Varejista, dona das Casas Bahia e do Ponto Frio, tem atraído o interesse de estrangeiros que querem entrar no país
São Paulo – As chinesas Alibaba e Suning, além da sul-coreana Samsung, entraram na disputa para comprar a Via Varejo,
negócio de eletrodomésticos do Grupo Pão de Açúcar que inclui as marcas
Casas Bahia e Ponto Frio, apurou o Broadcast, sistema de notícias em
tempo real do Grupo Estado.
A varejista vem atraindo atenção dos estrangeiros que visam a
ingressar no Brasil. Além das companhias asiáticas, mostraram interesse
a chilena Falabella, a sul-africana Steinhoff e a brasileira Lojas
Americanas.
Segundo fontes, nenhuma oferta formal foi feita, mas há
grupos que querem negociar com exclusividade. Esta fase do processo
ainda é de tentativa de atrair uma quantidade variada de propostas, mas a
definição do preço de venda não está clara, conforme fontes.
Considerado o atual valor de mercado, a fatia de 43,3% do
GPA na Via Varejo chega a R$ 1,65 bilhão. O valor atual, porém, é
consideravelmente mais baixo do que o da época da oferta inicial de
ações (IPO, na sigla em inglês) em 2013.
A avaliação de pessoas próximas é de que dificilmente a
companhia conseguiria, com a atual situação de mercado, atingir preços
equivalentes aos de 2013.
Quando a Via Varejo fez sua oferta pública de units na
bolsa, o GPA havia obtido mais da metade desse montante atual – quase R$
900 milhões – ao vender uma fatia bem menor. Na época, a participação
do GPA na empresa caiu apenas 9,1 pontos porcentuais, saindo de 52,4%
para os atuais 43,3%.
Analistas têm chamado atenção para a expectativa de que a
venda seja feita com um prêmio em relação ao valor atual, o que
beneficiaria minoritários, dada a cláusula de 100% de tag along, que
permite que eles vendam seus papéis nas mesmas condições.
Outro desafio em relação ao preço é que ele teria de
compensar as eventuais perdas que o GPA terá ao abrir mão de sinergias
que vinha obtendo entre seus dois negócios, o de varejo de alimentos e o
de duráveis.
O conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar (GPA)
autorizou, em reunião no dia 23 de novembro, a diretoria a iniciar o
processo de venda da sua participação no capital da Via Varejo.
A decisão, segundo a empresa, está em linha com sua estratégia de longo prazo, de se concentrar no varejo alimentar
A transação vai marcar uma nova reviravolta na história de
duas das maiores marcas do varejo de duráveis brasileiro: Ponto Frio e
Casas Bahia. Desde a compra das Casas Bahia pelo GPA, em 2009 – à época
ainda comandado pelo empresário Abílio Diniz -, a empresa passou por uma
série de mudanças.
Foram cinco presidentes no período de quatro anos. Mais
recentemente, a Via Varejo incorporou o negócio de comércio eletrônico,
antes uma empresa independente.
Procurados, GPA, Lojas Americanas e Samsung não comentaram.
Os demais citados como interessados não responderam até o fechamento da
edição.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário