Antes atuando no eixo Rio-São Paulo, a marca abriu fábrica no Paraná, e busca expansão em direção ao sul do país
A cerveja carioca Praya foi fundada por quatro amigos em
2016. Indo na contramão de grande parte das cervejarias artesanais, que
oferecem uma série de opções em seu cardápio de produtos, a Praya
completa dois anos de vida oferecendo apenas um rótulo. Não que isso
preocupe seus fundadores, uma vez que a marca planeja triplicar seu
faturamento neste ano.
A história de como nasceu a Praya foi casual. O então surfista e base
jumper Marcos Sifu, gostava de cervejas a base de trigo, porém achava
elas pesadas demais para o clima brasileiro. Foi então que resolveu
fazer uma witbier leve, para combinar com o clima quente brasileiro. Ai
nasceu a Praya, que se tornou uma empresa depois que Marcos trouxe os
amigos Paulo Castro, Tunico Almeida e Duda Gaspar para a operação.
Em 2016 a cerveja nasceu e começou a ser vendida em alguns pontos do
Rio de Janeiro. Em 2017, viu a produção quase caseira de 20 litros se
transformar em uma estrutura de 15 mil litros para fornecer os 800
pontos de venda que abastecia no Rio de Janeiro e 200 em São Paulo. A
marca fechou seu segundo ano com faturamento de R$ 3,5 milhões, e mira
manter a trajetória ascendente em 2018.
Para a felicidade dos quatro sócios, o balanço do primeiro semestre
de 2018 foi animador: 3,7 milhões. O número fez com que a Praya mirasse
voos mais altos, e a marca já projeto um crescimento de 300% em relação a
2017, buscando fechar o ano com faturamento de R$ 11 milhões. Para tal,
a marca investiu em infraestrutura que além de ter dobrado sua
capacidade produtiva, abriu caminho para novos mercados.
Antes atuando no eixo Rio-São Paulo, a marca abriu fábrica no Paraná,
e busca expansão em direção ao sul do país. “Existe uma questão
logística envolvida, bem como um estudo com dados de instituições de
pesquisa que nos apontaram que a região sul tinha um consumo per capita
interessante”, explica Tunico Almeida. Com o rumo ao sul, a Praya chegou
a 2.000 pontos de venda, além de produção mensal de 100 mil litros
Apesar dos números, a expansão da Praya também tem outra explicação, e
ela reside no mundo do marketing. O objetivo da marca é que sua cerveja
fique atrelada a um lifestyle de praia, esporte e saúde. Para isso, a
cerveja patrocina diversas iniciativas que fogem do mundo cervejeiro,
como o lançamento de coleção cápsula com a marca Hadred de André
Namitala ou apoio a barco de surfe Sibon Praya nas ilhas Mentawai, na
Indonésia. Tudo isso serve para que a cerveja seja mais do que uma
bebida.
“Desde o início, o esporte está junto com a
marca através de iniciativas – como apoio a campeonatos locais no Rio de
Janeiro, de limpeza de praias, incentivo para atletas e até mesmo
apoiando um barco de surfe na Indonésia. A nossa perspectiva é levar,
sempre, todas as nossas iniciativas ao público de uma maneira criativa”,
explica Paulo Castro.
https://www.istoedinheiro.com.br/cerveja-praya-visa-triplicar-seu-faturamento-em-2018-apos-abrir-fabrica-no-sul/
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