Um estudo feito na Universidade do Sul da Califórnia descobriu que quando empreendedores bem sucedidos tomam decisões, eles reúnem o maior número possível de informações, e depois comparam esses dados com o que eles sentem
As melhores decisões de negócios levam em consideração números e
fatos disponíveis, e depois algo que está além disso: o entendimento
cerebral. Isso requer que acessemos os circuitos cerebrais que gerenciam
toda a sabedoria e conhecimento adquiridos na nossa vida sobre o
assunto em questão. A parte complicada: nenhum desses circuitos se
conecta com a parte do cérebro que pensa em palavras. Eles estão ligados
ao trato gastrointestinal, isto é, às nossas entranhas, a fonte da
intuição. Especificamente, precisamos estar em contato com a nossa
intuição.
Um estudo feito na Universidade do Sul da Califórnia descobriu que
quando empreendedores bem sucedidos tomam decisões, eles reúnem o maior
número possível de informações, e depois comparam esses dados com o que
eles sentem: sua intuição. Se não parece correto, eles não vão em
frente, mesmo que os números digam "sim". Intuição, o sentimento que
"vem da víscera", é também um dado. Esse sentido nos mostra tudo que
podemos discernir sobre uma situação, como por exemplo se um possível
sócio será de confiança ou não.
No modelo da inteligência emocional eu falo sobre isso nos termos da
autoconsciência, a habilidade fundamental de conduzir a si mesmo,
sintonizar com os outros e manter relacionamentos eficazes e saudáveis.
"Mas como eu faço isso?", sou frequentemente questionado. Um método
elegante para entrar em contato com a intuição foi desenvolvido pelo
filósofo Eugene Gendlin, na Universidade de Chicago. Ele o chama de
"focar" e aqui está uma visão geral (e breve) da descrição do seu
método:
"A sensação em seu corpo é chamada de sensação experimentada. Está
por trás de seus pensamentos e sentimentos. É expressiva e cheia de
significado. Entrar em contato com a sensação experimentada é o primeiro
passo para 'focar'. Focar, nesse sentido, é a habilidade de permanecer
consciente da sensação experimentada conforme ela se desenvolve,
observando-a com curiosidade e sem julgamentos. Focar é conseguir dar
ouvidos àquele lugar intuitivo que está tentando lhe dizer algo e
permanecer pronto para ser surpreendido por ele. Focar proporciona uma
melhor capacidade de confrontar situações difíceis e encontrar soluções
criativas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário