segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Consultoria – uma tradição humana



 
A consultoria  surgiu através das relações humanas. É uma troca de conhecimento  de qualquer assunto que requeira prudência e reflexão e uma resposta  mais adequada, um conselho ou de forma mais complexa, porém menos objetiva, de um parecer.
Podendo assim  concluir que a consultoria constitui-se na transição do conhecimento e da experiência de um homem em prol de um objetivo humano. Essencialmente, é busca constante do saber preparado para o benefício de outrem. Nas belas palavras de Peter Becker "A consultoria em sua melhor forma é um ato de amor: o desejo de ser genuinamente útil aos outros. Usar o que sabemos, ou sentimos, ou sofremos no caminho para diminuir a carga dos outros.".

Consultoria enquanto atividade profissional

Consultoria é o serviço de apoio aos gestores ou proprietários de empresas, para auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas, com grande impacto sobre os resultados atuais e futuros da organização.
O foco da consultoria é definir a melhor alternativa de ação num ambiente de negócios repleto de incertezas, riscos, competição e possibilidades desconhecidas, que representam para os gestores da empresa um problema complexo e de grande importância.
Existem dois tipos de consultoria: a Consultoria Interna e a Consultoria Externa:
1 - Consultoria Interna - Normalmente feito por empregado dentro da empresa , ou seja,  faz parte da estrutura organizacional e está inserido em sua cultura e valores.
2 - Consultoria Externa  ou Autônoma) -  Será um empregado de uma  de consultoria externa  contratado pela empresa para  ajudá-los numa situação especifica e geralmente trabalha em equipe com outros consultores de outras especialidades em uma empresa de consultoria com denominação "Consultores Associados". Muitos autores consideram apenas o segundo  como Consultor efetivamente.
Consultoria e seu enfoque   
Como podemos observar a informação, hoje, está disponível  à todos no mercado. E há muita informação disponível. Umas não custam nada, além da dedicação e do tempo de procurá-las na biblioteca da esquina, ou na Internet. Já, outras, custam muito caro, haja vista o preço cobrado por uma McKinsey, a maior empresa de consultoria do mundo.
A informação sozinha  e esparsa,  não agrega muito valor. É necessário ter uma visão sistêmica das inter-relações entre as diversas informações, compondo um corpo de conhecimento. É necessário agregar ao conhecimento a capacidade de ação na facilitação da obtenção dos resultados esperados pelos clientes.
A consultoria começa com explicações ao cliente sobre benefícios, necessidades, métricas, e outros aspectos do trabalho  e termina, com novas explicações sobre benefícios, necessidades e desejos.
Enfim, é um mercado de prestação de serviço em grande crescimento no país, sendo que em sua grande maioria de consultores são hoje pessoas aposentadas ou acima da faixa etária de 40 anos que não estão conseguindo retornar ao mercado de trabalho e  possuem grande conhecimento técnico e experiência e estão criando esse nicho de mercado, tão necessária nesse mundo competitivo de negócios.
Esilda Alciprete
Advogada Empresarial e Consultora de Negócios Internacionais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário