Simon Dawson/Bloomberg
Martin Sorrell, da WPP: Ser a líder mundial é um objetivo constante da
história do grupo, que começou como fabricante de cestos de metal e
virou multinacional de comunicação
São Paulo - A Kantar Media, braço do grupo WPP responsável por gestão de informação, anunciou ontem, 17, que adquiriu o controle do Ibope Media. Assim, a empresa britânica se posiciona como líder em medição de audiência de televisão.
O Ibope Media, comprado da família Montenegro, está presente em 16
países, com 3.500 funcionários. O grupo britânico já tinha participação
de 44% na brasileira desde 1997, segundo comunicado.
O grupo amplia sua presença na América Latina para brigar contra sua rival o instituto alemão GfK. Em 2013, o instituto assinou uma carta de intenções com as emissoras SBT, Record, RedeTV! e Band para medir a audiência a partir de 2015.
Nos últimos meses, o Kantar Media adquiriu as empresas Data Republic,
Precise e a unidade de áudio da Civolution, com o objetivo de se tornar
líder em pesquisa. Aquisições estão no cerne do crescimento do grupo WPP
desde sua criação.
De fabricante de cestos a líder global
A história da companhia
começou em mercado completamente diferente. A Wire and Plastic Products
foi criada no Reino Unido em 1971, para produzir objetos de cestas de
metal. Em 1985, Martin Sorrell, seu atual presidente, entrou em cena, ao comprar uma participação de 30% por US$ 676 mil.
O objetivo de Sorrell nunca foi fabricar cestas, ainda que esse setor
ainda esteja ativo no grupo até hoje. Ele estava apenas buscando uma
empresa pequena, já listada na bolsa, para transformá-la em uma
multinacional de serviços de marketing.
A empresa foi renomeada para WPP Group e dois anos depois Sorrell se
tornou diretor executivo. Com uma série de aquisições, começou a reunir
oportunidades em comunicação e marketing.
Apenas dois anos depois de ter sido adquirida por Sorrell, a WPP passou
a fazer aquisições milionárias. Em 1987, comprou o J. Walter Thompson
Group por US$ 566 milhões, já iniciando sua atuação no setor de dados e pesquisa de mercado.
Em 1988, o grupo foi listado na Bolsa de Nova York e, no ano seguinte,
realizou uma das maiores aquisições do setor de marketing em 1989, ao
comprar o gurpo Ogilvy por US$ 864 milhões.
As empresas de pesquisa Millward Brown, brasileira, e Research
International também entram para o grupo, além de outro gigante, o Young
& Rubicam Group.
Em rápida expansão, adquiriu dezenas de empresas nos anos seguintes. Formou
aliança com a Asatsu-DK Inc, a terceira maior agência de publicidade do
Japão e passa a fazer parte da lista FTSE 100 Index, da Bolsa de
Londres.
Entrou no mercado chinês, coreano e taiwanês e, mais recentemente, na Rússia. Investiu em agências inovadoras para conteúdo digital, como a AKQA, e em mercados emergentes.
Já são mais de 350 empresas combinadas pelo grupo. Agora, o seu objetivo é se fortalecer na América Latina.
Mundialmente, sua concorrente é o grupo Publicis Omnicom, a fusão
das empresas francesa e norte-americana. Com a aliança, o grupo
ultrapassou a WPP, se tornando líder do mercado com uma gigante de US$
35 bilhões.
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