segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Honda revela a beleza interior dos objetos


Criação é da Wieden+Kennedy de Londres

Amanda de Almeida, de
Reprodução/YouTube/Honda
Trecho de comercial da Honda
Trecho de comercial da Honda: ideia é mostrar que a verdadeira beleza está muito além da superfície e do óbvio, lembrando que a função também importa

São Paulo - No ano passado, a Honda mostrou o que a curiosidade é capaz de fazer em Hands. Agora, a montadora, junto com a Wieden+Kennedy de Londres, acrescenta mais um item ao seu histórico de boas campanhas com Inner Beauty. Ainda movidos pela curiosidade, o comercial feito para o Civic Tourer revela a beleza interior de diversos objetos – entre eles, é claro, o novo modelo da montadora.

Neste filme, que contou com produção da Nexus, a ideia é mostrar que a verdadeira beleza está muito além da superfície e do óbvio, lembrando que a função também importa. Isso é traduzido em uma viagem através de objetos como uma bola de golfe, um robô de brinquedo, uma máquina fotográfica, um amplificador…

Dá vontade de assistir várias vezes, só para notar um novo detalhe a cada play.

Vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=mhBc1MprPHs

O que Pedro Passos disse que irritou o governo


Presidente do IED e sócio da Natura criticou duramente a falta de clareza da política econômica do governo Dilma. Para ministro, críticas são "eleitoreiras"


Germano Lüders/EXAME.com
Pedro Passos, do Iedi
Pedro Passos, do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial)

São Paulo - Presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) e fundador e sócio da Natura, Pedro Passos não poupa críticas ao governo.

"O ambiente econômico está muito prejudicado no país. A taxa de investimento é muito baixa, o clima de confiança não existe, acabou. Falta direção", disse ele em entrevista publicada neste domingo pelo jornal O Estado de São Paulo.

Para Passos, "as decisões e as metas de política econômica não são claras" e "é preciso reconhecer que o modelo se esgotou e que precisamos lançar outro".

Ele criticou os incentivos pontuais para a indústria automobilística e da linha branca e cobrou mais definição das políticas fiscais e de combate à inflação, além de um aprofundamento maior das concessões.

A necessidade de maior abertura comercial para favorecer a indústria e estimular a produtividade foi um dos temas mais abordados pela entrevista.

Para Passos, o país é refém do Mercosul e falta clareza e agressividade na estratégia brasileira em relação ao comércio internacional.

"Não defendemos uma abertura irresponsável, mas um compromisso ao longo do tempo (...). Não podemos ser ingênuos de entregar setores inteiros sem saber negociar. O Brasil pode ser um país mais integrado, mas é preciso ter um plano, dar uma direção", diz.


Resposta


A resposta ficou a cargo do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, que deixa o cargo esta semana para concorrer ao governo de Minas Gerais. 

Em declaração ao Estadão, ele não respondeu a nenhuma crítica em específico: "Não é o caso de respondê-las, porque elas não foram feitas no âmbito do debate. Ele não quer contribuir com o debate econômico."

De acordo com Pimentel, a razão para as declarações é eleitoral: "A agressividade dele não me surpreende. A Natura hoje tem uma posição partidária, de apoio a uma candidatura de oposição ao governo."
Guilherme Leal, outro dos fundadores da Natura, foi candidato à vice-presidência nas eleições de 2010 na chapa de Marina Silva.

Depois de deixar o PV, Marina fez uma tentativa frustrada de fundar um novo partido, a Rede. Ela deve voltar a ser candidata nas eleições deste ano, agora como vice de Eduardo Campos (PSB).  

Mulheres são maioria entre os novos empreendedores


Segundo o Sebrae, 52% dos empresários com menos de três anos e meio de atividade são do sexo feminino

Alessandra Pires, da
Grancesco Corticcha/Getty Images
Mulher empreendedora
Mulher empreendedora: apenas no Nordeste as mulheres ainda não ultrapassaram os homens, mas estão quase lá, com aproximadamente 49% de participação entre os novos empresários
 
Brasília - As mulheres estão comandando a abertura de novos negócios no país. Dados revelados pelo Sebrae a partir da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostram que 52% dos novos empreendedores – aqueles com menos de três anos e meio de atividade – são mulheres. A força empreendedora feminina é maioria em quatro das cinco regiões brasileiras. Apenas no Nordeste elas ainda não ultrapassaram os homens, mas estão quase lá, com aproximadamente 49% de participação entre os novos empresários.

“A cada ano, o perfil do empreendedor brasileiro se torna mais feminino e mais escolarizado”, destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “As mulheres estão investindo em qualificação, buscam acesso às informações, não permitem amadorismo”, afirma. Prova disso é o índice de escolaridade: 49% dos donos de novos negócios – em que as mulheres são maioria – têm pelo menos o segundo grau completo. Já entre os donos de negócios estabelecidos (com mais de três anos e meio de atividade), – em que os homens são maioria – esse índice é de 41%.

A pesquisa GEM aponta ainda que 66% das mulheres iniciam uma empresa após identificar uma oportunidade de mercado. “Elas estão deixando de empreender apenas para complementar a renda da família ou por consequência de um passatempo”, reforça o presidente do Sebrae. Mesmo em um cenário praticamente de pleno emprego, em todas as regiões do país a maioria das mulheres que conduzem suas próprias empresas são movidas pela oportunidade e não pela falta de alternativas.

Boa parte desse resultado pode ser creditado à força do mercado interno brasileiro, fortalecido pela expansão da classe média. Mas, o fator determinante para o aumento do número de mulheres que empreendem é a flexibilidade para administrar o próprio tempo: gerenciar a própria empresa permite que elas consigam dividir o trabalho com outras atividades da vida familiar. “Isso não quer dizer que elas trabalhem menos, mas ganham autonomia para escolher seus horários”, completa Barretto.

A pesquisa GEM, uma iniciativa da London Business School e Babson College, é feita em 68 países, cobrindo 75% da população global e 89% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. No Brasil, ela é patrocinada pelo Sebrae e realizada pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foram entrevistadas 10 mil pessoas de 18 a 64 anos, de todas as regiões, e 85 especialistas em empreendedorismo. Entre os ouvidos pela GEM estão desde pessoas que estão se preparando para iniciar um empreendimento até os que já estão estabelecidos no mercado.

Médica cubana presta depoimento ao Ministério Público


Após o depoimento da médica, procurador disse que o inquérito do MPT sobre o programa aguarda inspeções dos procuradores nos estados para conclusão

Débora Álvares, do
Marcelo Camargo/Agência Brasil
A médica cubana Ramona Matos Rodrigues, que abandonou o Programa Mais Médicos, durante entrevista coletiva
Médica Ramona Rodrigues: ponto do depoimento que foi novidade para o Ministério Público diz respeito à autorização necessária aos médicos para sair da cidade onde trabalham

Brasília - A médica cubana Ramona Matos Rodrigues, que deixou o Programa Mais Médicos na semana passada e pediu asilo ao Brasil, disse nesta segunda-feira, 10, em depoimento ao Ministério Público do Trabalho (MPT), que fez curso pela internet nas duas últimas semanas antes de se desligar do programa.

Para o procurador Sebastião Caixeta, ainda que haja um curso de especialização semanal, o vínculo trabalhista se mantém. 

"Quando da edição da Medida Provisória que criou o programa Mais Médicos, o governo brasileiro alegou que traria os profissionais para cursos de especialização. No entanto, o que se verifica é um vínculo trabalhista claro", disse.

Após o depoimento da médica, o procurador disse que o inquérito do MPT sobre o programa aguarda inspeções dos procuradores nos estados para conclusão. Ele ressaltou ainda não ter informações do valor já repassado à Cuba referente aos salários dos profissionais que vieram para o Brasil.

Um ponto do depoimento de Ramona que também foi novidade para o Ministério Público diz respeito à autorização necessária aos médicos para sair da cidade onde trabalham. 

"Para sair de Pacajá (PA), tinha que pedir uma autorização. O contrato também traz um termo de confidencialidade que proíbe relacionamentos com não cubanos", contou a médica no depoimento. 

"A autorização para sair não era um assunto que vinha sendo tratado, mas todo cidadão deve ter esse direito preservado (de ir e vir)", afirmou o procurador.

Caixeta voltou a ressaltar que o inquérito leva à conclusão de que a legislação brasileira tem sido violada com o programa. Além do não cumprimento dos direitos trabalhistas a todos os profissionais, a situação dos médicos cubanos é considerada pelo Ministério Público como discriminatória.

Quem é a estatal chinesa que vai fazer Belo Monte funcionar


A State Grid venceu a concessão pela transmissão de energia da maior e mais polêmica hidrelétrica do país e planeja investir até U$ 5 bi por aqui até 2015

Getty Images
Vista aérea do Rio Xungu em área de construção de Belo Monte (junho de 2012)
Belo Monte: estatal chinesa ficou responsável por transmitir a energia produzida pela hidrelétrica

São Paulo - A State Grid venceu, na última sexta-feira, o leilão pelos 2.000 quilômetros de transmissão para o escoamento da energia produzida na usina de Belo Monte.

O consórcio, que era composto também pela Eletrobras Furnas e a Eletrobras Eletronorte, ofereceu um deságio de 38%, o que deixou bem claro o quanto a estatal chinesa queria vencer.

Este, porém, é apenas um dos grandes investimentos que a State Grid vem fazendo no país. O Brasil foi o primeiro país fora da Ásia em que a empresa se aventurou e até hoje é a maior operação internacional da companhia.

Ao chegar ao Brasil, em 2010, a empresa já adquiriu sete companhias da antiga ACS e outra da Plena Transimissora, no valor de 989 milhões de dólares.

Em 2012, inaugurou sua sede no Rio de Janeiro a um investimento de 200 milhões de reais e anunciou um aporte de 5 milhões de dólares até 2015 no Brasil.

A companhia chinesa chegou a pensar em comprar o Grupo Rede Energia, mas a dívida elevada e uma série de intervenções nas estações da empresa por parte da ANEEL a fizeram desistir.

Segundo a própria State Grid, eles planejam continuar crescendo e, apesar de não descartarem alguma aquisição, estão focados em concessões. A companhia já possui hoje mais de 300 funcionários no Brasil e planeja aumentar este número.

Brazil's government has set the favelas and middle classes against each other


A year of frustrated protest against an intransigent government has released a wave of pent-up inter-community violence
Protest against transport fares, Rio De Janeiro, Brazil - 06 Feb 2014
 
'The attempt to raise bus fares has acted as a reminder that, since last year's protests, things have got worse, not better.' Photograph: Agencia Estado/Rex

In Brazil there is a saying: "A good thief is a dead thief." These words have never been more relevant in today's Brazilian class-ridden landscape, where prejudice, violence and racism run free.

The last week has been full of violent acts in Rio de Janeiro. Once again, police and protesters clashed during a protest in the centre of the city. A few days earlier a teenage boy was beaten, stripped naked and tied to a lamp post by a group of vigilantes for allegedly mugging people in the street. A video of a white man pre-emptively accusing a black, poorly dressed youth of intent to mug him has gone viral. All Brazilians, black and white, rich and poor, are terrified of the aggressive atmosphere. The confrontations are no longer people versus authority; they have become people versus people.

And senior media figures have backed the vigilantes taking justice into their own hands. This week Rachel Scheherazade, the SBT news anchor, said their actions were "understandable", and that if people were pro-human rights they should "do Brazil a favour and adopt a thief". She made these declarations on national primetime TV.

To many, the statistics justify the violent backlash: between 2007 and 2013 more than 33,000 people were murdered in Rio, 1,070 as a consequence of being mugged. Even more frighteningly, 5,412 people died in conflicts with the police.

As the government focuses on the World Cup to please the international community, it neglects the people even more than usual, and things are bound to get worse. Brazil is already the fourth most unequal country in Latin America(according to the United Nations).

The recent crime waves, in particular in the Rio neighbourhood of Flamengo, where the black teenager was attacked, are a direct result of the population's rage that flared up last June. The government's attempt to raise bus fares once again has acted as a reminder that, since last year's protests, things have got worse, not better.

Perhaps people have realised that protesting takes them nowhere, except for gaining short-term change. The government is sending a clear message: we will do whatever we like and your protests can't stop us. This message has become dangerous because people now feel entitled to steal, to use violence and to torture any perpetrators the police fail to arrest.

And there will always be innocent people who suffer. On Thursday, a cameraman was hit in the head by an explosive, allegedly a police bomb, after a protest turned violent. He is in a coma.

The war is high income versus low income. While people from the favelas are driven to crime because of their lack of opportunities, middle class people become increasingly scared of violence and concerned for their security. Rage against the government is turning the population against each other and, despite Rio's glorious sunshine, the atmosphere is of fear and sadness for a city of such potential.

Ultimately, though support for torture and violence is horrifying, the social problems in Brazil are much deeper than vigilantes doing what they think is right. It is not a simple matter of killing a criminal because he is inherently evil; hundreds of years of oppression, racism and government neglect cannot be glossed over with a simple decision not to raise bus fares.

• This article was amended on 9 February 2014. It originally stated that Brazil was the fourth most unequal country in the world – this should have read fourth most unequal in Latin America. In addition, the figure of 33,000 murders does not apply to 2013 alone, as originally stated, but to 2007-2013. These errors have now been corrected.

Dilma luta para fazer Brasil sorrir para a câmera na Copa


A presidente teve que recorrer a uma campanha publicitária para vender os benefícios de ser o anfitrião da Copa ao país mais louco por futebol

Raul Gallegos, da
Roberto Stuckert Filho/PR
A presidente Dilma Rousseff chuta bola ao lado do governador da Bahia, Jaques Wagner, durante cerimônia de inauguração da Arena Fonte Nova

Dilma chuta bola ao lado do governador da Bahia, Jaques Wagner: um desempenho ruim como sede da Copa poucos meses antes da eleição pode ser um golpe à candidatura

Você sabe que existe um problema quando Dilma Rousseff, a presidente daquele que é talvez o país mais louco por futebol na Terra, precisa recorrer a uma campanha de relações públicas para vender ao Brasil os benefícios de ser o anfitrião da Copa do Mundo deste ano.

É uma resposta reveladora para uma sequência impressionante de eventos: desde junho, quando milhares de brasileiros de classe média foram às ruas para protestar contra a má qualidade dos serviços públicos e os gastos excessivos em estádios de futebol, a Copa do Mundo passou de motivo de orgulho para uma responsabilidade política.

O vídeo “Não, eu não vou à Copa do Mundo”, de Carla Dauden, tornou-se o grito de guerra de muitos brasileiros irritados. Muitos brasileiros ficaram descontentes em julho quando o presidente da Fifa, Sepp Blatter, se perguntou “se tomamos a decisão errada dando o direito de ser a sede” ao Brasil.

O real problema para Dilma é que ela vai procurar se reeleger em outubro. Um desempenho ruim como sede da Copa do Mundo poucos meses antes da eleição pode ser um golpe à sua candidatura. Não é à toa que Dilma está tão ansiosa para convencer os brasileiros a sorrirem para as câmeras.

O jornal O Estado do São Paulo publicou declarações de um funcionário do governo Dilma, na semana passada, dizendo que a campanha para gerar apoio à Copa do Mundo foi desenvolvida para evitar que as pessoas “se deixem levar pela loucura”.

A loucura em questão é uma campanha intitulada “Não vai ter Copa”, que vem se tornando popular nas redes sociais. No mês passado, o Partido dos Trabalhadores, de Dilma, criou a hashtag #VaiTerCopa, no Twitter, como resposta.

Que Dilma está em plena campanha é inegável. Ela participou pela primeira vez do Fórum Econômico Mundial em Davos, no mês passado, em um esforço para ganhar o apoio dos investidores em meio ao recente desempenho econômico medíocre do Brasil.

O timing político da campanha de relações públicas é tão óbvio que Rudolf Kunz, em sua coluna em O Estado do São Paulo, no sábado, disse que a decisão de Dilma de nomear um novo ministro das Comunicações foi uma tentativa de “enfrentar com maior vigor as notícias negativas e cuidar de forma mais cuidadosa dos interesses do partido”.

Pelé também saiu em defesa da Copa do Mundo no mês passado ao pedir que as pessoas que protestam “não estraguem a festa”.

“Espero que a gente tenha essa consciência: deixar passar a Copa do Mundo”, disse ele. “Aí vamos reivindicar o que os políticos estão roubando ou desviando. Isso é outra coisa. O futebol só traz divisas e só traz benefício para o Brasil”.

O Brasil tem problemas maiores que os manifestantes do lado de fora dos estádios onde os jogos serão realizados. Até janeiro, seis dos 12 estádios da Copa do Mundo ainda não estavam prontos.

Os últimos protestos indicam que as medidas de segurança podem não ser suficientes para o evento. E as companhias aéreas e aeroportos do Brasil não têm capacidade para lidar com a demanda de torcedores que voarão de um lado ao outro entre as cidades-sede.

A verdade é que o governo Dilma é muito menos popular que o mundial de futebol. Uma consulta publicada pelo Datafolha em outubro mostrou que 63 por cento dos brasileiros apoiam a Copa do Mundo.

São números melhores que o índice de aprovação de Dilma, de cerca de 41 por cento em novembro, segundo uma outra consulta do Datafolha.

Na segunda-feira, José Américo Dias, porta-voz do Partido dos Trabalhadores, desviou a insatisfação dos brasileiros de Dilma. Os brasileiros estão fartos dos políticos em geral, disse ele.

“Se a Copa tem algum significado político neste ano, não será contra a Dilma, mas a favor”, disse. “Isso porque temos a convicção de que a competição será um sucesso absoluto”.

Se a raiva e a frustração dos brasileiros com o governo Dilma se justificam é algo a ser decidido nas urnas. Mas, problemas da presidente à parte, a marca do Brasil a longo prazo é um assunto muito mais importante. 

Os brasileiros preocupados com essa imagem, e com seu próprio destino econômico, devem esperar que tudo corra bem na Copa do Mundo.