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Na palma da mão: internet e mobile banking facilitam o gerenciamento de contas pessoais e de empresas
Ir pessoalmente até o banco para resolver pendências financeiras na mesa
do gerente é, definitivamente, uma ação em desuso. Pesquisa da
Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostra que mais da metade do
total de transações feitas em 2015 foi realizada por meio de canais
digitais, o que demonstra a consolidação não só do internet banking como
também do mobile banking.
O consumidor quer mais praticidade e mobilidade dos serviços
financeiros, desejo a que os bancos respondem oferecendo cada vez mais
funcionalidades tanto no site quanto nos aplicativos para smartphones.
“Hoje, tempo é algo imprescindível, e a velocidade e a praticidade
permitidas pelos meios digitais são fatores cruciais na tomada de
decisão”, afirma Adriano Lucas Balaguer, gerente de projetos da GFT,
consultoria especializada em tecnologia da informação para bancos. “A
evolução das ferramentas de autenticação utilizadas nesses canais tornou
seu uso muito mais seguro”, diz. O Brasil é o sétimo país no mundo que
mais investe em tecnologia da informação no setor bancário.
Essa realidade não se limita ao universo das contas-correntes de pessoas
físicas. O estudo da Febraban aponta que o total de contas bancárias de
pessoas jurídicas com acesso ao internet banking avançou 75% entre 2011
e 2015. “A facilidade de movimentar os produtos e serviços de sua conta
de qualquer lugar e em qualquer momento é fundamental para esse
público”, diz Balaguer. “A capacidade de utilizar linhas de crédito
imediatamente após o fechamento de um novo negócio, por exemplo, faz com
que pessoas jurídicas sejam muito beneficiadas pela mobilidade e pela
liberdade de horários.”
Além das operações mais comuns, como consulta às informações sobre a
conta-corrente, é possível contar com serviços eletrônicos mais
sofisticados, como solicitação e aprovação de pagamentos e recebimentos,
transferências e acompanhamento de investimentos. Além disso, todo o
gerenciamento de fluxo de caixa pode ser realizado digitalmente, com
soluções personalizadas propostas com base na análise do perfil
financeiro da empresa.
O Débito Direto Autorizado (DDA) é um bom exemplo da digitalização cada
vez maior dos serviços bancários. Lançado em 2009 no Brasil, o serviço
permite que boletos de cobrança sejam apresentados ao cliente de forma
totalmente eletrônica. Após um cadastro, os boletos são disponibilizados
no internet banking, o que facilita a organização e a aprovação das
contas a pagar. O DDA gera eficiência no controle e na gestão do fluxo
de caixa e facilidades para realizar os muitos pagamentos realizados
pelas empresas, sem papel e sem a necessidade de troca de arquivos ou
digitação.
Para as empresas, serviços como o DDA e os demais oferecidos pelos
canais digitais de atendimento representam agilidade e eficiência. E o
melhor, com uma camada de segurança que permite acessar as informações
de qualquer lugar e a qualquer hora, pelo computador ou pelo celular.
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