deles de novas categorias. “Apesar de termos os legumes enlatados com a Quero, vamos começar somente agora a vender, por exemplo, picles e outros itens em conserva”.

Já nas linhas de produtos semelhantes, como maioneses, mostardas, ketchups e outros molhos, o ganho se dará pela estratégia de precificação e conquista de um novo público. “O consumidor da Hemmer vê na marca atributos como tradição e qualidade, e se beneficia de um preço competitivo”,diz Rosa.

A aquisição acontece logo após a Kraft Heinz reportar um prejuízo líquido de 25 milhões de dólares no segundo trimestre, valor 98,5% menor do que o prejuízo registrado no mesmo período do ano passado. Segundo a empresa, o fato foi impulsionado, principalmente, devido a alterações favoráveis em encargos não monetários comparando ao período de um ano atrás.

“Este resultado está conectado a situação global, devido também a pandemia da covid-19, mas entendemos ser esse o momento para um passo importante na companhia para nos fortalecer entre as maiores empresas de alimentos do Brasil ao expandir o portfólio, crescer orgânica e inorgânicamente”,  afirma Rosa.

Deste modo, a aquisição está bastante alinhada a estratégia global da Kraft Heinz, que conta com o incentivo do CEO Miguel Patricio para a expansão fora dos Estados Unidos, sendo o Brasil um país bastante importante, e tendo contado com investimentos robustos a partir de 2018, como o de 380 milhões de reais na construção de uma nova fábrica na cidade de Nerópolis, em Goiás.

No plano de expansão da Kratf Heinz há ainda as últimas apostas no food service, no e-commerce, bem como no lançamento de novos produtos, como o ketchup Heinz Picles. “Tínhamos um modelo de atendimento com parceiros mais atacadistas do que distribuidores, então fizemos um projeto cruzado para entrar em espaços que até então não éramos fortes no Brasil. Isto nos ajudou a crescer e será importante também para a ampliação de Hemmer”, diz Rosa.

Estratégia

Com a Hemmer, a Kraft Heinz espera inovar ao lançar produtos, e também ampliar a participação no Brasil. “Temos uma musculatura de distribuição relevante do Sudeste para cima, em áreas que a Hemmer ainda não é tão forte e tem grandes oportunidades”, afirma Rosa. Contudo, ainda não há planos para expansão no exterior.

Segundo Rosa, o presidente da Hemmer Ericsson Luef e outros executivos serão mantidos na marca, assim como toda a estrutura de produção em Blumenau, Santa Catarina, onde a empresa possui uma fábrica de com mais de 17 mil metros quadrados de área construída e mais de 700 funcionários, quando incluído os representantes comerciais.

O desafio agora é estabelecer processos de gestão comuns entre uma multinacional de 25 bilhões de dólares, e de uma empresa com cultura familiar nascida em 1915. “Entendemos a importância de manter a estrutura da Hemmer e continuar com quem melhor saber tocar o negócio. Costumo dizer que nossa intenção aqui é que um mais um seja igual a 10. Isto se dará mantendo o que funciona e inovando para crescer”, diz Rosa.

Juntas, as empresas podem gerar uma receita líquida de quase 1,8 bilhão de reais, considerando que no ano passado, a Hemmer reportou 374,4 milhões de reais em vendas.

Para iniciar os tão esperados processos de integração e cultura, a Kraft Heinz aguarda a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), com expectativa de que a conclusão ocorra no primeiro semestre de 2022. 


https://exame.com/exame-in/rosa-da-kraft-keinz-hemmer-completa-portfolio-e-deve-ir-para-alem-do-sul/

 

Kraft Heinz anuncia compra da brasileira Hemmer


A Hemmer foi criada há 106 anos e é sediada em Blumenau (SC). A marca incrementa o portfólio da Kraft Heinz no segmento de molhos e condimentos no país 

 


  

A Kraft Heinz anunciou nesta quinta-feira a compra da empresa brasileira de alimentos Hemmer por valor não revelado, ampliando sua plataforma internacional nas categorias de condimentos e molhos chamada "Taste Elevation" e em um apoio para sua estratégia de ampliação de presença em mercados emergentes.

A Hemmer foi criada há 106 anos e é sediada em Blumenau (SC) e a marca incrementa o portfólio da Kraft no segmento no país que conta também com Quero e Heinz.

A Hemmer vai se beneficiar da rede de distribuição e modelo de atendimento da Kraft Heinz no Brasil, incluindo o canal de atendimento a restaurantes e hoteis "que está crescendo rapidamente", afirmou a Kraft em comunicado à imprensa.

O negócio ainda precisa de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

 

 https://exame.com/negocios/kraft-heinz-anuncia-compra-da-brasileira-hemmer/

 

Petrobras deve regularizar contratação de escritórios de advocacia estrangeiros



A 23ª Vara Federal do Rio de Janeiro concedeu, nesta quarta-feira (22/9), liminar determinando que a Petrobras regularize imediatamente a contratação de escritórios de advocacia estrangeiros.

Petrobras deve regularizar contratação de escritórios estrangeiros

Em sua decisão, a juíza Maria Amelia Senos de Carvalho destacou que a o exercício profissional da advocacia no país exige a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil. Além disso, ressaltou que o registro do advogado estrangeiro na OAB é disciplinado pelo Provimento 91/2000, que exige autorização do conselho para o exercício profissional.

"A observância dessas regras se impõe a todo e qualquer contratante em solo nacional, incluindo sociedades de economia mista", afirmou a juíza.

Dessa maneira, Maria Amelia ordenou que a Petrobras "exija em todas suas contratações, com ou sem licitação, já efetivadas ou a serem efetivadas, que os escritórios de advocacia estrangeiros cumpram o disposto" no Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994) e no Provimento 91/2000, "providenciando imediata inscrição ou sua regularização perante a OAB".

Ação da OAB
A ação civil pública foi movida pelo Conselho Federal da OAB. A ação tem origem na atuação da Coordenadoria Nacional de Fiscalização da Atividade Profissional, que instaurou procedimento administrativo com o objetivo de apurar a regularidade da atuação de escritórios de advocacia estrangeiros contratados pela Petrobras para prestarem consultoria em direito estrangeiro.

Ao analisar os contratos, a Ordem encontrou irregularidades como a contratação de escritórios de advocacia estrangeiros sem inscrição ou com inscrição fora das normas estabelecidas pela OAB. Além disso, alguns escritórios estrangeiros, que possuem inscrição em seccional da OAB, estavam atuando fora da localidade onde o serviço foi prestado sem possuir inscrição suplementar.

Durante o procedimento administrativo, a Petrobras se mostrou incapaz de demonstrar que as consultorias jurídicas contratadas foram prestadas exclusivamente em território estrangeiro, segundo a OAB.

A prestação de serviços de assistência/orientação jurídica no território nacional é atividade privativa aos inscritos na OAB e é irregular quando praticados por sociedades não inscritas na Ordem, o que, em tese, constitui contravenção penal de exercício ilegal da profissão.

Além disso, da análise da atuação desses escritórios estrangeiros em território brasileiro, ainda que por atuação remota, constata-se violação à legislação aplicável à assessoria jurídica estrangeira no território nacional, especialmente o Estatuto da Advocacia e o Provimento 91/2000, sustentou a Ordem.

Clique aqui para ler a decisão
Processo 5054454-35.2021.4.02.5101

 

 https://www.conjur.com.br/2021-set-22/petrobras-regularizar-contratacao-bancas-estrangeiras

terça-feira, 21 de setembro de 2021

A Evergrande é um novo Lehman Brothers?


Para o gestor Ruy Alves, da Kinea, o caso deve gerar mais desaceleração na China e afugentar investimentos de mercados emergentes. E está nas mãos do governo evitar um colapso global

 

A Evergrande tem dívida de mais de US$ 300 bilhões

Segunda maior empresa de construção civil da China, a Evergrande ganhou as manchetes da imprensa mundial nesta segunda-feira, 20 de setembro. O excesso de endividamento da empresa – que tem mais de US$ 300 bilhões em débitos abertos – acendeu o sinal de alerta dos investidores, preocupados com o possível contágio na economia global, uma vez que o setor imobiliário representa 25% da segunda maior economia do mundo.

A Evergrande é uma empresa focada em vender imóveis antes que estes fiquem prontos, o que costuma resultar em endividamento para bancar a construção, enquanto a sua receita vem dos pagamentos feitos por compradores que também tomaram empréstimos.

A companhia, fundada em 1996, cresceu favorecida pela cultura dos chineses de investir em imóveis. De todas as residências vendidas na China, 80% são para quem está comprando, pelo menos, o segundo imóvel. Isso levou a especulações e a preços mais altos, inviáveis para a classe média. De olho nisso, o governo chinês tem agido para conter o mercado especulativo e reduzir os preços, o que afeta empresas como a Evergrande.

Os problemas da companhia começaram a ficar evidentes em agosto do ano passado, quando os executivos pediram socorro financeiro às autoridades, pois não teriam recursos para pagar as dívidas que venciam em janeiro. A situação, porém, não melhorou desde então e o mercado teme que a companhia quebre e isso gere uma onda de calotes. Nesta segunda, a ação da empresa, listada em Hong Kong, caiu 10%.

Entre investidores, tem sido inevitável lembrar do Lehman Brothers, o banco americano que quebrou em 2008 e deu início à crise financeira internacional daquele ano. Há quem considere que a comparação seja exagerada.

“Não é caso de pensar no Lehman Brothers. É algo que vai desacelerar ainda mais o crescimento da China, o que afeta mercados emergentes e afeta o Brasil”, disse, ao NeoFeed, Ruy Alves, gestor de ativos macro globais da Kinea Investimentos, casa de gestão de fundos ligada ao grupo Itaú e que administra R$ 57,2 bilhões em ativos.

Para ele, trata-se de mais um elemento complicador para o já difícil cenário para o Brasil em 2022 e reforça a necessidade de buscar investimentos em empresas “defensivas”, pouco relacionadas ao crescimento econômico brasileiro. Acompanhe a entrevista a seguir:

O quão preocupante é a situação da Evergrande para os mercados?
O setor imobiliário representa 25% do PIB da China e há forte cultura local para investir em imóveis. De todos os imóveis vendidos na China, 80% não são para um primeiro comprador. São pessoas que compram, não alugam e fecham a casa. Isso começou a gerar uma bolha que foi crescendo enormemente, elevando os preços, fazendo com que muitas pessoas não conseguissem comprar a casa. A Evergrande é muito focada em vendas feitas antes de a casa ficar pronta e tem um estoque que é duas vezes maior que as vendas anuais dos Estados Unidos. O governo chinês, então, começou uma política para limitar a especulação e diminuir os preços, para que os imóveis sejam para viver e não para investir, para que as pessoas de renda média pudessem comprar casas. A Evergrande, que parece que vai quebrar, precisa vender ativos para honrar compromissos. Isso deixa todo o sistema apreensivo.

Mas é o caso de pensar em uma crise como a de 2008, gerada pela quebra do Lehman Brothers?
Não é o caso de pensar em Lehman Brothers. É algo que vai desacelerar ainda mais o crescimento da China, o que afeta mercados emergentes e afeta o Brasil. Os emergentes vão crescer menos e os investidores vão se perguntar: por que eu vou tirar meu dinheiro dos EUA para colocar em emergentes, se os emergentes vão crescer menos, uma vez que se investe em emergentes para ter retorno maior?

Então, não será o caso de uma nova quebradeira global?
Está na mão de Pequim. O Partido não vai deixar quebrar o setor inteiro. Pequim não é suicida. O Partido quer aplicar uma lição, como estão fazendo também com as empresas do setor de tecnologia. Em algum momento, eles vão entrar para controlar a situação. Nada diz que Pequim não pode errar a mão, mas isso não está no nosso cenário-base.

E qual o efeito disso para o Brasil? Que setores serão mais afetados?
O Brasil saiu de uma situação muito frouxa do ponto de vista monetário e vai para um cenário de juro real positivo no fim desse ano. Além disso, no aspecto social, com o fim do auxílio emergencial, só vai ter o Bolsa Família no ano que vem, em um cenário de desemprego muito alto e uma eleição difícil. E não vai haver um controle do arcabouço fiscal durante a eleição. Só depois. Então, já tem muita coisa no preço. Já estava difícil se comprometer com posições estruturais no Brasil.

Mas a situação na China piora o que já estava ruim?
Vamos ter menos crescimento. E já está piorando. O preço do minério de ferro saiu de US$ 220 para US$ 90. Um dos grandes afetados será o agronegócio, com uma demanda menor por commodities. A China, por exemplo, é quem compra o nosso milho.

É para fugir de ações ligadas a commodities, então?
Eu não vou dizer de onde é para fugir, mas sim onde é para estar. No momento, o ideal é procurar empresas defensivas, que pouco dependem do crescimento econômico do Brasil. Nós, por exemplo, estamos comprados em empresas como Hapvida, Assaí e Porto Seguro. Não estamos com uma visão estruturalmente positiva para a Bolsa brasileira. Dos investimentos de risco nos nossos fundos multimercado, só 20% estão no Brasil. Os outros 80% estão no exterior.

Mas essa perspectiva de crescimento menor pode ser positiva para a inflação?
Sim. Estamos sem crescimento, com fiscal e monetário mais apertados e com o ambiente político incerto. Por enquanto, a inflação deve continuar subindo, mas em dois anos deve convergir para a meta. Além disso, grande parte da alta da inflação se deve a alimentos, e as commodities estão começando a ceder. Mas, para ter juros mais baixos, não precisa só de inflação. É preciso também mais conforto fiscal no País.

 

 https://neofeed.com.br/negocios/a-evergrande-e-um-novo-lehman-brothers-este-gestor-acha-que-nao/?utm_source=Emails+Site&utm_campaign=8e0f061bff-EMAIL_CAMPAIGN_2021_09_21_11_07&utm_medium=email&utm_term=0_c1ecfd7b45-8e0f061bff-404839180

 

Com startups e algoritmos, a Falconi busca um caminho além da gestão




 


A consultoria de Vicente Falconi renova seu conselho, estrutura um corporate venture capital e vai criar duas novas companhias: uma de segurança digital e outra para atender pequenas empresas

Vicente Falconi, o fundador da Falconi

Ao longo dos anos, o consultor Vicente Falconi ganhou fama e clientes com o método de gestão PDCA (do inglês Plan, Do, Check, Act). Em seis décadas de carreira, o professor, como é mais conhecido, colecionou pupilos do calibre de Jorge Paulo Lemann, Jorge Gerdau e Roberto Setubal e consagrou a Ambev, a maior cervejaria do Brasil, como um modelo de eficiência.

Agora, isso parece não ser mais suficiente para fazer a consultoria que leva o seu nome a seguir crescendo em meio um mercado de consultoria que resolveu trilhar outros caminhos além da gestão pura e simples. “Num futuro próximo, nossa concorrência virá de produtos e serviços tecnológicos, não de consultorias tradicionais”, diz Viviane Martins, CEO da Falconi, ao NeoFeed.

Para enfrentar esse novo cenário, a Falconi está mergulhando de cabeça em conceitos como inteligência artificial e big data. A adaptação a esse contexto envolve ainda a renovação no seu board, a criação de novos e futuros spin-offs, um corporate venture capital e produtos e serviços digitais vendidos como assinatura.

“Antes, a Falconi entendia que o seu método resolvia tudo”, diz um executivo do setor. “Hoje, a companhia está buscando parcerias onde não tem expertise, inclusive com empresas que, em algum momento, possam ser suas rivais.”

Para essa fonte, o modelo que a Falconi está perseguindo, com boa dose de tecnologia embarcada, está mais em linha com a nova realidade do mercado de consultoria e com a proposta de rivais como americanas Accenture e McKinsey.

“A McKinsey deixou de pensar só no planejamento e partiu também para a execução. E a Accenture passou a investir mais na transformação cultural”, afirma outra fonte do setor. “A Falconi está alguns passos atrás, mas também está seguindo esse caminho, pois percebeu que o argumento anterior de sucesso com empresas como a Ambev já não era suficiente.”

Um exemplo dessa nova postura da Falconi aconteceu com a renovação do board. No fim de abril, três novos membros se juntaram a Vicente Falconi, Márcio Fróes e Silvio Morais no Conselho de Administração da Falconi. Todos eles, donos de uma extensa bagagem nos campos que interessam agora à consultoria.

Um dos assentos passou a ser ocupado por Guga Stocco. Cofundador da gestora Domo Invest e da empresa de capital de risco Futurum Capital, ele tem passagens pelas áreas de inovação e tecnologia de empresas como Buscapé, Banco Original e Microsoft.

Outra integrante é Mônica de Carvalho, que já ocupou cargos de liderança em empresas como DM9DDB e, há 7 anos, é diretora de negócios do Google. Professor emérito do departamento de Ciência da Computação da UFMG, Nivio Ziviani completa o trio.

Viviane Martins, CEO da Falconi

“O Guga tem um olhar de modelos de negócios de base tecnológica e crescimento exponencial”, diz Viviane. “A Mônica traz um ângulo de dados e também de marketing. E o Nivio é uma das grandes referências em inteligência artificial no País.”

A maneira de se relacionar com as startups também mudou. Hoje, a consultoria tem mais de 300 delas mapeadas. A cada projeto que desenvolve, a empresa identifica se há alguma solução criada por esse ecossistema que possa encurtar a obtenção de resultados naquele cliente.

Para a Falconi, um dos ganhos dessa equação é a agilidade. Antes, um projeto durava de 12 a 15 meses, em média. Hoje, leva de 4 a 5 meses. Para as startups, a empresa já gerou uma receita de mais de R$ 43 milhões e plugou essas ofertas em cerca de 90 projetos.

Outra tendência que vem de consultorias internacionais que a Falconi está abraçando é a formação de veículos de investimentos em startups e empresas de outros setores. A americana Bain & Company, nome tradicional do setor, é uma das consultorias que usa esse expediente, por meio dos braços Bain Capital e Bain Capital Ventures.

A Falconi está também estruturando o seu veículo de corporate venture capital que, a princípio, terá 10% do lucro líquido anual da empresa reservado para os seus investimentos.

Em 2020, a Falconi reportou um lucro líquido de R$ 44,4 milhões, contra os R$ 45,8 milhões contabilizados em 2019. A receita líquida da consultoria foi de R$ 261,5 milhões, um recuo diante dos R$ 305,8 milhões apurados um ano antes.

“Nossa tese é encontrar empresas que tenham um diferencial em tecnologia e inteligência artificial”, afirma Viviane. “Serão cheques pequenos e a ideia é buscar investimentos conectados ao desenvolvimento a quatro mãos.”

O pontapé dessa estratégia está sendo dado com dois aportes – de valor não revelado. O primeiro deles, na Innovation Intelligence, startup do Vale do Silício especializada em big data e deep learning. O segundo, na brasileira H:Data, healthtech dona de uma plataforma de dados e de gestão hospitalar.

Spin-offs à vista

O corporate venture capital dá sequência a uma estratégia iniciada em 2019, com a criação da gestora de private equity Falconi Capital. Esse braço tem foco em empresas mais maduras de segmentos como educação, alimentos, cosméticos e cibersegurança.

É a partir de um investimento neste último setor que a Falconi está criando mais um spin-off. No fim do ano, a Falconi vai lançar uma empresa de serviços de segurança da informação, ainda sem nome definido, em parceria com a GC Security, que recebeu um aporte da Falconi Capital no início de 2020.

Em um segundo projeto, a consultoria programa para março de 2022 o lançamento da Step 1, unidade que irá atender pequenas empresas, com faturamento anual de R$ 350 mil a R$ 10 milhões, por meio de um modelo 100% digital.

A divisão nasce dentro da estrutura da Falconi, mas a ideia é que siga o mesmo caminho da FRST, edtech lançada em 2020 e que foi o primeiro spin-off da consultoria, dentro da estratégia de investir em novos modelos de negócio.

Ainda em 2020, uma segunda iniciativa nessa direção veio com a MID, unidade de consultoria para médias empresas, com receita anual entre R$ 10 milhões e R$ 300 milhões, e que já tem mais de 100 clientes e que deve ter uma no México, no primeiro semestre de 2022.

É também nesse intervalo que a Falconi prevê colocar no mercado outra iniciativa, batizada provisoriamente de Falconi Brain. O projeto talvez seja aquele que melhor ilustra o encontro entre o modelo tradicional e os novos ingredientes da consultoria.

Hoje, os mais de 600 consultores da operação dividem espaço com uma recém-formada equipe de ciência de dados e de inteligência artificial. E com um pacote de algoritmos que está sendo desenvolvido por esse time, composto por 25 profissionais e em expansão.

Esses algoritmos serão alimentados pelo conhecimento acumulado pela Falconi em mais de 6 mil projetos. A ideia é oferecer aplicações baseadas nesses e em outros dados, especializadas em segmentos da economia e que serão vendidas como serviço, por meio de assinaturas.

O primeiro fruto é um algoritmo para o agronegócio, focado em ampliar a produtividade no cultivo de soja e de milho. A aplicação foi testada em um projeto-piloto com 1,6 mil produtores.

“Agora, além dos projetos, vamos ter serviços e produtos digitais, com receita recorrente”, diz Viviane. “E a inteligência artificial vai ser o motor por trás dessa jornada, além de ajudar o trabalho dos próprios consultores.”

Para uma fonte do mercado de consultorias ouvida pelo NeoFeed, é justamente no equilíbrio entre o passado e o futuro que reside o maior desafio para a transformação da Falconi.

“O board já está mais diverso e alinhado com os novos tempos. Em contrapartida, ainda carece de uma participação maior dos consultores, que entendem, de fato, desse mercado”, diz essa fonte. “Entretanto, ainda há consultores presos às tradições e que podem tornar essa reinvenção muito mais lenta.”

O desafio da Falconi, que durante seis décadas reestruturou as maiores empresas brasileiras, é fazer a lição de casa em si mesmo. E provar que em casa de ferreiro, espeto não é de pau.

 

 

 https://neofeed.com.br/blog/home/com-startups-e-algoritmos-a-falconi-busca-um-caminho-alem-da-gestao/?utm_source=Emails+Site&utm_campaign=8e0f061bff-EMAIL_CAMPAIGN_2021_09_21_11_07&utm_medium=email&utm_term=0_c1ecfd7b45-8e0f061bff-404839180

Pedidos de falência recuam 8% em agosto


Já para os pedidos de recuperação judicial houve aumento de 9,2% 
 
Os números refletem a comparação com uma base elevada em função do impacto trazido pela pandemia, sobretudo, aos pequenos negócios

Os pedidos de falência das empresas recuaram 8% na média móvel trimestral finda em agosto, na comparação com julho, segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista. Por outro lado, mantida a base de comparação, os pedidos de recuperação judicial avançaram 9,2%. As falências decretadas apontaram alta de 2,1% e as recuperações deferidas caíram 6,7%.

Na análise acumulada em 12 meses, todas as ocorrências apresentam queda. As recuperações judiciais deferidas registraram a maior variação, queda de 23,9%. Mantida a base de comparação, os pedidos de recuperação judicial diminuíram 22,2%, enquanto os pedidos de falência e as falências decretadas caíram 18,7% e 10,6%, respectivamente.

Segundo os economistas da Boa Vista, na análise de longo prazo, os números refletem a comparação com uma base elevada em função do impacto trazido pela pandemia, sobretudo, aos pequenos negócios.

O cenário econômico ainda é adverso e algumas variáveis tendem a ser um obstáculo, por um pouco mais de tempo, dentre elas a inflação, que continua resistente em níveis altos mesmo após o Banco Central ter elevado a taxa básica de juros, a Selic, de 2% para 5,25%. Por sinal, a expectativa, agora, é de que a Selic encerre o ano em 8%, o que encarece, de forma mais rápida, o crédito para as empresas.

Além disso, os dados referentes ao mercado de trabalho ainda não são animadores. Apesar da taxa de desemprego ter recuado de 14,6% para 14,1% em junho, essa variação se deveu, significativamente, ao aumento da informalidade no período, de 40% para 40,6%.

Metodologia
O indicador de falências e recuperações judiciais da Boa Vista passou a ser construído com base na média móvel de três meses da apuração dos dados mensais registrados na base do SCPC (Serviço Central de Proteção de Crédito), oriundos dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.

 

 

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