Atuação:
Consultoria multidisciplinar, onde desenvolvemos trabalhos nas seguintes áreas: fusão e aquisição e internacionalização de empresas, tributária, linhas de crédito nacionais e internacionais, inclusive para as áreas culturais e políticas públicas.
O
economista-chefe do Bradesco, Fernando Honorato, avalia que o Brasil
deve ter um 2025 de ‘juro para valer’, reiterando as projeções do banco
de uma Selic de 15,25% no pico, e de 14,75% ao fim do
ano – após um corte no segundo semestre. O executivo participou do
evento Plano de Voo 2025, da Amcham Brasil, que ocorre nesta
segunda-feira, 17.
Apesar
do comentário, reiterando o cenário de Selic, Honorato analisa que
ainda há pouca previsibilidade para firmar expectativas acerca da
política monetária, e que o início de uma nova administração nos Estados
Unidos também pesa na balança.
“É
consensual que juros serão mais altos [globalmente], principalmente se
Trump ‘chacoalhar’ mais – e nós emergentes sabemos melhor o valor da
previsibilidade. Mas nem essa premissa podemos tomar como verdade. Ainda
falta uma âncora sólida. O preço dos ativos pode ir de um lado para
outro, como vimos ocorrer com o dólar. Essa desancoragem é o que vai
mais dificultar a vida do Banco Central“, disse.
Ana
Paula Vescovi, economista-chefe do Santander, complementou a fala
citando que o fiscal de 2026 deve ficar no radar para projeções
macroeconômicas – considerando que já nos próximos meses há datas chave
para o tema.
“Depois que aprovar o orçamento, tivermos Lei de
Diretrizes Orçamentárias para 2026 aprovada, que acontece em abril, o
orçamento de 2026 sendo detalhado em agosto, teremos mais fricções de
informações sobre política fiscal, o que é importante nesse cálculo dos
riscos dos ativos.”
Nesse
sentido, Vescovi ressalta que o Santander enxerga ‘boas chances’ de o
governo cumprir as metas fiscais, mas com desafios. A visão da casa é de
que o Governo precisará realizar um contingenciamento de gastos entre
R$ 17 bilhões e R$ 25 bilhões.
Dólar mais baixo deve ser fruto de fiscal controlado
Honorato, do Bradesco, aponta que os modelos sugerem um dólar
mais próximo de R$ 5 do que de R$ 6, mas que o fiscal deve ser um
componente relevante para reduzir a volatilidade e a depreciação da
moeda.
“Moeda
depende de muitos fatores. Se nos próximos 3 ou 4 anos tivermos um
ajuste fiscal mais profundo, aí poderemos apostar em um dólar mais
próximo da média histórica”, disse, após citar que a média histórica do
dólar desde 1980 é de R$ 3,93, subindo paulatinamente conforme a janela
de comparação fica mais curta.
Vescovi pontua que os ‘choques’ no
câmbio não são sustentáveis, relembrando os episódios recentes que
fizeram o dólar bater R$ 6,30, e perder fôlego constantemente logo em
seguida.
“Falando de uma visão mais distanciada. O que vemos,
quando colocamos nos modelos é que, quando há um choque no mercado
cambial, ele não persiste. Em algum momento ele volta. No longo prazo
pode ter tendência de depreciação, claro, mas quando víamos o dólar a R$
6,30 ou até acima disso, é perceptível que os modelos não se sustentam.
Tem várias reações que trazem esse dólar para um patamar mais
‘comportado’, digamos assim.”
Mercado vê Selic terminal de 15%
Conforme a edição mais recente do Boletim Focus, o consenso do mercado financeiro projeta uma taxa Selic terminal de 15% em 2025. A projeção é mantida há seis semanas consecutivas.
Já
para o ano que vem, o mercado financeiro espera uma taxa básica de
juros em 12,50% – projeção 0,25 ponto percentual (p.p.) maior do que há
quatro semanas, quando o Focus apontava para 12,25% de Selic.
Não tem mais Eataly no Brasil. Pelo menos, não mais a marca.
O local em São Paulo segue operando normalmente com seu empório e
estrutura gastronômica de restaurantes, café e padaria. Mas sem poder
exibir a marca italiana que tem 40 unidades espalhadas em mais de uma
dezena de países pelo mundo, entre Ásia, Oriente Médio, Europa e
Américas.
Na última semana, a franqueada perdeu o direito de uso da marca em um processo arbitrário iniciado pela franqueadora italiana.
O caso corre em segredo judicial e a empresa não quis dar mais
detalhes, declarando apenas que a perda da marca “não é definitiva”.
Enquanto isso, o imponente prédio envidraçado segue como um “anônimo”
famoso.
A perda do nome foi mais um episódio envolvendo a franquia
no Brasil. A empresa – que tem 10 anos de história no país – está em
seu terceiro grupo de gestores. Hoje os responsáveis são o fundo Wings e
um family office, com a operação liderada pelo CEO Marcos Calazans, que
está tendo que lidar com um processo de recuperação judicial iniciado
com dívidas somando os R$ 55 milhões. Segundo a empresa, R$ 20 milhões
foram quitados e a operação segue cumprindo seus compromissos
financeiros.
A
franquia foi trazida para o Brasil pelo Grupo St Marche, dono da rede
de supermercado de mesmo nome e pelo Empório Santa Maria, sob a gestão
de Bernardo Ouro Preto e Victor Leal. A história é que o próprio
fundador do Eataly, Oscar Farinetti, e o então CEO da marca
internacional, Luca Baffigo, teriam escolhido a dupla, com direito a
viagem até o Brasil para acompanhar de perto os preparos da operação
tropical, a primeira na América Latina. O investimento foi 60% de sócios
estrangeiros – entre americanos e italianos – e 40% dos brasileiros.
“Ele
[grupo St Marche] enxergou o modelo como um varejo alimentar. Mas não é
só alimentar, tinha a parte importada, vinhos, um jogo bem conhecido
por eles, e fácil de operar. Mas mesmo o St Marche tendo essa expertise,
o Eataly é enorme, com confeitaria, padaria, restaurantes, gastronomia.
Foram inteligentes em trazer o apoio de especialistas nessas outras
áreas”, lembra Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, especialista
em varejo alimentar.
Mas
ela ressalta também que o modelo Eataly é um misto do conceito de mall
(ou shopping center) com foodhall (área de alimentação). “Um mall tem
que buscar sempre a criatividade pra trazer tráfego, com promoções. Essa
mentalidade é muito importante e supermercadista não tem essa mesma
mentalidade de mall”, avalia Souza. Entre outros desafios que a
especialista acredita que podem ter impactado a operação brasileira
estaria a própria localização. “Consideraria o local, com custo alto de
estacionamento e que não tem outras ofertas como o shopping que está a
uma distância de 5 minutos de caminhada”.
Fachada
do Eataly em São Paulo em imagem do Google Street View antes da perda
do direito à marca (Crédito:reprodução Google Street View)
E o principal. “No meio do caminho teve uma pandemia“, quando não apenas se represou a circulação de pessoas no mundo como também fez explodir a inflação e o câmbio,
que na época da inauguração da loja estava no patamar de 3 reais,
segundo dados do Banco Central, e saltou para o patamar na faixa dos 5-6
reais no auge da crise sanitária.
Pesquisando o histórico da inauguração por aqui, talvez a palavra mais usada para definir o empreendimento tenha sido “ousado“, com destaque para o prédio de 4,5 mil metros quadrados com fachada envidraçada
na Avenida Juscelino Kubitschek, uma das regiões mais caras da capital
paulista, e que, de um lado, está a poucos metros de um dos shoppings de
luxo da cidade, o JK Iguatemi, e com mais alguns
passos, de onde ficava a famosa loja Daslu. Para o outro lado, são cinco
minutos andando até o cruzamento com a também conhecida Avenida
Brigadeiro Faria Lima.
Quando chegou à capital paulista em 2015, carregava o peso da fama de suas pares, especialmente as unidades de Roma e Nova York,
já conhecidas pelos brasileiros de maior poder aquisitivo, público-alvo
da rede por aqui. O “frisson” (adjetivo para os mais velhos) ou o
“hype” (para os mais novos) era claro, com o ambiente sempre muito
movimentado e, como qualquer sucesso paulistano, com filas.
Na
época, destacava-se que seria a 29ª loja da marca no mundo, com
investimentos de R$ 40 milhões, mais de sete mil produtos, boa parte
importados e de alto padrão, e mais de 500 funcionários. E ainda a projeção de expansão da marca para outras cidades do país, que nunca se concretizou.
“A
ideia era muito boa. Juntar experiências gastronômicas com
supermercado, com aulas de culinárias, é algo diferente. Agora, é
preciso entender também que o posicionamento da marca, é para um público
mais abastado, os restaurantes, tanto em Nova York como em Roma, são de
padrão mais elevado. E todas as operações se dão em espaços nobres,
então o custo do metro quadrado é alto. Uma operação dessa natureza
requer volume”, aponta Claudio Felisoni, presidente do Ibevar (Instituto
Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo) e professor da
FIA Business School.
Mas Felisoni lembra, em meio a oferta de
produtos e serviços diferenciados e, por sua vez, de maior custo, o
consumidor brasileiro teve um golpe no poder de compra, especialmente
nos últimos anos, com inflação e juros em patamares elevados. “Isso diminuiu muito o potencial de atratividade da marca”.
Outro
ponto contra, cita Felisoni, é que a cidade de São Paulo oferece uma
ampla oferta de opções de bons restaurantes (osterias, trattorias etc.) e
empórios (como Santa Luzia, que segue firme e forte) para o público AB.
Sob várias mãos
O
Eataly ficou sob o comando do St Marche até 2022, quando passou para o
controle da operadora multimarcas SouthRock, que carregava a expertise
do varejo alimentar, sendo a responsável por Starbucks, Subway e TGI no
Brasil, além da BAR (Brazil Airport Restaurants), focada em alimentação
em aeroportos.
Contudo, em 2023, a Southrock entrou em
recuperação judicial, alegando dívidas de R$ 1,8 bilhão. O Eataly não
foi incluído no processo de recuperação da SouthRock, e pouco depois
passou para a gestão da Wings, que agora tem a recuperação judicial para
lidar.
Procurado para comentar a situação da empresa no país, o
Eataly afirma que o processo não impacta as operações da empresa, nem
interfere no cumprimento de obrigações contratuais, fluxos regulares de
pagamento ou nas condições previamente acordadas com parceiros e
fornecedores (leia a íntegra da nota abaixo).
“O Eataly Brasil
mantém, ainda, seu compromisso integral com seus colaboradores e com a
excelência que caracteriza a experiência oferecida aos clientes. A
empresa segue atuando com responsabilidade e consistência, com foco na
sustentabilidade e no crescimento do negócio, reafirmando sua dedicação a
todos os seus públicos”, diz ainda o texto.
Nova vida
Os especialistas ouvidos pela IstoÉ Dinheiro
apontam para o grande desafio que a marca tem pela frente para se
recuperar e manter sua operação sustentável, especialmente se
considerarmos que o cenário econômico segue apertado, com juros em
patamares elevados, câmbio desfavorável e pressão inflacionária.
“Os
desafios para a continuidade do Eataly Brasil são grandes, exigindo
estratégias sólidas para manter sua presença no mercado, acompanhada de
uma gestão financeira mais eficiente”, aponta Samuel de Jesus Monteiro
de Barros, reitor do Ibmec-RJ e especialista em Finanças.
Por
outro lado, pondera, a marca é um forte ativo – apesar de ele estar em
suspenso agora – que pode favorecer. “Sob a ótica financeira, dois
aspectos se destacam. O primeiro é o valor estratégico da marca. O nome
“Eataly” representa um ativo relevante para os investidores, atraindo
consumidores que buscam uma experiência gastronômica de padrão
internacional. Além disso, no terceiro trimestre de 2024, a operação
brasileira voltou a atingir o break-even, mesmo com um faturamento
abaixo da média histórica — um indicativo de viabilidade para o
negócio”.
Contudo, diz Cristina, da Gouvêa, o cenário econômico
apertado vale para todos os players. A solução agora, diz, passa por
investimento em marketing e em gerar fluxo.
“Aquele lugar precisa de muito tráfego. Então precisa atrair as
pessoas, lançar promoções, mais atrativos. Por mais que a empresa tenha
10 anos de presença no Brasil, são 10 anos de muitos solavancos também.
Precisa de um trabalho de recuperação e investimento em marketing,
brigar por produto e tráfego. E tirar vantagem de que o local também é
atrativo turístico. O consumidor gosta de ver as coisas vivas e
pujantes, e eles têm que entregar essa experiência”.
Já
Claudio Felisoni, do Ibevar, vê com mais reticência o futuro da empresa
por aqui. “O conceito que eles estão trouxeram de fora não deu certo.
Essa experiência da forma como foi estruturada não funcionou. Esse
modelo, em que pese o fato da pandemia, inflação e renda real
comprimida, mercado competitivo, tudo isso é verdade. Mas esse modelo
não funcionou. Eu diria que eles teriam que repensar, tem que repensar o
modelo. Não vai ser fácil encontrar investidor”.
Filiais da Itália pelo mundo
O
Eataly nasceu em Turim, na Itália, em 2007, fundado por Oscar
Farinetti. Atualmente tem mais de 40 unidades pelo mundo, sendo
considerado o maior centro gastronômico italiano do mundo. Suas lojas,
principalmente nos Estados Unidos e na Itália, costumam ser ponto
turístico das cidades.
Confira a nota do Eataly na íntegra:
O
Eataly Brasil informa que a questão relacionada ao direito de uso da
marca no país está em processo de arbitragem. O caso permanece sob
sigilo, sem decisão definitiva até o momento, e será analisado pelas
instâncias competentes. A empresa reafirma seu compromisso em cumprir
integralmente a legislação vigente e respeitar as determinações
judiciais e arbitrais aplicáveis.
Além disso, o Eataly
Brasil solicitou um pedido de Recuperação Judicial com o propósito de
viabilizar a continuidade do processo de mediação com credores, buscando
a melhor solução para créditos em aberto. Essa decisão reflete o
compromisso da empresa com uma negociação estruturada, que proporcione
um acordo seguro, ágil e equilibrado para todas as partes envolvidas.
É
importante destacar que esse processo não impacta as operações da
empresa, nem interfere no cumprimento de obrigações contratuais, fluxos
regulares de pagamento ou nas condições previamente acordadas com
parceiros e fornecedores.
O Eataly Brasil mantém, ainda,
seu compromisso integral com seus colaboradores e com a excelência que
caracteriza a experiência oferecida aos clientes. A empresa segue
atuando com responsabilidade e consistência, com foco na
sustentabilidade e no crescimento do negócio, reafirmando sua dedicação a
todos os seus públicos.
A
Petrobras informou que o FPSO (navio-plataforma) Almirante Tamandaré
(Búzios 7) entrou em produção neste sábado no Campo de Búzios, no
pré-sal da Bacia de Santos. Esta é a primeira unidade de alta capacidade
a ser instalada no campo, com potencial para produzir diariamente até
225 mil barris de óleo (bpd) e processar 12 milhões de metros cúbicos de
gás.
De acordo com comunicado da companhia, ao todo, serão 15
poços, sendo 7 produtores de óleo, 6 injetores de água e gás, 1
conversível (produtor e injetor) e 1 injetor de gás, interligados à
plataforma por meio de uma infraestrutura submarina.
“O
FPSO Almirante Tamandaré é parte do sexto sistema de produção de Búzios
e contribuirá para que o campo alcance a produção de 1 milhão de barris
de óleo por dia, previsto para o segundo semestre de 2025. Em breve,
espera-se que se torne o maior campo de produção da Petrobras, com a
expectativa de alcançar o marco de 2 milhões de barris por dia até
2030”, diz a estatal no documento.
A unidade foi afretada junto à
SBM Offshore e, além de apresentar capacidade acima da média das
unidades da indústria, conta com tecnologias de descarbonização.
O
consórcio de Búzios é composto por Petrobras (operadora), as empresas
parceiras chinesas CNOOC, CNODC e a PPSA, empresa gestora dos contratos
de partilha da produção.
Já
é possível observar alguns sinais de que há uma desaceleração da
atividade econômica doméstica e, se isso se mantiver, o Banco Central
pode não apertar a política monetária tanto quanto o esperado e,
consequentemente, os ativos de risco vão se beneficiar. No entanto,
esses sinais ainda não são fortes o suficiente para provocar mudanças no
portfólio de investimentos. A avaliação é de Monica Araújo,
estrategista de Alocação da InvestSmart.
“Desde meados de janeiro,
estamos vendo um conjunto de dados que começa a indicar que a atividade
econômica do Brasil está desacelerando um pouco antes do que os
economistas esperavam. Ainda é um processo lento, mas se isso realmente
acontecer e houver certa dificuldade de repasse de preços, podemos ver
no horizonte que o Banco Central olha inversão de expectativas para a
inflação futura e a Selic talvez não precise chegar ao nível de 15,5% ou
16%”, afirmou Araújo, em entrevista ao Broadcast Investimentos durante o Smart Summit, evento realizado pela InvestSmart e pela AZ Quest, e que ocorre hoje no Rio de Janeiro.
Segundo
a estrategista, também houve uma acomodação do câmbio, o que contribui
para o processo de revisão para baixo dos índices de inflação, mas o
cenário “ainda está incipiente”. “Talvez possamos ver esse processo se
consolidando no segundo semestre, sem precisar chegar a uma taxa básica
de juros tão elevada”, diz Araújo, destacando que isso é um bom quadro
para os ativos de risco.
“Ainda é prematuro rever os portfólios. A
Selic deve chegar a 14,25% na próxima reunião e o Banco Central não
para de forma abrupta, veremos algum ‘resíduo’ de aumento dos juros. Se
virmos que esse movimento de desaceleração começa a fazer efeito na
economia, podemos visualizar que o BC não precise ir tão longe. Mas
hoje, mudar a estratégia, ainda não. O investidor precisa estar atento”,
afirma Araújo.
A
estrategista diz que a renda fixa segue atraente, com o atual nível de
Selic remunerando bem, e olha para os vencimentos mais curtos, com
liquidez, que possibilitem movimentações para a busca de oportunidades
no caso de mudança de percepção.
O
prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e o ministro das
Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciaram que a capital fluminense
sediará a reunião dos chefes de Estado do Brics, nos dias 6 e 7 de julho
deste ano. Na postagem, neste sábado, 15, na rede social X, Paes
incluiu um vídeo em que Vieira dá a notícia.
“Agora é oficial!
Brics no Rio! Obrigado presidente Lula e ministro Mauro Vieira! Estamos
muito orgulhosos de receber esse grande encontro em nome de todos os
brasileiros e brasileiras”, escreveu o prefeito.
No
vídeo, Paes aparece ao lado de Vieira e diz que o anúncio é uma “grande
notícia” e um “presente” para o Rio. Em seguida, Vieira afirma ter
“grande prazer” em estar com o prefeito e em “estreitar essa
colaboração, essa parceria, entre o governo federal e o Rio de Janeiro”.
“Receberemos
na cidade do Rio de Janeiro chefes dos 20 países que integram o Brics,
nas duas categorias de membros plenos e parceiros”, declarou o ministro.
Vieira prosseguiu: “Vamos tomar decisões muito importantes para o
desenvolvimento de todos esses países, para a cooperação e a melhoria da
condição de vida de todos os habitantes desses países”.
Na
sequência, Vieira afirmou que o Rio será, mais uma vez, “palco de uma
reunião internacional”. Paes agradeceu ao governo pelo reconhecimento do
“protagonismo” e da “face internacional” da capital fluminense. O
prefeito também aproveitou para pedir que o governo decrete o Rio de
Janeiro como a “capital honorária do Brasil”.
“A gente se sente
muito orgulhoso de representar todos os brasileiros com as belezas da
nossa cidade, com os seus desafios, ninguém aqui é inocente nem ingênuo,
mas é uma cidade muito especial”, afirmou Paes. “Rio, mais uma vez,
capital do mundo. Foi G20 ano passado, agora Brics. E quem sabe eu
consiga o decreto presidencial dizendo Rio, capital honorária do
Brasil”, completou.
Na
companhia desde 2023, Daniela Pereira passa a liderar, a partir de
março, a área de mídia como um todo da Unilever Brasil. Atualmente, a
executiva é diretora de digital e mídia para a unidade de negócio de
Cuidados com a Casa na América Latina.
Em sua nova função, a
profissional terá a missão de seguir no comando de projetos de
mensuração de mídia, para garantir assertividade e eficiência dos
trabalhos para as marcas. Ainda, Daniela estará a frente da Unicell, hub
de inteligência de mídia do anunciante que atende todas as suas
unidades de negócio, centralizando a negociação com os diferentes
canais.
Antes da Unilever, a executiva teve passagens pela Sanofi,
Danone, Boehinger Ingelheim e agência Grey Group.
A
ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, defendeu, nesta sexta-feira,
14, que o Brasil invista em energia limpa e na transição energética.
Também citou dados de redução do desmatamento e a importância do Ibama e
do ICMBio nessas ações de combate. O discurso, realizado em cerimônia
ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi feito
em meio a embates no governo sobre a liberação da pesquisa para a
exploração de petróleo na Margem Equatorial, na Bacia da Foz do
Amazonas.
Lula passou a defender publicamente e de forma enfática a
liberação para a pesquisa na região. Tem o apoio do Ministério de Minas
e Energia e de vários políticos importantes, como o novo presidente do
Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Nesta semana, o presidente
chegou a dizer que há um “lenga-lenga”, que seria por parte do Ibama,
para liberar os estudos.
Apesar
de não citar a Margem Equatorial em nenhum momento em seu discurso,
Marina Silva fez questão de enaltecer o trabalho do mesmo Ibama nas
ações de combate ao desmatamento.
“Nós assumimos o compromisso de
desmatamento zero até 2030. Já tivemos redução de 45% na Amazônia, 27%
na Mata Atlântica, de 77% no Pantanal e de 48% no Cerrado. Isso é o
esforço inicial para que a gente chegue ao desmatamento zero, fazendo
com que o desmatamento, que estava fora de controle, voltasse a ter
combate, aumentando as ações de fiscalização do Ibama em 96%, do ICMBio
em quase 200%”, disse a ministra. “O Brasil é o País que pode dar uma
grande contribuição para o desenvolvimento sustentável, como a gente
pode fazer as coisas provando que é possível compatibilizar a proteção
da floresta e o seu uso”, declarou.
Na
quinta-feira, 13, Lula disse que sonha com o fim do uso de combustíveis
fósseis, mas que “esse dia está longe ainda”. “Eu sou favorável e sonho
que um dia a gente não precise de combustível fóssil. Acho que um dia
não vamos precisar. Mas esse dia está longe ainda. A humanidade vai
precisar (de) muito tempo”, disse o presidente em entrevista a uma rádio
do Amapá.
Para a ministra do Meio Ambiente, no entanto, o Brasil
tem a oportunidade de receber grandes aportes de recursos justamente em
empreendimentos de energia limpa, não de combustíveis fósseis.
“Podemos
dizer que o Brasil pode ser o endereço dos melhores investimentos. A
China se constitui hoje como o País de maior contribuição em tecnologia
para transição climática. O Brasil pode ser o endereço dos melhores
investimentos, porque tem energia limpa e tem que continuar investindo
na descarbonização da sua matriz energética, inclusive com hidrogênio
verde. Não apenas para exportar, mas usar essa energia limpa para
transformar nossa matéria-prima em riqueza e produtos materiais”,
declarou Marina.
Nesta sexta-feira, 14, em entrevista a uma rádio
de Belém, o presidente Lula disse que Marina é “muito inteligente” e
“jamais será contra” a exploração de petróleo na Margem Equatorial, mas
que a questão é “como fazer” a pesquisa e a exploração de modo a não
causar danos ambientais. “Tenho certeza de que a Marina jamais será
contra, porque ela é muito inteligente. Não é que ela não queira fazer,
mas é como fazer. Esse como fazer é uma coisa que eu quero, ela quer e
você quer. Como fazer para não sermos predatórios com a nossa querida
Amazônia. Por isso vamos fazer com muita responsabilidade. E se tiver
petróleo, vamos ter mais dinheiro para fazer educação, saúde, ciência e
tecnologia, mais gente no Ibama, professor, médico”, afirmou.
Desde
que o presidente intensificou a pressão em relação à liberação para
pesquisas na Margem Equatorial, Marina não deu declarações públicas
sobre o tema, seja para ser a favor ou contra.