sábado, 23 de março de 2013

Brasil tem de mudar relação com a China, diz ex-embaixador brasileiro


Por Rodrigo Pedroso | Valor
 
SÃO PAULO - Maior parceiro comercial do Brasil, a China está confortável na relação bilateral, de acordo com o ex-embaixador Clodoaldo Hugueney. Falando sobre o país nesta sexta-feira, ele afirmou que o Brasil precisa pensar melhor sua relação com os chineses para que ela se torne mais vantajosa para o país. Atualmente, o Brasil é basicamente fornecedor de matéria-prima para a indústria chinesa e comprador de manufaturados dos asiáticos.

“Não estou dizendo que é ruim exportar matéria-prima, mas podemos tirar mais proveito do crescimento chinês. E isso tem que partir da gente. Os chineses estão cuidando de seus interesses, são mestres nisso”, disse.

Segundo Hugueney, falta coordenação entre diferentes atores da sociedade brasileira para que haja uma mudança na relação bilateral. Os chineses, por outro lado, possuem uma estratégia global para o comércio com o Brasil.

“Está faltando coordenação, e ela não pode ser apenas setorial. Temos que ter uma visão onde cada peça se encaixa em um todo, porque é assim que o outro lado raciocina. E isso envolve esforço do governo, empresários e academia para a criação de uma estratégia de todo. Precisamos entender melhor a China”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário