Empresa quer se beneficiar da melhora da economia brasileira e vê espaço para aquisições no país.
Por Reuters
O Carrefour Brasil vê potencial para abrir de 120 a 140 novas lojas em
todo o país até 2022. Segundo a varejista, a empresa quer se beneficiar
da melhora da economia brasileira e de eventuais oportunidades de
crescimento que incluem aquisições e parcerias no Brasil.
"Não tenho barreiras montadas... Estamos abertos a parcerias em
qualquer formato", afirmou a jornalistas o presidente do Carrefour
Brasil, Noël Prioux, após o primeiro Investor Day da companhia desde a
abertura de capital, em julho do ano passado.
Ele não quis entrar em detalhes sobre eventuais movimentos de
consolidação no setor supermercadista, mas informou que potenciais
parcerias já foram identificadas e que havia possibilidade de introduzir
um modelo de franquias em supermercados.
Questionado sobre o processo de venda das operações do Walmart no
Brasil, Prioux disse que não "comenta rumores" e que aguardava maior
clareza sobre os planos do rival.
As ações do Carrefour Brasil, que não fazem parte do Ibovespa, fecharam
em alta de 1,7% nesta segunda-feira, para a R$ 15,37. O índice teve
ganho de 0,6%.
Ele não quis entrar em detalhes sobre eventuais movimentos de
consolidação no setor supermercadista, mas informou que potenciais
parcerias já foram identificadas e que havia possibilidade de introduzir
um modelo de franquias em supermercados.
Questionado sobre o processo de venda das operações do Walmart no
Brasil, Prioux disse que não "comenta rumores" e que aguardava maior
clareza sobre os planos do rival.
As ações do Carrefour Brasil, que não fazem parte do Ibovespa, fecharam
em alta de 1,7% nesta segunda-feira, para a R$ 15,37. O índice teve
ganho de 0,6%.
Digitalização
Além de consolidar a liderança em varejo alimentar no país, outro foco do planejamento estratégico do Carrefour Brasil para 2022 será a integração das lojas físicas e dos canais de comércio eletrônico no Brasil.
"Lançamos o e-commerce há um ano e meio...Não tem escala ainda a
operação, mas é importante construir essa 'omnicalidade'", disse o
diretor vice-presidente de finanças do Carrefour Brasil, Sébastien
Durchon.
O grupo francês abriu a plataforma de comércio eletrônico para o varejo
alimentar em outubro do ano passado, inicialmente para pedidos em São
Paulo via aplicativo "Meu Carrefour", e o plano é expandir o serviço
para outras cidades.
"Nossa ambição para 2022 é liderar o ecommerce de alimentos e estarmos
entre os cinco maiores em não-alimentos", contou Paula Cardoso,
presidente do Carrefour Soluções Financeiras e diretora executiva de
clientes, serviços e transformação digital.
Segundo a executiva, o marketplace já representava 10% da receita total
de vendas (GMV) ao fim de 2017 e o grupo varejista negocia a entrada de
mais 95 vendedores na plataforma. "Serão mais de 120 categorias
distribuídas pelo marketplace", disse.
O Carrefour Brasil também introduziu em novembro o chamado "click and
collect", que permite ao cliente comprar no site e retirar na loja, e
disponibilizará essa opção para clientes em todo o país até o fim deste
ano, de acordo com os executivos.
Só neste ano, a companhia deve investir R$ 1,8 bilhão, principalmente
nas operações do Atacadão e em tecnologia para acelerar a expansão do
'omnichannel', disse Durchon, acrescentando que a previsão é de abertura
de 50 novas lojas em 2018, sendo 20 do Atacadão, 20 do Carrefour
Express e 10 Carrefour Market.
O grupo já converteu 13 hipermercados em atacarejo e tem pelo menos
mais 5 unidades identificadas para conversão entre 2018 e 2019, de
acordo com o presidente-executivo do Atacadão, Roberto Müssnich.
Dentro da divisão de atacarejo, a empresa buscará expandir as operações
de cartões de crédito do Atacadão, com expectativa de chegar a 2
milhões de cartões emitidos até o fim deste ano. "Já somos o sexto maior
emissor de cartões do mercado brasileiro e em pouco tempo devemos
ultrapassar a Caixa Econômica Federal e assumir a quinta posição", disse
Paula Cardoso.
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