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Da Endeavor
Imagine que você tenha a opção de viajar para um país novo mês que vem e
vai fazer um quadro de pós e contras para tomar essa decisão. Você vai
pesar fatores que dizem respeito a você, como disponibilidade de tempo,
de dinheiro e aptidão física, mas também se fará sol ou chuva nesse
destino, se a moeda está favorável, se há boas condições de segurança,
entre diversas características que fogem do seu controle. Nas empresas, a
Matriz SWOT cumpre esse papel de colocar na balança o que há de
vantagem e desvantagem em uma empreitada.
Conhecida no Brasil como Matriz FOFA, ela mede as forças (S, de
stregths) fraquezas (W, de weakenesses) do negócio – fatores internos –
assim como oportunidades (O, de opportunities) e ameaças (T, de threats)
do macroambiente – fatores externos.
Muito utilizada pelas empresas durante o planejamento estratégico e
para novos projetos, a Matriz SWOT consiste em uma análise detalhada da
situação do negócio no cenário econômico, o que ajuda o empreendedor na
tomada de decisão. Seu principal objetivo é dar um diagnóstico
estratégico que deve prever e prevenir condições negativas, além de
firmar diretrizes que façam o empreendimento se diferenciar.
Como montar uma matriz SWOT?
O primeiro passo para colocar em prática essa técnica estratégica é
definir quais são os pontos fracos e fortes do ambiente interno do
negócio, ou seja, o que é controlado pela empresa. Os pontos fracos ou
fraquezas consistem em analisar o que pode ser feito para melhorar o
negócio: se os funcionários possuem as capacidades que o cargo exige,
quais as deficiências de seus funcionários, produtos e/ou serviços, e
porque seus clientes não voltam após uma compra.
Em seguida, definem-se os pontos fortes, que devem ser algo como: o que
você faz de melhor na empresa, de quais recursos o empreendimento
dispõe, o que seu negócio possui de melhor em relação ao concorrente e o
que faz seus clientes retornarem à empresa.
Por fim, deve-se analisar o ambiente externo do negócio, ou seja, o que
a empresa não consegue controlar. Nesse quesito, são observadas as
oportunidades que existem no mercado, como as tendências/novidades,
expansão da linha de produtos, chances de conquistar novos clientes, ou
seja, o que pode gerar receita e valor.
Também são exploradas as ameaças que a empresa pode sofrer, como novas
empresas para o mesmo nicho, queda no padrão de consumo, investimento de
novas tecnologias por concorrentes ou o que puder afetar negativamente a
receita ou a imagem do negócio.
Uma dica é listar todos os pontos levantados em um quadrante, separado
nesses 4 aspectos. Depois, dê uma nota de prioridade para cada item,
seguindo o critério de sua preferência, e classifique cada item da lista
de 5 (excelente) a 1 (fraco). Multiplique a nota de prioridade pela
classificação, logo obterá um valor x sobre aquele item final, que te
dará uma visão ampliada sobre onde focar esforços.
Mantendo a empresa preparada para os desafios
Em tempos incertos, a Matriz SWOT cai como uma luva para definir
relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa com o que
se verifica de mais importante no mercado, seja a nível local ou
global. A análise permite entender a posição de sua empresa comparada a
seus concorrentes, conferindo mais confiança, segurança e força para
lidar com os imprevistos e situações desafiadoras.
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