terça-feira, 1 de outubro de 2013

Câmbio, soja e minério ajudam no superávit comercial

Balança comercial registrou em setembro o segundo melhor resultado mensal do ano, com superávit de US$ 2,147 bilhões

Luciana Otoni, da
Paulo Fridman/Bloomberg
Trabalhador passa por containers no Porto de Santos
Containers no Porto de Santos: exportações brasileiras somaram 20,9 bilhões de dólares no mês passado, queda de 5 por cento

Brasília - A balança comercial brasileira registrou em setembro o segundo melhor resultado mensal do ano, com superávit de 2,147 bilhões de dólares, levemente acima da expectativa do mercado, refletindo em parte a desvalorização do real ante o dólar, O resultado do mês também foi favorecido por embarques maiores de soja e o aumento da cotação do minério de ferro, disse o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior nesta terça-feira.

Mas apesar do superávit no mês, a balança continua registrando déficit no acumulado do ano de 1,6 bilhão de dólares --o pior resultado para o período de janeiro a setembro em 15 anos. No mesmo período do ano passado, a balança acumulava superávit de 15,7 bilhões de dólares.

As exportações brasileiras somaram 20,9 bilhões de dólares no mês passado, queda de 5 por cento pela média diária em relação ao mesmo período de 2012. Em relação a agosto, contudo, as exportações subiram 2,7 por cento.

Já as importações totalizaram 18,85 bilhões de dólares em setembro, queda de 2,2 por cento em relação a agosto e a setembro do ano passado, também pela média diária.

O desempenho do mês passado veio um pouco acima do esperado pela mediana das estimativas dos especialistas consultados pela Reuters, com projeção de superávit de 2 bilhões de dólares.

Ajudaram no desempenho das exportações o aumento de 66 por cento no valor arrecadado com o embarque de soja em grão em relação a média diária de setembro de 2012 e a valorização de 9,4 por cento nos preços internacionais do minério de ferro na mesma comparação.

Segundo o secretário de Comércio Exterior (Secex), Daniel Godinho, o câmbio desvalorizado começou a melhorar as vendas dos produtos brasileiros, ajudando a elevar, por exemplo, em 60 por cento as exportações de automóveis feitas no mês passado.

No lado das importações, o dólar mais caro foi determinante na redução em 11 por cento nas compras no exterior de bens de consumo não duráveis.

"A tendência é de redução das importações de bens de consumo duráveis", disse o secretário.

O dólar registra alta de 11,35 por cento ante o real desde o início de maio, quando a perspectiva de mudança na política monetária dos Estados Unidos levou os investidores saírem de mercados emergentes e buscarem ativos mais seguros.
Conta Petróleo Deficitária


A despeito da melhora do saldo comercial em setembro, o resultado acumulado nos nove primeiros meses mostra uma balança comercial castigada pela retração do comércio internacional, pelo avanço das importações e pelo alto déficit na conta petróleo.

Nos novo primeiros meses do ano, as exportações somaram 177,7 bilhões de dólares, queda de 1,6 por cento pela média diária frente a igual período do ano passado, enquanto as importações subiram 8,7 por cento, para 179,3 bilhões de dólares.

Entre janeiro e setembro a conta petróleo registrou déficit de 16,5 bilhões de dólares-- mais de 570 por cento superior ao déficit de 2,4 bilhões de dólares no mesmo período do ano passado.

Apesar desse resultado ruim, para Godinho, a tendência dos próximos meses é que a produção interna de petróleo e derivados aumente, levando à ampliação das exportações desses insumos e redução no saldo negativo na conta.

"O resultado da balança no fim do ano depende da conta petróleo e do câmbio", disse.

A dinâmica ruim das operações de comércio exterior levou o Banco Central a fazer uma drástica redução para 2 bilhões de dólares ante 7 bilhões de dólares na previsão anterior de superávit comercial para 2013.
Exportações fracas e importações em alta foram, também, um dos motivos que levaram o BC a reduzir para 2,5 por cento ante 2,7 por cento a previsão de expansão da economia este ano.

Superávit do Brasil com a Argentina aumenta 379%


No mês passado, as exportações brasileiras para o mercado argentino aumentaram 29,4%, a US$ 1,915 bilhão

Marina Guimarães e correspondente, do
REUTERS/Andres Stapff
Exportações e importações: containers em porto
Exportações e importações: de janeiro a setembro, as importações argentinas de produtos brasileiros acumularam alta de 10,7%, para US$ 14,917 bilhões

Buenos Aires - O Brasil voltou a ampliar o superávit comercial com a Argentina em setembro, com aumento de 379%, para US$ 753 milhões, na comparação com igual mês de 2012, conforme análise da consultoria Abeceb, com base nos números informados nesta terça-feira, 01, pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio. No mês passado, as exportações brasileiras para o mercado argentino aumentaram 29,4%, a US$ 1,915 bilhão, em relação a setembro do ano passado.

Os valores, segundo a análise, "estão muito acima da média dos últimos 12 meses". Já as importações brasileiras de produtos argentinos recuaram 12,2%, para US$ 1,162 bilhão. "Desde junho de 2012 não se observavam valores tão baixos nas vendas ao Brasil", ressaltou a consultoria. No mês mencionado, o Brasil barrou a entrada de uma série de produtos argentinos, entre eles frutas, vinhos e automóveis, como estratégia para forçar o sócio do Mercosul a afrouxar as barreiras contra o comércio bilateral.

Setembro marcou o segundo mês consecutivo de retrocesso nas vendas argentinas ao mercado brasileiro. A piora da balança comercial argentina com o Brasil obedece não só à forte retomada das importações de origem brasileira, mas às menores vendas ao sócio. No entanto, o fluxo de comércio bilateral total cresceu 9,8%, para US$ 3,077 bilhões. "Este dado não é menor, considerando que em agosto houve uma contração do comércio total entre os dois países", observou a Abeceb.

De janeiro a setembro, as importações argentinas de produtos brasileiros acumularam alta de 10,7%, para US$ 14,917 bilhões, comparando com o mesmo período de 2012. As exportações da Argentina para o Brasil cresceram 9,7%, para US$ 12,726 bilhões, no período analisado. A Argentina acumula um déficit de US$ 2,191 bilhões com o Brasil, 17% superior ao verificado em igual intervalo de tempo do ano passado.

Suíça é país com melhor mão-de-obra; Brasil fica em 57º


Índice de Capital Humano, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, mediu a capacidade dos países de transformar o potencial humano em vantagem econômica

REUTERS/Denis Balibouse
Fábrica da Nestlé na Suíça
Fábrica da Nestlé na Suíça: país é o melhor em desenvolver o potencial econômico de sua população

São Paulo - A capacidade de traduzir capital humano em retorno econômico pode ser o fator determinante para o sucesso econômico de um país. É o que afirma a primeira edição do Relatório de Capital Humano, do Fórum Econômico Mundial, que avaliou como 122 nações transformam as competências e capacidades produtivas de seus cidadãos em vantagem econômica.

O primeiro lugar de um total de 122 países ficou com a Suíça, seguida pela Finlândia e Singapura. O Brasil aparece só na 57ª posição, atrás de outros quatro latino-americanos: Costa Rica, Chile, Panamá e Uruguai. 
Os melhores desempenhos estão em países da Europa do norte e ocidental: 8 dos 10 primeiros países do ranking estão nessa região.

Dos 10 últimos colocados, nove são países africanos. A exceção é o lanterninha Yêmen, no 122º lugar, que fica no Oriente Médio. 

O índice levou em conta 51 variáveis em quatro pilares que estimulam ou inibem o desenvolvimento de uma população ativa: educação, saúde, a qualidade da força de trabalho e emprego, e o ambiente estrutural. 


Posição País Pontuação
1 Suíça 1,455
2 Finlândia 1,406
3 Singapura 1,232
4 Holanda 1,161
5 Suécia 1,111
6 Alemanha 1,109
7 Noruega 1,104
8 Reino Unido 1,042
9 Dinamarca 1,024
10 Canadá 0,987

Amcham: 48,6% de executivos veem inflação maior em 2014


Por Francisco Carlos de Assis
 
 
A inflação deve continuar a subir no próximo ano para 48,6% de 148 participantes do 5º Round Up - Perspectivas para 2014, evento econômico que a Câmara Americana de Comércio (Amcham) realizou nesta terça-feira, 01, em São Paulo. O universo de profissionais que responderam à pesquisa é formado por presidentes, vice-presidentes, diretores, gerentes, chefes de departamentos, supervisores e coordenadores.
 
De acordo com o levantamento, para 48% dos entrevistados, a inflação deverá ficar estável e para outros 3,4% a inflação deverá recuar em 2014. O câmbio deverá continuar crescente para 41,7% de um total de 139 respostas, enquanto para 48,9% o dólar deverá se estabilizar. Apenas 9,4% disseram acreditar que o câmbio deva recuar no ano que vem.

Com relação à Selic, a pesquisa consultou 154 empresários. Do total, 55,4% entendem que a taxa básica de juro vai subir no ano que vem; 37% projetam estabilidade e 8,4%, queda. O Produto Interno Bruto (PIB) deve aumentar para 31,4% das 159 respostas, ficar estável para 47,8% e cair para 20,8%.

Com relação ao desempenho das vendas das empresas no ano que vem, 60% de 149 executivos acreditam em crescimento em 2014. Outros 34% preveem estabilidade no volume de vendas e 7% esperam queda. O lucro das empresas em 2014 deve crescer para 46% de um total de 148 respostas. Deve ficar estável para 41% e cair para 13% dos pesquisados.

Ainda conforme o levantamento da Amcham, 34% de 104 executivos preveem aumento dos investimentos de suas empresas no próximo ano. Outros 54% esperam estabilidade e 13%, redução. De um total de 127 executivos, 24% pretendem aumentar seu quadro de funcionários em 2014; 59% pretendem manter o quadro e 17% reduzir o número de funcionários.


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Crescimento da população idosa no Brasil gera oportunidades de negócios


De seguros a spas, melhor idade permite criação de novos serviços e produtos

Por Luiz Gustavo PACETE

Há quem diga que o termo “aposentado” deixou de pertencer aos tempos atuais. De fato, aposento é o último lugar onde as novas gerações de idosos querem ficar. Com a expectativa de vida beirando os 74 anos em 2013, segundo o IBGE, muitos dos que já passaram dos 65 anos enxergam um futuro vigoroso pela frente. 
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Essa imagem será cada vez mais coisa do passado
 
Atualmente, as pessoas nessa faixa etária representam 22,3 milhões de brasileiros e movimentam mensalmente cerca de R$ 28,5 bilhões, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Com essa realidade, vários serviços e produtos foram criados e estão movimentando um mercado cada vez mais promissor considerando que até 2030 essa população representará 20% dos brasileiros. 
 
Nesta quarta-feira (1/10), dia em que são comemorados os dez anos do Estatuto do Idoso, DINHEIRO separou alguns exemplos de empresas que se adaptaram para atender um público exigente, mas fiel quando bem atendido. 
 
Finanças e Investimentos
 
O Banco Mercantil tem nos idosos um público alvo importante na área de seguros personalizados e desenvolveu dois produtos específicos para esses clientes. O serviço “Proteção Melhor Idade”, que cobre acidentes como fraturas de ossos, queimaduras, acidentes pessoais e de trânsito, e o “Residência Melhor Idade” para proteger o domicílio com coberturas contra incêndio, queda de raio e explosões. 
 
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Com maior expectativa, aumenta a necessidade de administração do dinheiro
 
Ubirajara Cavalcante, diretor-executivo da Mercantil do Brasil Corretora de Seguros, explica que o melhor laboratório para desenvolver esses produtos foi a convivência que o banco que tem com esse público diariamente. “Passamos a observar os aposentados e pensionistas que recebem benefício do INSS no próprio Mercantil do Brasil e identificamos a necessidade desses serviços para o próprio idoso e também para a família”, afirma.
 
Mary Helen Souto, superintendente da financeira Sorocred, também destaca a importância da proximidade com os idosos. Há 18 anos atuando na empresa, ela explica que esses clientes precisam do contato, da conversa e devem ser atendidos com diferencial. “Hoje, cerca de 8% de nossos clientes são desse perfil e eles precisam dessa atenção especial”, destaca. 
 
Saúde e Bem-estar
 
Família e proximidade são palavras-chave para o empreendedor interessado nesse público. Já que, muitos produtos e serviços são criados pensando em parentes próximos aos idosos. Em parceria com o Sebrae, a Ledcorp, empresa especializada em mobilidade, criou uma tecnologia que permite por meio de um dispositivo rastrear o idoso. “Ao receber a informação em tempo real, a empresa de saúde abre imediatamente um canal de comunicação com o cliente para averiguar o que está acontecendo”, explica José Lúcio Balbi de Mello.
 
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A questão não é apenas viver mais, mas viver melhor
 
Danny Kabiljo, sócio-diretor do Viva Spa Tecnológico, vem percebendo um crescimento médio de 15% no número de clientes acima dos 65 anos. Ele explica que existe um cuidado especial na hora de comunicar o conceito do Spa, e que normalmente é mais eficiente falar de bem-estar do que beleza, no caso dos homens especificamente.
 
“O que percebemos é que com o aumento da expectativa de vida, esse público quer viver mais, mas também com qualidade. Por isso, tem se dedicado cada vez mais a um estilo de vida saudável." O executivo explica que tornar acessível tratamentos alternativos que contribuam para essa faixa de população é tão importante quanto qualquer programa de saúde. Atualmente, 30% dos clientes do local já pertencem a um público acima dos 50 anos. 
 
Informação e exigências
 
Do ponto de vista de informação e comunicação, os empresários interessados neste segmento devem estar atentos, pois eles demandam abordanges específicas. O publicitário e presidente da Reciclo Comunicação, Marcone Procópio, avalia que os idosos estão cada vez mais bem informados, com autonomia para despesas e querendo fazer valer seus direitos. “O atendimento a esse público requer preocupação com acessibilidade e legibilidade, oferecendo uma informação mais coerente de fácil assimilação. “É preciso pensar em cores, imagens mais objetivas e claras, assim como aumentar o corpo do texto nas peças publicitárias”, diz.
 
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A inclusão digital entre os idosos vem aumentando
 
Amerson Magalhães, diretor do Easynvest Título Corretora, explica que diferentemente do que muitos pensam, essa geração está evoluindo no que diz respeito ao uso da tecnologia. “Eu tiro como base o número de clientes idosos que utilizam nossos serviços de investimentos em bolsa pela internet”. Segundo ele, 4% da base de clientes da companhia está acima de 65 anos. Com informação, opções e assessoria, essa nova geração de idosos poderá aproveitar cada vez melhor os anos que foram adicionados à sua expectativa de vida.  
 

Mercedes Benz confirma a construção de uma nova fábrica em Iracemápolis (SP)


Unidade começa a produzir em 2016 e receberá investimentos de R$ 500 milhões

Por Redação
Em cerimônia realizada com a presença da presidente Dilma Rousseff, na tarde desta terça-feira (1), Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO da Daimler para América Latina, oficializou a construção de uma nova fábrica da montadora na cidade de Iracemápolis, localizada no interior de São Paulo. 

A nova unidade de produção vai fabricar a próxima geração da Classe C e tem o início de funcionamento previsto para 2016. O local vai receber R$ 500 milhões de investimentos. A montadora alemã já possui unidades fabris em São Bernardo do Campo (SP) e em Juiz de Fora (MG).
 
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Phillip Schiemer, Presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Andreas Renschler, responsável por Produção e Compras da Mercedes, Dilma Rousseff e Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior  
 
Andreas Renschler, responsável por Produção e Compras da Mercedes-Benz Automóveis, destacou que  o Brasil é um importante mercado futuro. “Com nossa produção local nós aceitamos o desafio e enfrentaremos nossos competidores. A nova unidade representa de maneira exemplar a expansão de nossa rede de produção global”, destacou. 
 
A produção prevista para a nova fábrica deverá atingir até 20 mil veículos por ano. Cerca de mil novos empregos serão criados e, além disso, deverá desenvolver cerca de 3 mil novos empregos em fornecedores.
 

Austrália é ponto de partida para expansão da brasileira Marcopolo em nova fronteira


 
 
A abertura de uma empresa na Austrália pela Marcopolo foi apenas o primeiro passo. A ambição da fabricante de caminhões gaúcha é ir além das fronteiras da terra dos cangurus. A experiência na Austrália servirá como ponto de partida para que a empresa expanda sua área de atuação a países vizinhos. A Marcopolo afirmou que “sempre visa a uma região e não somente o mercado de um país”. A ideia é que, com a chegada na Austrália, a Marcopolo fortaleça a presença da marca no país e nas regiões vizinhas. 

A Marcopolo Austrália deve iniciar as operações neste mês. O objetivo é comercializar modelos de ônibus rodoviários e intermunicipais, que serão importados de fábricas da empresa no exterior. Os veículos complementarão a linha da australiana Volgren (foto), da qual a empresa brasileira tem 75% de participação, focada na produção de ônibus urbano. Hoje, a Volgren é líder no segmento no país com quase 50% de market share.

No entanto, a Marcopolo Austrália terá estrutura comercial e de pós-vendas independente da Volgren, para atendimento no país. Gabriel Tesser foi nomeado diretor da operação e será responsável pela condução das atividades da empresa. 

A primeira participação oficial da Marcopolo no país foi durante o Austrália Bus & Coach Show 2013, que aconteceu dias 25 e 26 de setembro, em Sidney. A companhia apresentou em seu estande o primeiro modelo de ônibus que será comercializado naquele mercado.