Coleção da Chanel assinada por Karl Lagerfeld exalou a modernidade do século XVIII na Semana de Moda de Paris com cenário inspirado em Le Corbusier
Paris - O estilista alemão Karl Lagerfeld assinou uma coleção outono-inverno para a Chanel que exalou a modernidade do século XVIII nesta terça-feira na Semana de Moda de Paris com cenário inspirado em Le Corbusier.
O Grand Palais, onde a casa geralmente desfila, recriou o antigo
apartamento de cobertura nos Champs-Élysées do aristocrata colecionador
de arte francês Charles de Beistegui projetado por Corbusier em 1930.
Com vista panorâmica para a capital francesa, o apartamento, que já não
existe mais, foi um sopro de inovação em meio à refinada Paris,
contraste que Lagerfeld quis expressar em seus croquis, vistos da
primeira fila pelos atores americanos Kristen Stewart, que surpreendeu
de cabelo curto e multicolorido, e Jared Leto.
As sandálias baixas de dedo - sim, em uma coleção de inverno - as
bolsas a tiracolo e os penteados bagunçados em estilo punk foram os
toques contemporâneos em composições que resgataram as ceroulas antigas e
o volume do vestido à francesa.
As ceroulas, que eram usadas como roupa de baixo no século XVIII, vieram como bermudas sob as saias da passarela da Chanel.
Os delicados arabescos e brocados, assim como as trabalhados bordados
de flores em relevo e as pedrarias em formatos geométricos foram a
melhor homenagem a uma técnica tradicional que a casa francesa guarda em
suas oficinas.
A coleção valorizou o preto e branco, com toques de ouro e de prata, e
poucas cores, como o vermelho, o lilás e o azul, chegaram a essa
reduzida paleta cromática.
As linhas retas dos sutiãs e das ombreiras conviveram com as formas
curvas, como as dos semicírculos que Lagerfeld salpicou nas bordas de
algumas peças.
Os casacos, justos no bojo e na cintura, foram ficando mais amplos em
uma sobreposição com efeito 3D com vestidos e calças curtas.
As golas subiram retas e com uma circunferência aberta na frente,
enquanto os trajes de noite optaram por amplas golas canoa e pelo
tomara-que-caia, às vezes coroados por plumas.
O branco do cenário do desfile cedeu lugar aos cortes e aos bordados
trabalhados, enquanto o "tweed" ganhou mais uma vez um espetáculo no
qual se mostrou pontilhado, em rede ou desfiado.
A namorada de Chanel rememorou o passado com um vestido de volume
moderado, decorado com uma fileira de botões dourados e coberto com uma
longa camada de brocados.
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