Por Flavia Bohone
SÃO
PAULO (Reuters) - A Natura pretende acelerar a expansão de lojas
físicas no Brasil, como parte da estratégia de crescimento da empresa e
em um momento de recuperação gradual da economia, afirmou o
diretor-presidente da fabricante de cosméticos, João Paulo Ferreira.
Atualmente,
a Natura tem 19 lojas próprias no Brasil e, segundo o executivo, a
expansão deve ir além das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, embora
ele não tenha apresentado números.
O aumento das lojas, assim
como o crescimento da multicanalidade, faz parte do foco da empresa em
aumentar a participação de mercado da empresa no Brasil.
As ações
da empresa disparavam na bolsa paulista nesta sexta-feira, subindo 15,6
por cento às 14:10, e liderando a ponta positiva do Ibovespa, que caía
0,6 por cento.
Os ganhos dos papéis vinham após a empresa
reportar seus resultados para o primeiro trimestre, que mostraram lucro
em bases comparáveis e pró-forma, revertendo prejuízo sofrido um ano
antes..
Em
teleconferência para comentar os resultados, executivos da empresa
reforçaram que os números mais recentes mostram que a Natura está no
caminho para entregar suas metas de médio prazo.
A equipe do Itaú
BBA elevou a recomendação para as ações da Natura para ‘outperform’,
com preço-alvo de 40 reais. Segundo a equipe do banco, os resultados
“absolutamente impressionantes” de todas as operações internacionais foi
o principal destaque do primeiro trimestre.
“A aquisição da The
Body Shop parecia um passo muito arriscado... Esse trimestre oferece
alguma prova de que o risco de execução da The Body Shop pode ser alto,
mas menor do que pensávamos e que os ventos favoráveis das operações na
América Latina e da Aesop (embora pequena) são muito fortes para serem
ignorados”, escreveram os analistas do banco.
O presidente da
Natura afirmou ainda que a Argentina é um país estratégico, onde a
companhia vem ganhando participação de mercado nos últimos três anos, e
que a empresa está protegida para o atual momento de volatilidade
cambial no país.
“A
volatilidade não nos preocupa muito porque estamos totalmente
protegidos por diversas razões”, disse Ferreira, acrescentando que a
Natura possui produção local na Argentina, além de importar e também
exporta a partir do país.
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