Atuação:
Consultoria multidisciplinar, onde desenvolvemos trabalhos nas seguintes áreas: fusão e aquisição e internacionalização de empresas, tributária, linhas de crédito nacionais e internacionais, inclusive para as áreas culturais e políticas públicas.
quarta-feira, 29 de agosto de 2018
21 logos de empresas que trazem significados ocultos
Existe muito mais por trás de um logo do que podemos ver em
uma primeira impressão. Representação visual de uma empresa, um logotipo
é uma maneira de sintetizar tudo o que sua marca quer transmitir, seja
pela escolha de cores, nome, fonte e desenho.
Pense na Apple: é só olhar para a maçã mordida que inovação e luxo
vem a mente. Ou no touro vermelho, que logo remete ao mundo esportivo,
imagem construída com anos de patrocínios da Red Bull em eventos deste
tipo. O logo é a maneira não verbal e quase instantânea de fazer com que
uma marca passe uma mensagem. Por conta disso, empresas gastam tempo e
dinheiro para conseguir passar mensagens sem precisar dizer nada.
Nos casos abaixo, uma mostra de como pequenos desenhos podem conter mensagens poderosas.
Beats
Amazon
O atual logo da Amazon foi apresentado em 2000. A primeira vista, a
seta curvada embaixo do nome lembra um sorriso, porém ela traz outro
significado. Começando na letra A e chegando na letra Z, a seta também
reforça a ideia da enorme variedade de produtos da empresa, que vai da
primeira a última letra do alfabeto.
Fedex
A
célebre empresa de entrega que apareceu no filme Náufrago, tem uma seta
entre as letras E e X, que passam a ideia de agilidade e rapidez.
NBC
O logo da emissora americana de TV
NBC, foi criado na transição de aparelhos preto e branco para coloridos.
A fim de provocar no consumidor a mudança de seus dispositivos, criaram
um logo colorido com o slogan “orgulhoso como um pavão.” Por conta
disso também é possível ver o desenho da ave na parte branca do desenho.
Já as seis cores representam os seis setores da emissora
Roxy e Quicksilver
Divisão
de roupas femininas da Quicksilver, o logo da Roxy nada mais é do que a
junção de dois logos de sua marca-irmã, formando um coração. NO
entanto, o próprio logo original esconde algumas mensagens, já que são a
mistura de uma onda e uma montanha, ressaltando o viés de esportes
radicais da marca.
Museum of London
Você
talvez nunca tenha escutada falar do museu, mas seu logo merece
destaque. As diferentes cores ao redor do texto não são aleatórias, mas
sim representações geograficas da cidade de Londres ao longo de sua
história.
Tour de France
A
maior competição de ciclismo do mundo tem um logo clássico, com um “R”
estilizado que junto com o círculo amarelo forma a imagem de um
ciclista. Mas para além da imagem, o circulo amarelo também representa o
sol, passando a mensagem de que a competição só acontece a luz do dia.
Gamecube
Video-game em forma de cubo lançado
pela Nintendo tem um dos logos mais interessantes dos games. Além de
ser um cubo dentro de um cubo, o desenho forma a letra G enquanto a
parte branca, a letra C.
BMW
Por muito tempo se especulou que o
logo da BMW representava uma hélice de avião ligada, remetendo ao
passado da marca como produtora de motores de avião. Recentemente a
empresa deixou claro que o quadriculado é uma homenagem a bandeira da
Bavária, região da Alemanha onde a montadora foi fundada.
LG
Um
dos maiores cases de logos instantaneamente identificados, o desenho
não traz apenas as letras L e G, mas também a imagem de uma pessoa
piscando.
Spartan
Outra marca que você provavelmente não conhece, mas que tem uma ótimo
logo. O desenho do campo de golfe Spartan é dois em um. Em um primeiro
momento é possível ver um golfista realizando sua tacada com destaque
para a trajetória do taco. Porém, essa trajetória forma o topo do elmo
tradicional dos espartanos, complementado pelo corpo do golfista, que
também forma o rosto que completa o capacete.
Carrefour
Marca
de varejo francesa, o Carrefour tem um logo tão tradicional quanto
incompreendido. O nome da marca significa em francês bifurcação, e no
desenho é possível ver duas setas apontando para lugares distintos. Já a
parte branca forma a letra C, inicial da empresa.
Unilever
Uma das empresas com enorme variedade de produtos sob seu
guarda-chuva, a Unilever traz dentro de seu logo uma séria de pequenas
ilustrações que representam alguns de seus produtos mais famosos.
Toblerone
A marca dos chocolates triangulares
guarda seus segredos também. O logo mostra a montanha Matterhorn, mas
dentro dela há a imagem de um urso, simbolizando o sabor de mel presente
no produto, além do fato do Toblerone ser feito na cidade dos ursos.
Toyota
Os
três círculos unificados, segundo a Toyota, significam a união do
coração dos clientes com o coração dos produtos da marca. Só que mais do
que isso, é possível identificar todas as letras que formam o nome da
empresa em seu logo.
Audi
Os
quatro círculos representam as quatro empresas que se fundiram para
fundar a Auto Union, que posteriormente se tornou a empresa atual: Audi,
DKW, Horch e Wanderer.
Apple
A mordida da mação não existe por
acaso. Foi um detalhe adicionado pelo designer do logo, que adicionou a
mordida para que, em casos do desenho estar muito pequeno ou muito
longe, não ser confundido com uma cereja.
Pinterest
Na rede social onde é possível usar tachinas para compor o seu mural virtual, a primeira letra do logo é a própria tachinha.
Atlanta Falcons
O falcão estilizado do time de futebol americano forma a letra F, inicial do time.
Fórmula 1 (logo antigo)
Por 23 anos este foi o logo da
Fórmula 1, que entre a letra F e o detalhe em vermelho se desenha o
número 1. Aparentemente a nova gestão da categoria não achava o logo
antigo claro, e mudou para a temporada 2018.
Cisco
A empresa fundada em São Francisco
homenageia a cidade em seu nome e em seu logo – perceba como os traços
formam a silhueta da icônica Golden Gate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário