A consultoria surgiu através das relações humanas. É uma
troca de conhecimento de qualquer
assunto que requeira prudência e reflexão e uma resposta mais adequada, um conselho ou de forma mais
complexa, porém menos objetiva, de um parecer.
Podendo assim concluir que a consultoria constitui-se na
transição do conhecimento e da experiência de um homem em prol de um objetivo
humano. Essencialmente, é busca constante do saber preparado para o benefício
de outrem. Nas belas palavras de Peter Becker "A consultoria em sua melhor
forma é um ato de amor: o desejo de ser genuinamente útil aos outros. Usar o
que sabemos, ou sentimos, ou sofremos no caminho para diminuir a carga dos
outros.".
Consultoria enquanto atividade profissional
Consultoria é o
serviço de apoio aos gestores ou proprietários de empresas, para auxiliar nas
tomadas de decisões estratégicas, com grande impacto sobre os resultados atuais
e futuros da organização.
O foco da
consultoria é definir a melhor alternativa de ação num ambiente de negócios
repleto de incertezas, riscos, competição e possibilidades desconhecidas, que
representam para os gestores da empresa um problema complexo e de grande
importância.
Existem dois tipos
de consultoria: a Consultoria Interna e a Consultoria Externa:
1 - Consultoria
Interna - Normalmente feito por empregado dentro da empresa , ou seja, faz parte da estrutura organizacional e está
inserido em sua cultura e valores.
2
- Consultoria Externa ou Autônoma) - Será um
empregado de uma de consultoria externa contratado pela empresa para ajudá-los numa situação especifica e
geralmente trabalha em equipe com outros consultores de outras especialidades
em uma empresa de consultoria com denominação "Consultores
Associados". Muitos autores consideram apenas o segundo como Consultor efetivamente.
Consultoria e seu enfoque
Como podemos observar a informação, hoje, está
disponível à todos no mercado. E há
muita informação disponível. Umas não custam nada, além da dedicação e do tempo
de procurá-las na biblioteca da esquina, ou na Internet. Já, outras, custam
muito caro, haja vista o preço cobrado por uma McKinsey, a maior empresa de
consultoria do mundo.
A
informação sozinha e esparsa, não agrega muito valor. É necessário ter uma
visão sistêmica das inter-relações entre as diversas informações, compondo um
corpo de conhecimento. É necessário agregar ao conhecimento a capacidade de
ação na facilitação da obtenção dos resultados esperados pelos clientes.
A
consultoria começa com explicações ao cliente sobre benefícios, necessidades,
métricas, e outros aspectos do trabalho e termina, com novas explicações sobre
benefícios, necessidades e desejos.
Enfim, é um mercado de prestação
de serviço em grande crescimento no país, sendo que em sua grande maioria de
consultores são hoje pessoas aposentadas ou acima da faixa etária de 40 anos
que não estão conseguindo retornar ao mercado de trabalho e possuem grande conhecimento técnico e
experiência e estão criando esse nicho de mercado, tão necessária nesse mundo
competitivo de negócios.
Esilda Alciprete
Advogada Empresarial e Consultora de Negócios Internacionais