Embraer revela carro voador 'para as massas'
Brasileira
apresentou ontem conceito de veículo aéreo com cara de utilitário
esportivo; projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Uber
Por Luciana Dyniewicz, enviada a Washington (EUA) - O Estado de S. Paulo
Protótipo de carro voador da Embraer é exibido durante o Uber Elevate Summit, realizado nesta semana em Washington
O “carro voador” desenvolvido pela Embraer X, subsidiária da Embraer
para negócios disruptivos, será uma aeronave para “as massas”, que
lembrará um SUV (utilitário esportivo) por dentro. Por fora, terá duas
espécies de asas, que darão a sustentação, e dez rotores – oito para o
deslocamento vertical da aeronave e dois para a parte horizontal. O
modelo foi divulgado nesta terça-feira, 11, pela companhia em
Washington, nos Estados Unidos, em evento do Uber sobre transporte aéreo.
As
duas empresas trabalham em parceria para desenvolver projetos na área.
Ainda não há um cronograma público para a apresentação da aeronave da
Embraer e, portanto, não se sabe se a empresa brasileira participará dos
primeiros testes planejados pelo Uber já no ano que vem – nesta
terça-feira, a startup americana revelou que fará pilotos com os veículos em Dallas e Los Angeles,
nos EUA, bem como em Melbourne, na Austrália. Além da Embraer, o Uber
trabalha com companhias como Boeing e Bell Labs para criar a nova forma
de transporte, com previsão de uso comercial a partir de 2023.
O
presidente da Embraer X, Antonio Campello, frisou que o projeto está em
fase “preliminar” – mas pretende que não levará uma década para que a
aeronave, chamada tecnicamente de Evtol (veículo elétrico para pouso e
decolagem verticais) esteja em utilização. Segundo o executivo, a ideia
de criá-la semelhante a um SUV teve a intenção de transmitir
familiaridade e segurança aos usuários. “A gente precisa ser seguro e
fazer com que o passageiro se sinta seguro. O SUV é um símbolo de
segurança”, disse.
Como o veículo será
elétrico e usará bateria recarregável, o custo de decolagem e
aterrisagem deverá ser inferior ao de um helicóptero comum – a empresa
não divulga valores. O design simples da aeronave, com peças fixas,
também deverá tornar sua manutenção mais barata.
“Se você
coloca muitas peças móveis, tem maior probabilidade de haver falhas.
Quanto mais mecanismo, mais complexa fica a aeronave”, disse Campello.
“Estamos fazendo essa aeronave para muitas pessoas usarem. Não é uma
aeronave VIP, exclusiva, é para a massa realmente fazer as viagens.
Vamos transportar milhares de pessoas”, acrescentou.
O
carro voador da Embraer deverá ser de fácil acesso e fazer o menor ruído
possível, já que a ideia é que ele voe mais baixo que os helicópteros.
“Entrar a bordo de um helicóptero pode ser complexo. Sentar e coloca o
cinto de cinco pontas é complicado. Não adianta voar sobre o trânsito,
mas demorar 15 minutos para entrar a bordo”, disse o diretor de
estratégia da Embraer X, André Stein.
Segundo Campello,
grande parte do projeto está sendo criado pelos engenheiros da empresa
no Brasil. A EmbraerX não foi incluída na venda de 80% da área comercial
da empresa para a Boeing e os desenvolvimentos de produto da companhia
continuam de forma independente.
São Paulo é preterida para testes
São Paulo estava na lista das cidades finalistas para receber os testes, ao lado de Paris, Mumbai e Tóquio e da vencedora Melbourne. O governador do Estado, João Doria (PSDB), havia recebido a equipe do Uber em janeiro deste ano para conversar sobre o assunto.
Um
dos pontos que favoreciam a cidade brasileira é o tamanho do mercado.
Hoje, São Paulo é a cidade que tem o maior número de viagens realizadas
no mundo por meio do aplicativo de transporte. Além disso, é um dos
maiores mercados de helicópteros do planeta.
Além do
mercado, a Uber também levou em consideração aspectos climáticos,
regulatórios, de infraestrutura e de estratégia para definir a cidade
onde ocorrerão os testes.
*A jornalista viajou a convite do Uber
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