quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Cerveja Praya quer triplicar seu faturamento em 2018 após abrir fábrica no sul



Antes atuando no eixo Rio-São Paulo, a marca abriu fábrica no Paraná, e busca expansão em direção ao sul do país

 

 

Cerveja Praya quer triplicar seu faturamento em 2018 após abrir fábrica no sul
A cerveja carioca Praya foi fundada por quatro amigos em 2016. Indo na contramão de grande parte das cervejarias artesanais, que oferecem uma série de opções em seu cardápio de produtos, a Praya completa dois anos de vida oferecendo apenas um rótulo. Não que isso preocupe seus fundadores, uma vez que a marca planeja triplicar seu faturamento neste ano.

A história de como nasceu a Praya foi casual. O então surfista e base jumper Marcos Sifu, gostava de cervejas a base de trigo, porém achava elas pesadas demais para o clima brasileiro. Foi então que resolveu fazer uma witbier leve, para combinar com o clima quente brasileiro. Ai nasceu a Praya, que se tornou uma empresa depois que Marcos trouxe os amigos Paulo Castro, Tunico Almeida e Duda Gaspar para a operação.

Em 2016 a cerveja nasceu e começou a ser vendida em alguns pontos do Rio de Janeiro. Em 2017, viu a produção quase caseira de 20 litros se transformar em uma estrutura de 15 mil litros para fornecer os 800 pontos de venda que abastecia no Rio de Janeiro e 200 em São Paulo. A marca fechou seu segundo ano com faturamento de R$ 3,5 milhões, e mira manter a trajetória ascendente em 2018.

Para a felicidade dos quatro sócios, o balanço do primeiro semestre de 2018 foi animador: 3,7 milhões. O número fez com que a Praya mirasse voos mais altos, e a marca já projeto um crescimento de 300% em relação a 2017, buscando fechar o ano com faturamento de R$ 11 milhões. Para tal, a marca investiu em infraestrutura que além de ter dobrado sua capacidade produtiva, abriu caminho para novos mercados.

Antes atuando no eixo Rio-São Paulo, a marca abriu fábrica no Paraná, e busca expansão em direção ao sul do país. “Existe uma questão logística envolvida, bem como um estudo com dados de instituições de pesquisa que nos apontaram que a região sul tinha um consumo per capita interessante”, explica Tunico Almeida. Com o rumo ao sul, a Praya chegou a 2.000 pontos de venda, além de produção mensal de 100 mil litros
Apesar dos números, a expansão da Praya também tem outra explicação, e ela reside no mundo do marketing. O objetivo da marca é que sua cerveja fique atrelada a um lifestyle de praia, esporte e saúde. Para isso, a cerveja patrocina diversas iniciativas que fogem do mundo cervejeiro, como o lançamento de coleção cápsula com a marca Hadred de André Namitala ou apoio a barco de surfe Sibon Praya nas ilhas Mentawai, na Indonésia. Tudo isso serve para que a cerveja seja mais do que uma bebida.

“Desde o início, o esporte está junto com a marca através de iniciativas – como apoio a campeonatos locais no Rio de Janeiro, de limpeza de praias, incentivo para atletas e até mesmo apoiando um barco de surfe na Indonésia. A nossa perspectiva é levar, sempre, todas as nossas iniciativas ao público de uma maneira criativa”, explica Paulo Castro.
 
 
 https://www.istoedinheiro.com.br/cerveja-praya-visa-triplicar-seu-faturamento-em-2018-apos-abrir-fabrica-no-sul/

Fome de aquisições


Depois de investir R$ 3 bilhões na compra de 12 empresas, a NotreDame Intermédica já tem dez novos alvos na mira. E, com o caixa abastecido após um IPO que captou R$ 2,7 bilhões, o grupo busca operações que combinam planos de saúde e hospitais 

 

Fome de aquisições
Irleu Machado Filho, presidente da Notredame Intermédica: “Assumimos a primeira posição em São Paulo. Agora, podemos ser a maior empresa do setor em três anos”


Uma das primeiras medidas do fundo de investimentos americano Bain Capital depois de comprar o grupo de saúde NotreDame Intermédica, por R$ 2 bilhões, em 2014, foi selecionar Irlau Machado Filho para comandar a operação. Tarimbado executivo, formado em administração de empresas, economia e ciências políticas pela faculdade americana Augustana College, em Dakota do Sul, ele conhecia como poucos o mercado finaceiro e o setor de saúde. Machado havia ocupado o cargo de vice-presidente de marketing do Santander no Brasil e também tinha comandado a Medial Saúde e o Hospital A.C. Camargo, no qual foi responsável por rebatizar o antigo Hospital do Câncer e torná-lo uma referência nacional no tratamento de oncologia. Portanto, unia as características que os acionistas da NotreDame buscavam. E, ao assumir a operadora de saúde, o executivo atendeu às expectativas: promoveu um plano de expansão com foco na abertura de capital e em aquisições.

Nesse curto período, ampliou o faturamento do grupo em cinco vezes, para os R$ 5,3 bilhões registrados no ano passado. Como ele conseguiu essa façanha em apenas três anos e meio? Simples. No período, investiu R$ 3 bilhões na compra de 12 companhias. E não vai parar por aí. Outros dez novos ativos estão no alvo. “Se somarmos as últimas aquisições, atingimos 3,6 milhões de clientes e assumimos a primeira posição em São Paulo”, disse Machado, durante evento realizado na segunda-feira 24 para uma plateia composta pelos maiores grupos de corretores e clientes corporativos, como o Grupo Pão de Açúcar (GPA). “Agora, temos a grande oportunidade de nos tornarmos a maior empresa do setor nos próximos três anos.”
Plano vertical: para otimizar os custos de operação do plano de saúde, a empresa busca integrar hospitais e clínicas numa rede própria
 
Com a última aquisição anunciada, no início deste mês, do grupo paulistano Greenline, por R$ 1,2 bilhão, a companhia chegará a 4 milhões de vidas. A Amil, empresa do grupo americano UnitedHealth e a atual líder do segmento, possui 5,5 milhões de beneficiários. No mesmo evento, o executivo anunciou ainda a criação de uma marca própria de laboratórios de exames, a NotreLabs, que vai aproveitar muitos dos recursos incorporados por meio de aquisições recentes. Outra novidade foi o lançamento de um aplicativo que permite aos usuários de seus planos de saúde marcarem exames e consultas.

O apetite para a consolidação, no entanto, segue sendo o principal eixo da estratégia de crescimento da NotreDame. Para acelerar a expansão da operadora, Machado montou um time de fusões e aquisições, com o objetivo de selecionar, comprar e integrar empresas. Formada por nove executivos, que respondem diretamente ao presidente, essa equipe foi responsável pelo mapeamento de 240 companhias que poderiam se tornar alvos de uma investida do grupo.

Antes da chegada de Machado e da Bain Capital, o grupo, fundado pelo empresário Paulo Barbanti e negociado por R$ 2 bilhões, em 2014, nunca havia adotado a estratégia de fusões em cinco décadas de existência. As últimas três aquisições, da Samed, da Medplan e do grupo Greenline, aconteceram depois da abertura de capital, em abril deste ano, que levantou R$ 2,7 bilhões. No entanto, a maior parte desse valor não foi direcionada à operação, mas sim para remunerar o fundo controlador. “As nossas aquisições estão sendo financiadas com a geração própria de caixa”, afirma Machado. “Apenas no caso do Greenline, que foi um negócio de maior porte, utilizamos financiamento bancário.”
Fundador: dono da Intermédica até 2014, Paulo Barbanti promoveu o crescimento do grupo sem recorrer a aquisições. Agora, tudo mudou
A NotreDame fechou o segundo trimestre com caixa e aplicações financeiras totalizando R$ 1,2 bilhão. “A estratégia por trás das aquisições é a expansão geográfica de nossa rede própria. Logo, nosso histórico tem sido direcionado a hospitais e planos de saúde verticalizados”, diz. À medida que se expande, o grupo também aumenta a sua zona de atuação ao redor da cidade de São Paulo, chegando ao grande ABC e em Mogi das Cruzes, onde atua a Samed, e no Rio de Janeiro, onde comprou o Hospital Samci (ver gráfico). Mas a empresa não pretende estender o foco muito além das duas maiores cidades do País e dos seus arredores. “Apenas o território de São Paulo e Rio de Janeiro abarca um mercado do tamanho da França”, diz Machado, acrescentando que 48% dos planos de saúde do País estão concentrados nessa região.

No plano traçado pela NotreDame, o objetivo é integrar rapidamente cada ativo adquirido à rede, para ganhar benefícios de escala e de uniformização de operações. Para isso, a área de fusões e aquisições mapeia os processos e inicia o trabalho de integração, com o objetivo de finalizar o projeto em até 100 dias. No caso do grupo Greenline, esse método deve levar um pouco mais de tempo, em virtude da complexidade da operação. Afinal, o acordo envolve um plano de saúde, o Laboratório Bio Master, o Pronto Socorro Itamaraty e a Maternidade Brás. Ao todo, são dois hospitais, 10 prontos-socorros e nove centros clínicos.



A companhia traz 464 mil beneficiários concentrados na região metropolitana de São Paulo, sendo que 60% dos planos são corporativos. “A negociação foi muito tranquila. Eles são muito profissionais”, diz José Rafic, fundador da Greenline. “Fomos cotejados por muitos grupos, mas eles prometeram manter a marca e o quadro de funcionários.” A fusão ainda tem o potencial para impulsionar novos segmentos de negócios. Um projeto-piloto na Greenline busca a criação de um produto diferente, um plano voltado ao público idoso, capaz de fazer frente à Prevent Senior. Segundo Machado, a estratégia está num estágio ainda preliminar.

Com tantas frentes de atuação, a NotreDame surpreendeu o mercado de ações. O grupo chegou à B3 em abril, exatamente na mesma semana em que a sua concorrente Hapvida, que fatura R$ 3,8 bilhões e captou R$ 3,4 bilhões com a abertura de capital. Focada no Norte e no Nordeste, a rival, fundada pelo médico Cândido Pinheiro, era vista como a mais atrativa das duas pelos investidores. Apesar de um faturamento menor, mesmo atingindo mais clientes, a Hapvida apresentava maior lucro e rentabilidade. Em 2017, a empresa lucrou R$ 651 milhões e reportou uma margem de 21,4%.

Na NotreDame, o resultado do período ficou em R$ 240 milhões e 13,4%, respectivamente. Mas a desconfiança acabou rapidamente. Desde o IPO, as ações da companhia subiram mais de 30%. “Eles estão cumprindo todas as promessas feitas na abertura de capital. Havia certa ansiedade em relação ao crescimento e à rentabilidade, mas estão entregando o que o mercado desejava”, diz Thiago Macruz, analista de investimentos do Itaú BBA. Ele observa que as ações subiram muito depois da compra da Greenline, o que foi visto como um movimento estratégico para evitar a competição. “Se a Hapvida quiser entrar no mercado de São Paulo, será muito complicado e precisará acontecer por crescimento orgânico.”

O investidor ficou satisfeito com o posicionamento que evita a pressão da chegada de um competidor direto. Mas também percebe outros pontos positivos na estratégia geral. “A NotreDame está sabendo contornar a crise econômica, que fez as pessoas perderem os seus planos de saúde, e mostrou um bom posicionamento nos mercados paulista e carioca, onde está a maior atividade corporativa”, afirma Bruno Madruga, sócio da Monte Bravo Investimentos. Os planos de saúde do grupo estão focados no mercado corporativo (apenas 3% deles são individuais), que são os preferidos das operadoras. Além de evitar o reajuste controlado de preços por parte da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), garantem uma média etária menor. A taxa média de clientes do setor com idade acima de 60 anos, que costuma utilizar mais consultas, exames e cirurgias, fica em 13%. Já na NotreDame, está abaixo de 5%. Isso significa um nível menor de uso dos serviços e custos inferiores de operação. “As empresas que trabalham com tíquete médio menor não sentiram a queda do número de beneficiários”, diz Marcos Novais, economista-chefe da Abramge, associação dos planos de saúde.

Desde o início da crise econômica, uma das grandes preocupações do setor de saúde são os antigos clientes que perderam empregos formais e, com isso, também os seus planos. O segmento superou 50 milhões de beneficiários por apenas um ano, em 2015. Desde então, 3 milhões de pessoas deixaram o sistema. Em receita, o segmento seguiu crescendo, atingindo R$ 196 bilhões de faturamento em 2017, o que coloca o Brasil atrás apenas dos EUA. Mas a maior parte desse valor serviu apenas para repassar a inflação médica, que avança acima de 10% ao ano. “O ganho de escala é salutar”, afirma Novais. “Por isso, é importante a consolidação do mercado.” Segundo a associação, existem 730 operadoras de planos médicos que possuem clientes (algumas detêm o registro na ANS mas não estão operando), e outras 300 voltadas apenas a planos odontológicos. De todas essas, as mais propensas a sobreviverem ou serem adquiridas são aquelas que buscam estratégias de ampliação de margem de rentabilidade, que, na média do setor, costuma ser baixa, em torno de 2%.

Contenção da concorrência: a compra da Greenline foi vista como uma forma de barrar a chegada Hapvida em São Paulo
A mais testada e aprovada dessas estratégias é a verticalização. Ela consiste em ter uma rede própria de hospitais e clínicas, para realizar consultas e internações dentro de casa, impondo maior controle de custos e evitando tratamentos e cirurgias desnecessários. O setor estima haver uma perda de R$ 25 bilhões em fraudes na saúde, diz Machado. A Amil foi uma das pioneiras em buscar uma atuação verticalizada. A Hapvida e a NotreDame também seguiram a cartilha com afinco. Muitas das aquisições recentes do grupo comandado por Machado foram de hospitais, como o Cruzeiro do Sul, o São Bernardo e o Samcil. “A verticalização parece ser, de fato, uma forma eficiente de controle de sinistros”, afirma Macruz, do Itaú BBA. “O maior custo dos planos de saúde está nas internações, por isso faz sentido começar esse esforço pelos hospitais próprios. Depois, numa segunda posição, mais remota, estão os gastos com exames.” Nesse segundo ponto, fica fácil explicar a criação da marca NotreLabs, anunciada na semana passada.

O objetivo é utilizar melhor um recurso que foi adquirido em meio à compra de tantas empresas. Quando a NotreDame adquiriu o Santamália Saúde, em 2015, e o Cruzeiro do Sul, em 2018, trouxe no pacote laboratórios de diagnósticos. O mesmo acontece com a aquisição recente do Greenline. A rede NotreLabs nasce com 20 pontos. Mas, considerando a existência de 18 hospitais e outros 90 centros clínicos e prontos-socorros na empresa, o crescimento deve acontecer de forma rápida. “A ideia agora é utilizar a capacidade de 500 mil análises por mês desses laboratórios para atender nossos beneficiários de planos de saúde”, diz Machado. “Para a abertura dos pontos de coleta dentro da rede própria, o investimento é marginal.” Dessa forma, o caixa de R$ 1,2 bilhão do grupo poderá ser utilizado para aquilo a que parece destinado: comprar mais empresas.

Embraer e Boeing querem fábrica nos EUA



Embraer e Boeing querem fábrica nos EUA
A negociação de uma joint venture na área de defesa entre as fabricantes de avião Embraer e Boeing incluirá a instalação de uma linha de montagem nos Estados Unidos do cargueiro militar KC-390, um dos projetos mais promissores da empresa brasileira. A informação foi antecipada pelo jornal Valor Econômico e confirmada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Ao contrário da parceria entre as empresas na área de aviação comercial – anunciada em julho -, a joint venture no setor de defesa terá a Embraer como sócia controladora. A participação exata da brasileira no negócio ainda não foi definida.

A fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde o KC-390 vem sendo desenvolvido, deverá ser mantida e ficará de fora do acordo.

Nos Estados Unidos, a cidade em que a unidade fabril será instalada ainda não foi definida e há conversas em andamento com governos de Estados para obtenção de isenções fiscais.

Com essa fábrica fora do Brasil e com a joint venture, o KC-390 poderá ser vendido diretamente ao governo americano. Hoje, para a Embraer comercializar a aeronave militar Super Tucano com Washington, a negociação precisa ser feita via a empresa americana Sierra Nevada.
A parceria na área militar permitirá ainda que a Embraer venda a aeronave para países aliados do governo americano no programa Foreign Military Sales, que facilita a comercialização de equipamentos de defesa americanos. Coreia do Sul e Cingapura, por exemplo, estão entre os parceiros no programa.

O KC-390 é o maior avião já desenvolvido no Brasil. A Força Aérea Brasileira (FAB) já encomendou 28 aeronaves, no valor de US$ 7,2 bilhões, a serem entregues nos próximos 12 anos – a primeira no ano que vem.

Procurada, a Embraer afirmou em nota que a produção do KC-390 será mantida em Gavião Peixoto. Já a Boeing não quis se pronunciar. 


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Prepare-se: a computação quântica vem aí


Ela e outras quatro tecnologias transformarão o mundo na próxima década

 

Por Ademir Piccoli

 

A computação quântica e outras quatro tecnologias transformarão o mundo na próxima década


Já sabemos que a tecnologia vive em constante transformação. A cada dia, novas máquinas, aparelhos mais modernos e softwares mais sofisticados surgem para substituir seus antecessores e tornarem a vida mais fácil pouco a pouco. Prever os cenários futuros é parte natural do trabalho de quem atua com desenvolvimento de tecnologia. Pesquisadores estimam que em 2020 haverá 50 bilhões de aparelhos conectados. Em 2030, esse número deve saltar para 500 bilhões de dispositivos. Isso significa que essa progressão aritimética precisará ser constantemente alimentada por tecnologias disruptivas. Ainda assim, é muito difícil prever com exatidão qual tipo de tecnologia e qual o efeito prático que ela trará para a sociedade ou para os negócios. O empresário americano Peter Diamandis afirma que o desafio das companhias é definir o seu modelo de negócio procurando interceptar o estágio da tecnologia nos próximos dois ou três anos. Quem desenvolve o seu produto em cima do que existe hoje, fatalmente estará fora do mercado. Pensando nisso, eis cinco tecnologias que devem fazer a diferença nos negócios durante a próxima década. 


Robótica
 

Mesmo que há muito tempo ouçamos falar em robótica, esta tecnologia atinge uma maturidade cada vez maior com o passar dos anos. A antiga preocupação das pessoas sobre as máquinas substituírem a mão de obra humana vai se tornando realidade em muitos segmentos. Com a chegada da Indústria 4.0 (ou quarta revolução industrial), a tendência é de que os robôs assumam a execução de tarefas massivas e padronizadas.

Em junho deste ano, a fabricante chinesa Foxcomm, responsável pela produção de produtos Apple e diversas outras marcas, comunicou a intenção de substituir 80% de seus funcionários por robôs em até dez anos. A companhia, que hoje é uma das maiores empregadoras do mundo, já havia divulgado corte de 400 mil colaboradores entre 2012 e 2016 por meio da mecanização de processos e agora diminuirá ainda mais sua folha de pagamentos. Essa realidade já está presente em diversas empresas com a alegação de forte redução de custos operacionais. E contra fatos, não há argumentos. Um leve e versátil braço robótico da Sawyer já está no mercado por cerca de US$ 22 mil, o que representa um valor muito inferior a um ano de salário.

As aplicações da robótica não se limitam às fábricas. Os carros autônomos evoluem numa velocidade impressionante, de modo que não será surpresa vermos alguns pelas ruas já nos próximos anos. Nos Jardins de Infância da China, as crianças já contam com um apoio em seu processo de formação: um robô chamado Keeko, que se locomove por meio de pequenas rodas e “impõe” alguns desafios Às crianças. Quando acertam, o robozinho exibe olhos em forma de coração. Os efeitos práticos da robotização estão só começando a aparecer no nosso dia a dia.


Redes e sensores

 
A velocidade com que o planeta está se interconectando está cada vez maior. A tecnologoa 5G, que possivelmente estará em operação a partir de 2020, deve aumentar em 1 milhão de vezes a velocidade de dados dos smartphones. Como mencionado anteriormente, o número de dispositivos deve crescer exponencialmente. “Essa rede gigantesca envolve drones, aparelhos celulares, sensores urbanos, balões atmosféricos de comunicação e mais milhares de satélites que estão em fase de desenvolvimento e lançamento por várias empresas diferentes no mundo. Entre as novas tecnologias revolucionárias estão as ‘smart dust’, um aparelho de 1 milímetro de diâmetro e memória de 4kb que é capaz de transmitir dados em sinais de 900 mghz. Essa ‘poeira digital’ passará a ser incorporada em todo tipo de material e equipamento, criando uma imensa infraestrutura de Internet das coisas (IoT)”, afirma Diamandis. Evidentemente, esta transformação trará um gigantesco impacto na economia mundial, pois se hoje somos cerca de 3,8 milhões de pessoas conectadas, entre 2022 e 2025 a expectativa é que a tecnologia conecte toda a população da Terra. Isso demandará dispositivos para mais de 4 bilhões de pessoas que até então estão ‘offline’.


Inteligência Artificial

 
O que antes aparecia apenas em filmes de ficção científica já está inserido no dia a dia e evolui de forma rápida e constante. Conforme a Inteligência Artificial vai entando em nosso cotidiano, mais a nossa vida vai se transformando. Já temos exemplos de assistentes como Siri, Alexa, Cortana, entre outras que podem mostrar parte do poder que a Inteligência Artificial possui. Estas tecnologias abrem novas perspectivas de produtos e serviços relacionados à AI.

“Cada ser humano terá uma espécie de avatar, ou uma capa exterior de inteligência artificial, que vai estender a nossa capacidade de raciocínio”, acredita Diamandis. Isso elevaria o homem a um novo patamar. Um dos setores mais impactados é o de serviços financeiros. Nos Estados Unidos, é cada vez maior o número de empresas que oferecem produtos de investimento baseados em análises de AI. A demanda por profissionais especializados em Inteligência Artificial já é enorme no mundo. Entre 2010 e 2015, por exemplo, aumentou em 100 vezes o número de estudantes de cursos de AI no Udacity. Diamandis acredita que AI será a ferramenta para a solução dos nossos maiores problemas, ou seja, quem estiver preparado para trabalhar nesta área, sairá na frente na busca pelos melhores empregos.


Biotecnologia

 
A biotecnologia chega para romper a barreira entre homem e máquina. Isso abre infinitas possibilidades para a investigação de doenças e do comportamento humano, para o bem e para o mal.

Pesquisadores do MIT anunciaram em março deste ano a criação de um chip que simula órgãos do corpo humano para testes de remédios. O dispositivo é feito de tecidos conectados por microfluidos, que trabalham em conjunto de minúsculas bombas para imitar o fluxo sanguíneo em nosso corpo. Desta forma, os desenvolvedores podem mapear todo o processo que as drogas percorrem em nosso corpo, sendo capaz de identificar previamente possíveis efeitos colaterais.

Diamandis crê que um dos negócios que mais crescerá nos próximos anos é o armazenamento e “edição” do genoma humano, visando a prevenção de doenças o aperfeiçoamento genético das pessoas. O uso militar da biotecnologia também já é discutido. A Americana DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) está desenvolvendo um Sistema biotecnológico capaz de ajudar soldados no campo de batalha. O programa Biostasis consiste em um conjunto de tratamentos para diminuir as reações bioquímicas do corpo humano visando uma "suspensão" do estado corporal até que a ajuda médica chegue ao local.

Há ainda uma outra frente de investigação científica de tecnologias exponenciais em que universidades e empresas estão avançando na integração na tecnologia conhecida como Brain Computer Interface (BCI) com o objetivo de conectar os conceitos mais avançados de neurologia com processamento de dados e computação em nuvem. Atualmente existem pesquisas de implantes que visam aumentar de 15% a 25% a capacidade de armazenamento de memória no cérebro.


Computação Quântica

 
A Lei de Moore diz que a velocidade de um computador dobra a cada dezoito meses. Vivenciamos uma era em que o aumento desta velocidade foi constante e “imparável”. Entretanto, muitos cientistas acreditam que tal evolução terá um limite que, para ser superado, acarretará uma revolução significativa na computação. Na prática, isso já está acontecendo desde que o silício, principal componente utilizado na fabricação de processadores, começou a apresentar sinais de que está chegando ao seu limite inerente à própria estrutura do material. A Computação Quântica se encaixa neste cenário. 

Os processadores atuais podem ser entendidos pelo padrão de “zeros e uns” dos bits onde cada um corresponde a um comando que permite que nossos computadores realizem os cálculos para operarem da forma que estamos acostumados. Em tese, os computadores quânticos rompem este padrão, podendo operar com “zeros e uns” simultâneamente dentro do mesmo “quibit”, sua unidade mínima de medida, tornando a capacidade de processamento exponencial. Segundo Diamandis, a capacidade de processamento quântica é inimaginável e vai acelerar o desenvolvimento da inteligência artificial, e o machine learning, com impacto enorme no desenvolvimento de novas moléculas na indústria farmacêutica. As grandes corporações como Microsoft e Google estão na corrida para anunciar o primeiro modelo de computador quântico 100% funcional. Isso deve representar uma enorme revolução, pois os sistemas quânticos poderão executar novos tipos de algoritmos para processar informações de forma mais holística.



http://www.amanha.com.br/posts/view/6315


Venda da Embraer para a Boeing opõe Bolsonaro a Haddad

Resultado de imagem para fotos da Embraer


Os líderes na disputa eleitoral têm visões opostas sobre o futuro da Embraer. A equipe de Jair Bolsonaro (PSL) indica nos bastidores que, em caso de vitória, avaliará as condições do acordo com a norte-americana Boeing, mas já trabalha com estudo técnico que defende que a união das duas é “imprescindível” para a sobrevivência da fabricante brasileira. Se eleito, Fernando Haddad (PT), por sua vez, promete questionar o acordo e “tomar todas as medidas jurídicas” para preservar o interesse da Embraer.

A expectativa é de que o Palácio do Planalto dê a palavra final sobre o negócio entre Embraer e Boeing nos dias seguintes ao segundo turno. Detentor de uma ação especial na empresa brasileira – a chamada golden share -, o governo precisa dar aval para que as duas companhias prossigam nas negociações para criar uma terceira empresa controlada pelos norte-americanos dedicada à aviação comercial e também para uma parceira dedicada à comercialização do novo cargueiro brasileiro KC-390.

Em caso de vitória, Bolsonaro indica que dará sinal verde para que o governo Michel Temer dê aval ao negócio, segundo fontes ouvidas pelo jornal O Estado de S. Paulo e pelo Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado). Apesar de o tema encontrar resistência em alguns setores militares, a equipe do candidato do PSL defende essa decisão com base em um estudo técnico preparado por especialistas, entre eles o ex-presidente da Embraer Ozires Silva, um dos grandes entusiastas do negócio.

Ozires classifica o acordo como “imprescindível” para o futuro da Embraer diante da concorrência após a união da maior concorrente da Boeing, a europeia Airbus, com a grande competidora da Embraer, a canadense Bombardier. Com esse fortalecimento dos concorrentes e a entrada da China no mercado de aviação regional, o estudo entregue a Bolsonaro defende que é “inevitável” que a brasileira se associe a uma empresa maior para ganhar musculatura.

Sobre a preocupação de setores das Forças Armadas com o negócio, prevalece a percepção de que este seria um negócio “de mercado” e que questões estratégicas seriam preservadas com a separação do negócio de defesa da Embraer, que continuaria com os brasileiros e com poder de veto do governo.

Haddad


Eventual governo Haddad, ao contrário, tentaria barrar ou até reverter o negócio. A campanha do ex-prefeito informou que “irá tomar todas as medidas jurídicas para preservar os interesses nacionais” na Embraer. A equipe de Haddad avalia como “ilegítima” eventual decisão do governo Temer com o negócio – decisão classificada como uma “entrega da Embraer para a Boeing”.

O tom contra o negócio é um pouco mais duro que o observado no fim de setembro, quando o candidato petista visitou o berço da Embraer, no interior paulista. “O chamado ato jurídico perfeito vamos respeitar, como sempre respeitamos. Se houver possibilidade jurídica de reversão, com certeza faremos”, disse em entrevista coletiva à imprensa em São José dos Campos (SP), em 20 de setembro, ao ser questionado sobre como encararia a união das duas companhias. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Norsk Hydro anuncia fechamento de toda produção de alumina no Brasil


Devido a uma disputa ambiental refinaria de alumina Alunorte, no Pará, operava com metade da capacidade desde março; ações caíram mais de 12%

 




Oslo – A Norsk Hydro suspenderá a produção de sua refinaria de alumina Alunorte, no Pará, que opera com metade da capacidade desde março devido a uma disputa ambiental, informou a empresa nesta quarta-feira, levando a uma queda de mais de 12 por cento em suas ações.

A decisão também desencadeou a paralisação de sua mina de bauxita de Paragominas, que abastece a Alunorte, e pode ter consequências para a produção de alumínio na fábrica próxima deAlbras e em outras instalações da Hydro, disse a empresa.
 
 
“Embora seja cedo demais para determinar o impacto total, a decisão de fechar a Alunorte e Paragominas terá consequências financeiras e operacionais significativas, potencialmente também para o portfólio de alumínio primário da Hydro, incluindo a Albras”, disse em um comunicado.

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Oracle renova operação do Sul com mudança para o Tecnopuc


A intenção é aproximar a multinacional de outras empresas do setor

 

Da Redação

 

redacao@amanha.com.br
Rodrigo Galvão, presidente da Oracle do Brasil

Na manhã desta segunda-feira (1), a Oracle do Brasil anunciou o escritório local da empresa passa a operar em uma nova estrutura localizada dentro do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) no Rio Grande do Sul. A empresa está no segundo andar do Condomínio de Empresas Inovapucrs, espaço sem paredes e próximo a estudantes e pesquisadores ligados à tecnologia e inovação. A intenção é aproximar a multinacional norte-americana de outras empresas do setor, principalmente startups, estimulando o intercâmbio constante de conhecimento e interação no maior polo de criação tecnológica do Sul do país. 

A criação do espaço, além de modernizar o ambiente de trabalho dos funcionários e aprimorar o atendimento aos clientes da empresa, incentiva a inovação com a aproximação da Oracle com estudantes, pesquisadores e especialistas por meio da troca experiências e conhecimento. Participaram da inauguração do escritório Rodrigo Galvão, presidente da empresa; o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira; vice-reitor, Jaderson Costa da Costa; o superintendente de inovação e desenvolvimento da universidade, Jorge Audy; o diretor do Tecnopuc, Rafael Prikladnicki, e autoridades locais. “Temos como missão habilitar a transformação do mundo por meio da nossa tecnologia e dos nossos clientes. Hoje isso é possível com o investimento e a participação ativa da empresa nos ecossistemas de educação, empreendedorismo e inovação. O Tecnopuc representa tudo isso em um só lugar e, por esse motivo, estamos aqui. Essa é a cara da Oracle”, destaca Rodrigo Galvão (foto), presidente da Oracle do Brasil.

Para Jorge Audy, a presença da Oracle no Tecnopuc qualifica ainda mais o ecossistema de inovação do Parque, ampliando as possibilidades de sinergia com os demais parceiros instalados no local e os parceiros no âmbito da Aliança da Inovação de Porto Alegre. Rafael Prikladnicki acrescenta que a Oracle representa o trabalho contínuo de desenvolvimento do ambiente, com empresas de todos os tamanhos. “É uma multinacional que chega para valorizar ainda mais nossos 15 anos de atuação em prol do empreendedorismo e da inovação, e que vai gerar inúmeras oportunidades para nossos alunos e para todo o nosso ecossistema de forma ampla”, projeta o diretor do Parque.

O Tecnopuc estimula a pesquisa e a inovação por meio de uma ação simultânea entre academia, instituições privadas e governo. Empresas de diferentes portes, entidades e centros de pesquisa da própria Instituição estão sediados nos dois sites: em Porto Alegre e em Viamão, ambos no Estado do Rio Grande do Sul – Brasil. Atualmente, o Tecnopuc abriga mais de 150 organizações, somando mais de 6,5 mil postos de trabalho.


 http://www.amanha.com.br/posts/view/6328